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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 05 Nov 2013, 22:58
por coy
WALDSR escreveu:Mas será que a porca passaria pela válvula de admissão, devido ao tamanho da mesma e curso de abertura da válvula?
Tá ai uma boa pergunta.

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 05 Nov 2013, 23:41
por FaSobral
Coy acho pouco provável dessa porca passar pela válvula de escape, pois como vc disse o motor está travando quando gira a polia, por esse motivo acho q ela deve está na camisa ainda :smt017 , agora é torcer para ela não ter danificado o pistão, e a parede da camisa vlw!
Se precisar de algo é só falar.
Um grande abraço. :smt023

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 06 Nov 2013, 02:08
por Savio Almeida
Coy, a porca do filtro de ar é flangeada, e portanto com diâmetro considerável, mesmo sendo para chave 10mm. Pela história que você contou, é possível que ele tenha ficado entalada entre o ombro da válvula (ao redor da haste) e a telha do cabeçote. Neste caso, ele estaria bloqueando o retorno da válvula. Antes de abrir o cabeçote, solte a correia dentada e tente girar apenas o comando, duas voltas completas para um lado e para o outro. Se for o que imaginei, você talvez não tenha mandado nada para o vinagre. Mas a abertura do cabeçote teria que ser necessária para retirar a porca e liberar a válvula. Só posso dizer que estou fazendo uma grande torcida para que não seja nada grave. Quanto ao torquímetro, ao soltar um parafuso, aperte-o novamente até onde estava e registre na mente a força que foi necessária. Depois da montagem aperte com os resultados da memória. Depois você arruma um torquímetro emprestado e confere nos trinques. Se sua sensibilidade motora não for ruim, vais ficar bem próximo do ideal.

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 06 Nov 2013, 07:11
por Carlos A. Freire
Tente conseguir fazer uma "endoscopia". Com uma câmara dentro de cada cilindro saberá se tem algo lá ou algum se algum estrago foi feito.
Alguns dos indícios de que tem corpo estranho no cilindro, são barulhos alto de batidas e eletrodos das velas amassados.

Os casos que acompanhei que caiu porca ou arruelas nos cilindros, o objeto furou pistão, ou ficou encravado na cabeça do pistão e todos machucaram muito o cabeçote perto das válvulas.

Abs,

Carlos Freire

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 06 Nov 2013, 08:26
por eduardo_saura
Bem lembrado a endoscopia e a vela amassada.
Se bem que se for como o Coy disse, duvido que algum mecânico da cidade tenha endoscópio.

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 06 Nov 2013, 09:24
por vrsilva
Com minha experiência em motor travar... eu já abriria logo esse cabeçote...

Como é motor à gasolina o pistão é reto... menos chances de pegar válvula no pistão, porém esta porca pode ter forçado a válvula de admissão e quebrado a mesma...

Só de tirar a tampa de válvulas já da para ver o que deve ter acontecido... O pistão de Monza é bem reforçado mas se acontecer algo com ele em funcionamento é quebra de pistão na certa... mas se for a válvula pode não ter feito muita coisa não... no meu caso quando quebrou uma válvula o pistão só deu uma riscada... nada demais...

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 06 Nov 2013, 10:12
por Carlos A. Freire
Pistão do Monza 2.0 EFI gasolina:

http://bimg2.mlstatic.com/jogo-pisto-gm ... 092013.jpg

Abs,

Carlos freire

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 06 Nov 2013, 10:40
por coy
Savio Almeida escreveu:Antes de abrir o cabeçote, solte a correia dentada e tente girar apenas o comando, duas voltas completas para um lado e para o outro.
Savio este procedimento foi feito, o estranho é que parece que rodando apenas o comando não parece estar forçando nada, e ao tirar a tampa do comando não notei nenhuma avaria apenas um desgaste normal neste comando.
Carlos A. Freire escreveu:Tente conseguir fazer uma "endoscopia". Com uma câmara dentro de cada cilindro saberá se tem algo lá ou algum se algum estrago foi feito.
Impossível na minha cidade, é uma boa cidade para se morar(ainda, embora nosso novo prefeito seja um ...)
eduardo_saura escreveu:Bem lembrado a endoscopia e a vela amassada.
Se bem que se for como o Coy disse, duvido que algum mecânico da cidade tenha endoscópio.
Até poderia levar o carro (num guincho) para outra cidade (a cidade do RJ fica próxima) mais ai eu esbarraria no problema de não conhecer o trabalho da oficina em que levaria, e o gasto tambem ficaria muito elevado.

Estou muito desconfiado que o sumiço da tal porca tenha sido apenas uma coincidência. Vamos ver no que dá quando eu tirar o cabeçote, na verdade estou tirando ele, mas meu carro é completo e tem muita coisa para tirar, por que tinha de ter tantos parafusos para tirar o coletor? Kkkk!
Hoje trouxe um mecânico para avaliar e ele disse que a primeira coisa a fazer quando travou seria abrir o cárter, discordei dele e disse que o primeiro era tirar as velas e tentar girar o motor na mão, mas ele disse que assim eu piorei a situação, então discordando dele eu o dispensei.