Re: Motor grila após arrumar aquecimento do coletor de admis
Enviado: 14 Set 2013, 20:55
Olá a todos. Sou novo no Fórum, mas estou inclinado a dar meus palpites. A descrição do amigo Jmncamargo é clara: o problema apareceu depois de sanada a falta de aquecimento do coletor de admissão. Logo, está descartada qualquer hipótese de relação com a taxa de compressão, que não foi alterada na manutenção. Com o coletor aquecido, a mistura de combustível e ar fica mais homogênea e com característica mais próxima de gás perfeito, enquanto fria a mistura apresenta vaporização, com fase líquida em suspensão. Uma mistura imperfeita tem tempo de combustão maior e previne a pré-detonação. Logo, o defeito de entupimento do aquecimento do coletor atuava como solução para um problema que já havia no motor. E os problemas que já haviam podem ser: 1) Mistura pobre. Sim, pode ocorrer, pois muitos "mexânicos" reduzem a altura do combustível na cuba do carburador para o consumo diminuir e "ficar bem" com o cliente. Além disso, não se deve descartar a possibilidade de algum particulado do revestimento do cromo do carburador estar obstruindo os giclês. 2) Carbonização nas câmaras de combustão. Rapidamente o carvão atua como brasa e age como uma vela de ignição adiantada no tempo. 3) Ponto de ignição avançado demais. Não se deve confiar no ajuste do mecânico apenas por ter utilizado uma lâmpada de ponto. Que parâmetro ele terá usado? Talvez tenha deixado o motor com avanço maior que 7 graus. Tem "mexãnico" que aprende (sabe-se lá onde) que motor a gasolina trabalha com 5 graus e a álcool com 10 graus. Pura bobagem. Cada motor é um motor, e a sensibilidade do sistema de avanço dinâmico influencia tudo. O fabricante conhece o motor que faz, mas o "mexânico" não conhece. Apenas o motor com injeção trabalha mais imune a interferências de mecanismos ou julgamento humano. Deve-se verificar o avanço novamente, e principalmente verificar a curva de avanço dinâmico, observando o curso do ponto durante aceleração rápida. Não é qualquer mecânico que sabe fazer isso. Um motor que funciona com etanol hidratado deve ter avanço estático entre 5 graus e 7 graus, e jamais ultrapassar 15 graus durante uma aceleração rápida. 4) E finalmente, deve-se considerar a possibilidade (pouco provável) de excesso de taxa de compressão. O etanol hidratado é capaz de funcionar de maneira razoável até uma taxa de 14:1, podendo ir além, com mistura mais rica e avanço menor na ignição. Este é o truque dos motores VHC (Very High Compression).
Amigo Jmncamargo, troque de mecânico, e antes que qualquer outro mecânico coloque a mão (ou as patinhas de cima) no seu carro, converse bastante com o pretendente. Tente sentir o grau de conhecimento que ele tem. Quer saber? Na dúvida, faça você mesmo. Arrume outro carburador que pareça em bom estado. Desmonte e limpe bem. Coloque no lugar do atual, que você já terá uma referência sobre o comportamento do carburador atual. Ou então coloque uma fita crepe na base do distribuidor e faça uma marca para não perder o avanço atual. Reduza o ângulo de ignição soltando o distribuidor, aperte levemente e teste. Somente se não houver diferença significativa de desempenho preocupe-se com carbonização ou taxa de compressão.
Amigo Jmncamargo, troque de mecânico, e antes que qualquer outro mecânico coloque a mão (ou as patinhas de cima) no seu carro, converse bastante com o pretendente. Tente sentir o grau de conhecimento que ele tem. Quer saber? Na dúvida, faça você mesmo. Arrume outro carburador que pareça em bom estado. Desmonte e limpe bem. Coloque no lugar do atual, que você já terá uma referência sobre o comportamento do carburador atual. Ou então coloque uma fita crepe na base do distribuidor e faça uma marca para não perder o avanço atual. Reduza o ângulo de ignição soltando o distribuidor, aperte levemente e teste. Somente se não houver diferença significativa de desempenho preocupe-se com carbonização ou taxa de compressão.