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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Enviado: 24 Fev 2014, 21:55
por DÉCO
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ANEXEI MAIS FOTOS E UMA INFORMAÇAO que obtive sobre a BOBINA MI da marca " MAGNETTI MARELLI" que é mais barata e aparentemente possui a mesma qualidade da BOSCH (nao posso afirmar quanto a qualidade, uso uma BOSCH) mas acredito que seja tao boa quanto a BOSCH.
LEMBRE-SE sempre bobina de 2 pinos, a de 3 pinos nao serve .
Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Enviado: 25 Fev 2014, 07:45
por waldir
Muito Bom! Déco.
Bem lembrado, o aumento do GAP das velas exige que a bobina mande e sustente mais de 15 KV
em contrapartida os eletrodos das velas gastam mais rápidos.
Não sei se o aumento do GAP faz esquentar mais a bobina; é algo para se pesquisar.
Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Enviado: 25 Fev 2014, 20:22
por DÉCO
waldir escreveu:Muito Bom! Déco.
Bem lembrado, o aumento do GAP das velas exige que a bobina mande e sustente mais de 15 KV
em contrapartida os eletrodos das velas gastam mais rápidos.
Não sei se o aumento do GAP faz esquentar mais a bobina; é algo para se pesquisar.
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Mas é exatamente por isso Waldir que ela esquenta mais, ela vai ser muito mais exigida com um pequeno aumento do GAP, nao sou otimista quanto a este teste, acredito que ela nao vai aguentar o tranco, principalmente que ela ja trabalha muito proximo do limite de temperatura dela que é de 80° C nos testes que efetuei, la no Tópico "bobina mi vela de iridium" fiz a leitura com pistola a lazer (alta precisao) e obtive temperaturas proximas dos 60° C ( equivalente a temperatura que observei no EFI da minha amiga). Hipoteticamente o aumento do GAP funcionando, algo em torno de > 1,5 mm que melhoraria o desempenho, esta questao de desgaste seria facilmente resolvida com a instalaçao de uma vela de IRIDIUM sem comprometer a durabilidade.
Falar a verdade, pra efetivar o teste de aumento de GAP, pretendo comprar um Modulo de igniçao usado,pois vou começar a entrar em faixas de risco elevado de colapso de um sistema que nao foi produzido para este tipo de trabalho, e como no caso do meu carro utilizo um sistema de "RELE" para alimentar direto da bateria, e tenho originalmente no meu carro o Voltimetro, posso estar monitorando em tempo real a possivel necessidade de maior alimentaçao.
Neste sistema, a bobina mi ja trabalha muito proximo do limite de sua capacidade, o ideal seria utilizar uma
ainda mais potente tem a do Escort (motorcraft) que nao consegui encontrar especificaçoes tecnicas dela que comumente utilizan e opalas 6 cc (tenho um amigo que utiliza em um) e quando ele faz viagens com a galera dos 6cc ninguem acredita que ele só usa GNV de tao bom que é o desempenho :
MAS PRETENDO TESTAR TAMBEM ESTA QUE PARECE MAIS "ROBUSTA" mas preciso procurar especificaçoes tecnicas dela, qualquer dia vou pedir a do meu amigo do 6cc pra me emprestar pra ver c percebo diferença significativa em relaçao a do GOL SANTANA MI que estou usando no meu . (pra coloca-la, o sistema instalado ja é compativel com ela tambem).
abraço
Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Enviado: 25 Fev 2014, 20:50
por waldir
Ok Déco,
obrigado pela contestação. Em aumentando a temperatura vai exigir muito do esmalte/verniz que envolve os fios dos enrolamentos
e vai precipitar o desgaste.
Se a bobina suporta 30 KV não haverá problema a curto prazo.
O gap de 1,0 a 1,1mm das velas do Monza refletem a tecnologia dos anos 70 a 90 com o eletrodo massa retangular, e a partir de1995
surgiram novas tecnologias nas velas e novas conformações no eletrodo massa e no central para viabilizar melhor queima sem exigir muito da bobina de ignição e com velas em 0,8 ~0,9 de gap que mantém a bobina nos confortáveis 13 a 16 KV .
Abs
waldir
Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Enviado: 06 Mar 2014, 00:39
por Junior 4100
Mas é necessário a instalação do relê??
O q acontece se instalar sem ele??
Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Enviado: 06 Mar 2014, 18:01
por DÉCO
Junior 4100 escreveu:Mas é necessário a instalação do relê??
O q acontece se instalar sem ele??
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Entao Junior, é o seguinte (vou entrar num assunto que ja gerou mta confusao) a alimentaçao do positivo, c nao me engano chega com baixa voltagem (em torno de 9 volts) por passar por um fio resistivo ou em alguns modelos, possui uma resistenca (c nao me engano os < 87 ) possui esta resistencia, a finalidade do rele é utilizar este fio de aprox. 9v apenas para "chavear" e entregar todos os 13,5 volts que a bateria recebe melhorando assim hipoteticamente a "performance" da bobina, porem, nao tive acesso a um osciloscopio para confirmar esta tese.
Sei que tem gente que usa sem o rele com ganhos iguais aos meus, porem utilizo um rele por que quando instalei a bobina mi retirei o fio resistivo e joguei fora :smt021 grande caga... que fiz, por isso que falo la no tuto que é pra tirar uma e colocar outra.
Depois nao encontrei outro resistivo pra comprar e tive que fazer uma "gambi" com uma resistencia.
Esta questao é mais longa e envolve mais variaveis, que c começar a falar vai gerar muita confusao em quem nao tem nenhum conhecimento tecnico do assunto, coisa que quis evitar pois afinal
a ligaçao mais simples é a que melhor funciona!!
quer dar um nó na cabeça leia o meu tópico BOBINA MI + VELA DE IRIDIUM inteiro que vc vai ver que fiz uma sequencia de erros e acertos até chegar a esta conclusao : TIRA UMA E POE OUTRA !!
viewtopic.php?f=4&t=26861
abraço
Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Enviado: 13 Mar 2014, 00:05
por Junior 4100
Vlw Déco pela explicação!!
Agora quando sobrar uma graninha,vou me aventurar tbm....hauahauhau....
Muito obrigado....
Abraço....
Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Enviado: 13 Mar 2014, 00:28
por edder225
Grande idéia,parabens,vou fazer no meu classic,pois tudo que é ganho sempre é bem vindo,se vc puder me enviar a foto do macete,agardeço pois fiquei muito curioso...abrçs