Luz da injeção acendendo!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Luz da injeção acendendo!
O que faz acender lâmpada de anomalia é um mau funcionamento de sensores. Bomba, bico, servo freio, bobina,velas... Não faz isso. Com um scanner faça os testes de funcionamento da IE. Se possível, com veículo em movimento ou simulando as condições em que o sintoma ocorre.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Modelo: - SELECIONE --------
Bom...boa tarde pessoal sei que não estou no lugar correto,mais meu nervosismo é tão grande que vou citar por aqui, tenho um Monza Sl/E 91/92 à àlcool a 2 anos, carro exelente nunca deu problemas só a manutenção corriqueira a 15 dias estou sem ele por um mal serviço executado por um profissional se assim posso chama ló, na troca da bobina impulsora ele danificou o eletro imã do eixo do distribuidor e acabei tendo que adquirir um outro optei por um distribuidor em boas condições mais original em um desmanche.Comprei bobina impulsora nova e modulo hey novo,jogo de velas novo,cabo não precisou. outro mecãnico que montou não localiza o defeito que apresenta agora pois o carro falha como se estive-se funcionando 3 cilindros e fica dando uns tranquinhos em baixa rotação e o consumo absurdo de combustivél,lendo varios topicos aqui no forum fiz o teste de lampejo e acusa o COD 42 que é alta voltagem no comando da bobina dos cilindros 1-4 centelha perdida ou falha no controle de avanço de ignição sistema multec 700,mais o camarada não sabe ou se faz que não sabe pois já fez eu trocar sensor map,junta de coletor dizendo que está com falsa entrada de ar e hoje para minha surpresa cheguei na oficina ele arrancou o cabeçote dizendo que é válvula empenada que está ocasionando esse defeito,peço desculpas mais uma vez à todos por estar escrevendo aqui é que sou leigo mais sei ler e entendo como as dicas aqui são importantes por isso peço encarecidamente a ajuda de vocês, pois ele irá montar o cabeçote e sei que o defeito não é lá e vai continuar e vou tirar o carro da oficina e levar em uma pessoa competente e honesta, e com a ajuda de vocês indicar o correto defeito para o outro profissional. Obrigado
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Pegue um distribuidor que tem certeza de que está funcionando e coloque no lugar para fazer teste. se funcionar, erraram de novo nos procedimentos de troca da bobina impulsora ou colocaram peças ruins ou foram mal aplicadas.
Se manter o mesmo sintoma, verifique a ordem de explosão 1-3-4-2. Se estiver correta, tem que fazer a revisão básica: Sincronismo do motor, verificar correto posicionamento das mangueiras do sistema de vácuo, fazer os testes de funcionamento de cada sensor da IE, não basta apenas procurar código de falhas e sim fazer os testes de sensores, que era o que o reparador já deveria ter feito.
Abs,
Carlos Freire
Se manter o mesmo sintoma, verifique a ordem de explosão 1-3-4-2. Se estiver correta, tem que fazer a revisão básica: Sincronismo do motor, verificar correto posicionamento das mangueiras do sistema de vácuo, fazer os testes de funcionamento de cada sensor da IE, não basta apenas procurar código de falhas e sim fazer os testes de sensores, que era o que o reparador já deveria ter feito.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Caro amigo Carlos Freire "Mestre do Monza" muito obrigado pela sua atenção amanhã cedo vou à oficina e vou pedi para o reparador tomar as devidas providencias, e assim que possível solução do problema venho aqui e relato.
Mais uma vez agradeço Abs
Fernando
Mais uma vez agradeço Abs
Fernando
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Nando escreveu:
Eu tive esse código recentemente e era módulo HEI.
Qto à bobina impulsora, se ela estiver ruim o motor nem pega, pois ela é responsável pelo funcionamento da bomba de combustível e abertura do bico injetor. Se o motor está pegando a bobina está operacional.
Sugiro que vc substitua o jogo de cabos (é difícil testar os cabos, pois devem ser medidos com o motor quente, para o teste ser válido) e verifique o ponto estático de ignição. veja se melhora.
Como disse o Carlos Freire, a troca do distribuidor pode resolver o problema, mas vc continuará sem saber o que no distribuidor está ruim. Isso além da dificuldade de se conseguir um distribuidor para teste.
Abs
Nando, no caso do Monza, que não usa sistema de centelha perdida, como os motores mais novos, o código de falhas 42 pode indicar bobina impulsora ou módulo HEI, ou ainda módulo de controle da injeção (muito raro ser isso)....fiz o teste de lampejo e acusa o COD 42 que é alta voltagem no comando da bobina dos cilindros 1-4 centelha perdida ou falha no controle de avanço de ignição sistema multec 700...
Eu tive esse código recentemente e era módulo HEI.
Qto à bobina impulsora, se ela estiver ruim o motor nem pega, pois ela é responsável pelo funcionamento da bomba de combustível e abertura do bico injetor. Se o motor está pegando a bobina está operacional.
Sugiro que vc substitua o jogo de cabos (é difícil testar os cabos, pois devem ser medidos com o motor quente, para o teste ser válido) e verifique o ponto estático de ignição. veja se melhora.
Como disse o Carlos Freire, a troca do distribuidor pode resolver o problema, mas vc continuará sem saber o que no distribuidor está ruim. Isso além da dificuldade de se conseguir um distribuidor para teste.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Não sei quanto a você, mas eu tenho muitos amigos com com Monza e Kadett EFI, que em um caso como esse me forneceria o distribuidor para teste, rs! É um teste rápido e fácil.
