ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
dmagno
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível

Mensagem não lida por dmagno »

Removi o motor e fiz um teste em bancada. Segue o link do vídeo:

http://youtu.be/dlxYaqBzJ94

Primeiro o liguei direto na fonte (12V, fonte de PC), observem a faísca.

Em seguida o liguei através de um multímetro, para medir a sua corrente de consumo. Apesar de não dar para visualizar muito o resultado devido a qualidade do vídeo, o consumo fica entre os 8 e 9 amperes.

Não tenho experiência com esses eletroventiladores, mas estou achando um consumo muito alto.

Eu consigo girar a hélice com a mão, me parece estar livre, mas de qualquer forma gostaria de lubrifica-lo. Alguém sabe como remove aquela hélice deste motor?

obs1.: visualmente consegui observar que ele possui sim um induzido, com fio esmaltado.

obs2.: não consegui chegar a nenhuma conclusão medindo a sua resistência, já que ela varia conforme a posição da hélice (estranho não?) e pressionado a hélice em sentido do motor, sinto um "click", como se fosse alguma chave, e a resistência cai bastante depois disso. No geral fica entre os 10 e 5 ohms, e ao ouvir o click cai para uns 2 ohms.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Mensagem não lida por tyo »

cara quanto ao induzido ele tem que ter se não não é um motor!!Mas acho que pode ser curto mesmo
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Savio Almeida »

dmagno, 8 a 9 A de corrente em um motor DC desse tamanho é corrente a plena carga, e muita carga. Mesmo com a ventoinha girando, mas livre de compressão nos dutos de ar, esta corrente não passaria de 2A. Sem a ventoinha deverá ficar menor que 1 A. Está havendo emperramento sim, e é perceptível pelo ruído. Motor bem lubrificado assobia, sem barulho de esfregação.

O click vem da escova que entra e sai do sulco natural de desgaste. Isso é normal, pois este motor funciona sempre, mesmo com a velocidade na posição 1 e AC desligado. É possível desmontar, e nem é difícil. Deve-se levantar as travinhas que ficam na lata do suporte. A ventoinha sai tranquilo forçando por baixo, o mais próximo possível do eixo, agindo como saca-polia. Evite bater para não quebrar. É chato para montar, pois tem que travar as escovas e pela janelinha destrava-las depois do induzido encaixado no lugar. Para destravar, deve-se usar, por exemplo, um clipe grande aberto ou um arame forte. Tem que ser tortinho para alcançar a molinha de trava da escova.

Dá para limpar e lubrificar sem desmontar nada. A limpeza do coletor, onde se apoiam as escovas, pode ser feito com WD-40 ou gasolina, derramados pela janelinha, de onde se pode ver o induzido. Uma seringa de injeção velha ajuda bastante. Evite usar querosene pois é doido para desmagnetizar. Estou falando em lavar mesmo! Vai escorrer uma sujeirada preta de dentro. Depois deve-se escorrer e secar bem. Um secador de cabelo ajuda na secagem, O mancal dos dois lados pode ser lubrificado derramando bastante óleo lubrificante pela janelinha e fazendo escorrer até as pontas dos eixos. Uma seringuinha também ajuda. No lado externo do motor tem um selo de papel alumínio pintado de preto, que é adesivo. Com cuidado dá para ser removido e a lubrificação fica bem fácil deste lado. No outro lado, da ventoinha também é bom aplicar um pouco de óleo pelo lado de fora do mancal. esguichando com a seringuinha entre a ventoinha e o motor. Tudo isso produz uma boa lambança que depois deve ser limpa, para retirar o excesso de óleo, pois é quase como uma lavagem também. Se você realmente fizer chegar óleo nos mancais dos dois lados, o motor girará bem livre, zunindo, e com corrente muito menor.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
dmagno
Membro SL (Ní­vel 1)

Savio Almeida,

Ontem a noite tentei seguir esses passos que você me passou, só que no lugar do WD40 eu utilizei car80 e o óleo lubrificante utilizei um restante de óleo de direção hidráulica que tinha aqui, não tenho certeza se ambos servem para o proposito que você sugeriu.

