MIQUEIAS FABIANO escreveu:Boa Noite Galera!!!
Qual a função do sensor tps e se ele enfluencia com os outros sensor tipo o sensores de temperatura????
Desde ja valeu pela dica!!!!
O sensor TPS é o sensor de posição de borboleta.
A função é informar a UCE a posição de abertura da borboleta e solicitação do condutor.
IAC - Idle Air Control (controle de ar da marcha-lenta) - É o atuador de
marcha-lenta, um motorzinho de passo responsável por controlar a
quantidade de ar que entra no motor quando a borboleta está toda
fechada, regulando a marcha-lenta.
TPS - Throttle Position Sensor (sensor de posição da borboleta) - É um
potenciômetro que informa à injeção o quanto está pressionado o pedal do
acelerador
MAP - Manifold Absolute Pressure (pressão absoluta no coletor) - Mede a
pressão dentro do coletor de admissão, o que, junto com a rotação,
define a quantidade de ar que o motor está admitindo, permitindo com
isso o cálculo da quantidade de combustível a ser injetada para preparar
a mistura correta. Com o carro desligado, mede a pressão atmosférica,
que a injeção também usa em seus cálculos.
CTS - Coolant Temperature Sensor (sensor de temperatura do líquido de
arrefecimento) - Mede a temperatura da água, para que a injeção saiba se
o motor está frio ou quente. Se estiver frio, a injeção aciona a
gasolina e o aquecimento do coletor nos modelos a álcool. Ela também
controla o ventilador do radiador e, quando o carro está muito quente,
desliga automaticamente o ar condicionado, para ajudar a esfriar, tudo
baseada na informação deste sensor.
VSS - Vehicle Speed Sensor (sensor de velocidade do veículo) - É um
sensor que gera pulsos conforme o carro anda, informando a injeção da
distância percorrida por ele. Serve para calcular a velocidade do carro,
acionando cut-off e desligando o ventilador do radiador acima de 80 km/h.
Bobina impulsora - Fica dentro do distribuidor e informa para a injeção
o movimento do motor, através de pulsos. Com isto, a injeção sabe a que
rotação o motor está, o que é primordial para o cálculo da mistura
ar/combustível. Os pulsos também são de grande utilidade porque
determinam a posição em que está o motor, o que é necessário para o
controle de ponto de ignição que a injeção controla.
Abs,
Carlos Freire