Com relação ao código de falhas 42, indica que em algum momento não houve o controle de avanço, ou seja, a UCE enviou o comando e esse não aconteceu de forma correta gravando o código. Não necessariamente há um componente com defeito ou mesmo sendo da ignição. Para controle de avanço eletrônico, a UCE recebe várias informações e com base nelas faz o cálculo de quanto e o momento certo para o avanço eletrônico. Então, até mesmo vácuo errado, problemas de sensores como MAP, CTS e TPS podem causar o sintoma e claro, a ignição como um todo. Não se basei em apenas uma peça quando com problema com esse código. A avaliação nesse caso requer mais conhecimentos e equipamentos para encontrar esse defeito,
Então, a menos de 500 rpm não há controle de avanço e só o HEI comanda a faísca, acima dessa rotação a UCE toma conta e começa a fazer o controle de avanço. As vezes esse código acontece nessa transição da partida e não no funcionamento do motor.
Tenho um vídeo mostrado na época do lançamento da Multec 700 no Brasil para as concessionárias, como parte de treinamento e que mostra bem como é feito esse controle. É um vídeo sobre todo funcionamento da IE. Era em VHS originalmente em VHS, mas um amigo digitalizou e está em DVD. Tenho esse DVD a muitos anos, rs!
Abs,
Carlos Freire
Com relação ao código de falhas 42, indica que em algum momento não houve o controle de avanço, ou seja, a UCE enviou o comando e esse não aconteceu de forma correta gravando o código. Não necessariamente há um componente com defeito ou mesmo sendo da ignição. Para controle de avanço eletrônico, a UCE recebe várias informações e com base nelas faz o cálculo de quanto e o momento certo para o avanço eletrônico. Então, até mesmo vácuo errado, problemas de sensores como MAP, CTS e TPS podem causar o sintoma e claro, a ignição como um todo. Não se basei em apenas uma peça quando com problema com esse código. A avaliação nesse caso requer mais conhecimentos e equipamentos para encontrar esse defeito,
Então, a menos de 500 rpm não há controle de avanço e só o HEI comanda a faísca, acima dessa rotação a UCE toma conta e começa a fazer o controle de avanço. As vezes esse código acontece nessa transição da partida e não no funcionamento do motor.
Tenho um vídeo mostrado na época do lançamento da Multec 700 no Brasil para as concessionárias, como parte de treinamento e que mostra bem como é feito esse controle. É um vídeo sobre todo funcionamento da IE. Era em VHS originalmente em VHS, mas um amigo digitalizou e está em DVD. Tenho esse DVD a muitos anos, rs!
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Amigos bom dia! Carlos e Luiz, tenho uns amigos com Monza e vou conseguir o distribuidor para testar,mais o que está me intrigando é o fato de o carro estava em perfeito funcionamento e optei pela troca da bobina impulsora pois a mesma era original e estava esfarelada e o modulo Hey também original com a logo marca da GM, ora penso eu um veiculo do ano 91/92 com peças originais é porque nunca havia sido realizado uma manutenção no distribuidor e o veiculo começou a apresentar falhas quando o motor estava aquecido dando uns estouros e morrendo e pesquisando por aqui no forum optei fazer a troca da bobina impulsora e o modulo Hey e levei a uma oficina no entanto o primeiro mecânico não soube realizar o serviço e danificou o distribuidor pois ao invés de ele retirar o pino que trava o eixo do distribuidor ele retirou batendo no eletro imã que acabou por danifica-lo,e me obrigando a comprar outro optei por comprar um usado em um desmanche que está em boas condições o eletro imã em perfeito estado a carcaça boa, pois não achei conveniente comprar um xingling pois é de má qualidade e comprei a bobina boa Delphi e modulo Hey Delphi e após a montagem já em outra oficina começou a apresentar essa falha de cod 42, e o mecânico está arrumando este monte de problemas retirando junta de coletor e agora retirando cabeçote, mais na verdade é isso que os Srs relataram e acho que ele não colocou as peças Delphi e sim uma de má qualidade paralela e por isso está apresentando esses defeitos e está querendo arrancar dinheiro do meu bolso,mais hojé com certeza coloco um ponto final nisso.
Obrigado amigos pelas dicas e volto aqui para postar o resultado lembrando que só na troca do distribuidor bobina e modulo Hey já gastei R$ 550,00 reais.
Abs
Fernando
Obrigado amigos pelas dicas e volto aqui para postar o resultado lembrando que só na troca do distribuidor bobina e modulo Hey já gastei R$ 550,00 reais.
Abs
Fernando
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Carlos, sem querer dar uma de bacana, nenhum dos meus amigos, ou mesmo vizinhos, tem carro com distribuidor, muito menos tem um Monza.Não sei quanto a você, mas eu tenho muitos amigos com com Monza e Kadett EFI,
Eu bem que gostaria de trocar idéias de vez em quando com um amigo que tivesse Monza. Lembro de quando vizinhos aqui compravam Monzas zero KM, e eu só podia ficar babando, pois a grana não dava para mais que um Chevette usado. O povo adora trocar de carro e atualmente é relativamente fácil fazer isso, pagando a perder de vista. Poucos aqui se apegam a um carro e o mantém por tanto tempo quanto nós Monzeiros.
A garagem do meu prédio comporta 36 carros, e, desses todos, nenhum usa distribuidor, que é um ítem em extinção. Mesmo meu outro carro, um Fiat Uno Mille, com mais de 15 anos de fabricação, não usa.
Qto ao código 42, eu disse que pode ser HEI ou bobina impulsora. Não afirmei que era. No meu caso era HEI, como eu até informei em tópico aqui.
Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