Não sei se a quantidade não foi suficiente, ou se foi falta de técnica mesmo na aplicação (não utilizei seringas) mas após essa manutenção o consumo continuou o mesmo...

Quando eu giro e ventoinha com a mão e a solto, ela ainda dá algumas voltas, "livre", mas, por exemplo, comparando com uma hélice de ventilador, eu o sinto mais pesado do que este último. Será que realmente ele está com falta de lubrificação?

Estou pensando em amanhã ir em algum ferro velho e ver se encontro outro e aproveitar fazer alguns testes comparativos.
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)

dmagno, quanto ao Car80, tudo bem, mas o fluido de freio é perigoso, pois pode dissolver o esmalte do fio de enrolamento do induzido. O estado da fiação do induzido dá para ver pela janelinha. Se algum enrolamento estiver com o fio enegrecido, então está queimado.

Pela sua descrição, o melhor seria então abrir o motor para ver o que está acontecendo, pois se ele está girando livre à mão, não deveria consumir tanta corrente. Motores de ferro velho podem estar melhores, iguais ou até piores, pois estariam parados há muito tempo. Mas se você está disposto a isso, não custa então abrir o motor e inspecionar. A carcaça do motor (cilíndrica) é presa à carcaça da montagem (preta) por meio de umas linguetinhas que passam por furos na chapa e são dobrados para travar. Levante, cuidadosamente, as pontas das linguetinhas com a ponta de uma chave de fenda e com um alicate termine de desentortar até que fiquem retinhas para sair pelo buraco. Se a chave de fenda não entrar por baixo da aba dobrada da linguetinha, comece com a lâmina de uma faca de cozinha. Cuidado para não se ferir. Se tiver uma morsa para prender o motor, melhor.

Eu já fiz uma manutenção assim no motor de meu carro, e não foi complicado não. O problema era exatamente igual ao seu. Depois da limpeza e lubrificação, ficou perfeito.

Espero que tenha entendido o processo. Se não, poste umas fotos do motor em todos os ângulos que eu edito indicando os locais e posto de volta.
dmagno
Membro SL (Ní­vel 1)

Savio Almeida escreveu:dmagno, quanto ao Car80, tudo bem, mas o fluido de freio é perigoso, pois pode dissolver o esmalte do fio de enrolamento do induzido.
Fazia nem ideia disso! Menino malino! :smt021
Savio Almeida escreveu: O estado da fiação do induzido dá para ver pela janelinha. Se algum enrolamento estiver com o fio enegrecido, então está queimado.
Então, observando pela janelinha, se vê alguns fios pretos do rolamento sim, mas pensava eu que fosse sujeira. Então segui sua orientação e acabei de abri-lo, para inspecionar melhor. Realmente existe uma parte da fiação que está preta, e mesmo eu passando um pano úmido ali, não sai.

Veja se dá para observar o detalhe na foto:

Imagem

Considerando que seja esse o problema, o que você me recomenda? Existe novo para vender? Mandar recondicionar? Ferro velho mesmo? Mercado Livre?
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)

Infelizmente o induzido está queimado. Pode ser refeito ou então adquirido um novo. Há oficinas de enrolamento de motores que refazem o induzido. Já vi anúncios de induzidos novos no ML.

Ou se você preferir, busque por outro motor em ferros velhos. Mas neste caso seria interessante uma manutenção preventiva, no mínimo uma bela lubrificação antes do uso.

A queima do induzido se deu exatamente por falta de lubrificação, que provocou elevados valores de corrente (e de calor).
dmagno
Membro SL (Ní­vel 1)

É, vou dar uma pensada no que fazer. Esse ventilador é comum a vários carros da linha GM? Pergunto porque se eu for atrás dele aqui na minha cidade e dizer que é de um kadett gsi, o pessoal diz logo que não tem!
Responder