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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Enviado: 12 Jul 2014, 10:53
por waldir
freisleben2005 escreveu:então troquei a valvula , só to com uma duvida , tipo quando a ventoinha arma ele fica quanto tempo para depois desarmar , aqui ele ligou a primeira vez e 1 min depois desarmou, na segunda vez q armou ficou uns 3 a 4 min funcionando e desarmou e na terceira ficou uns 5 a 6 min e desarmou normal ou ta dando conflito entre a vt e o sensor ?
Vc fez a sangria do ar no pé do Sensor de Temperatura?

Somente depois da sangria é que se pode verificar se não há conflito.

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Enviado: 12 Jul 2014, 17:18
por waldir
Como fazer 'Sangria" do Ar

Se vc reparar, o suporte da VT é o ponto mais alto do sistema de arrefecimento e costuma formar uma grande bolha de ar no pé do sensor.
Havendo a tal bolha o sensor não passará uma correta informação de temperatura do arrefecimento à UCE que usa esse dispositivo para gerenciar as funções do motor.

Com o motor frio... por que latão do sensor e o alumínio do cavalete tem expansões e contrações diferentes. O latão expande mais que o alumínio e o alumínio esfria primeiro que o latão e contrai mais rápido e exercerá uma força na rosca. Por isso devem estar frios.
Tira-se o conector do Sensor de Temperatura.
Solta-se com uma chave o sensor,
desenrosque algumas voltas e
depois volte a enroscá-lo com os dedos
Coloque o conector e dê a partida e deixe esquentar.

Quando acionar a ventoinha desenrosque-o 1/2 volta e veja sair água e borbulhas de ar
Assim que desligar a ventoinha, enrosque-o novamente com os dedos.

Repita essa operação mais uma ou duas vezes e depois dê o aperto final com a chave,
mas sem exagero... somente para não vazar...
você terá que tirá-lo uma hora qualquer... a rosca é cônica e quanto mais aperta pior fica para retirar e pode quebrar o sensor,
daí será uma grande dor de cabeça.