Barulho/Trepidação muito forte

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Barulho/Trepidação muito forte

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Paulo

Que pena que a troca de cabos e velas não resolveu o problema do seu motor.

Eu sugeri isso porque, como disse, é mais fácil substituir os cabos e velas do que testar os mesmos de maneira realmente eficaz.
No caso dos cabos, um teste só seria efetivo se vc conseguisse testar os mesmos enquanto eles estivessem na temperatura de operação, isto é, quentes pra caramba.
No caso das velas, que no Monza EFI são resistivas, não adianta só olhar a folga e o estado dos eletrodos. Tem o isolador de porcelana, que pode apresentar micro rachaduras. No caso de motores com injeção eletrônica existe o resistor interno, que pode estar com resistência alterada, e isso deve ser medido à quente. Por outro lado, teste de velas é coisa difícil de se fazer. Trabalhei na aviação durante muitos anos, em manutenção de motores alternativos e mesmo tendo equipamento para teste de velas em situação de trabalho (com câmara de pressão, que simula o que ocorre dentro do cilindro no momento da explosão), ao instalar as mesmas elas muitas vezes falhavam.
Aprendi também na aviação, onde um avião parado é um baita prejuízo, a substituir de uma vez vários componentes, de forma a deixar a aeronave disponível. Depois tínhamos de brigar com o pessoal do suprimento, que reclamava que entregávamos pra eles peças boas para reparo.
No caso do carro, acho perfeitamente plausível substituir cabos e velas que estejam sob suspeita, visto que são mesmo ítens que se troca de vez em quando. Claro que eu nunca sugeriria trocar um distribuidor ou mesmo um módulo HEI sem testes. Poderia substituir por outro, emprestado, para facilitar a pesquisa da pane.
Eu, quando possuía um Monza GLS 94/95, quando comprei esse atual, achei que estava fazendo um ótimo negócio, entre os motivos estava o fato de poder pegar peças de um para matar panes no outro.

Voltando ao seu caso, eu continuo afirmando que vibração (não estou falando em ruído) em motores multicilindros se deve a falta de uniformidade na produção da potencia em cada um dos cilindros. Uma válvula de admissão ou exaustão que não esteja abrindo igual às outras pode causar isso.
Claro que problemas de balanceamento também causam vibração, mas isso não ocorre de uma hora para outra.

Por outro lado, motores de 4 cilindros não são essa maravilha em matéria de suavidade...os de 8 são campeões nisso. Algum coxim pode não estar legal ou alguma coisa do conjunto motor pode estar encostando na carroceria...
É o que eu tinha a dizer. Espero que descubra logo o que está errado e desista de vender seu Monza. Como já disseram, Monza bom o dono não vende. Só em alguns casos especiais. Meus dois Monzas eu comprei de pessoas que tinham dois carros e estavam com problemas. O primeiro o dono estava com uma doença grave, tinha dois carros e vendeu o mais caro. O segundo foi exatamente a mesma coisa, só que o problema era conseguir grana pra realizar negócio com um imóvel.
Eu sempre digo o seguinte: Vc encontra um Monza bom pra comprar quando o coroa dono dele morre, a viúva não sabe dirigir e não tem nenhum filho de olho nele. Mesmo assim conheço uma viúva que deu o Monza para o filho e hoje se arrepende de não ter ficado com ele e aprendido a dirigir. :smt021

Nota: O motor de avião em que eu trabalhava tinha 14 cilindros. Bastava uma vela estar ruim para ele vibrar. E ele tinha 28 velas (duas por cilindro)!

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
paulo_mts
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por paulo_mts »

Fala Luiz Carlos! Tudo bem?
Cara muito interessante o que vc falou sobre o teste de velas, e também imagino a responsabilidade de realizar reparos em motores de avião.
Se 4 velas já incomodam imagino 28 kkkkk, estou aprendendo muita coisa aqui.

É fato, monza zerado é dificil de achar, as vezes penso em pegar um mais novo e completo que meu SL também, mas fico naquela entre trocar um
carro que conheço suas virtudes e defeitos por outro desconhecido.

Então eu desisti do Astra, está um pouco ralado por ser um 2007. E também não "vestiu" bem como o monza pra mim, pelo menos esse que testei.
O cara da revenda olhou meu monza e eu falei do barulho (sim eu falo tudo, não sou bom negociador, rs) , e ele disse que é "assim mesmo"... sei lá eu discordo.
Acho que meu velhinho está com mau de parkinson, rs.

O monza ainda está andando muito macio, eu tive um monza 1984 (meu primeiro carro), depois esse meu atual SL1993 , depois um corolla 2008 frente antiga ainda (o unico carro que andou tão macio ou mais que o monza) , depois um civic 2008 e atualmente um elantra 2012. Todo mundo achou que dessa vez eu venderia o tubarão, mas não, rs.

Vou levar ele pra outras pessoas analisarem a trepidação, ai eu posto o resultado aqui.

Grande abraço e até +
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

antes de pegar algum diagnostico,faça o que foi falado pelos amigos.
manda medir a compressao dos 4 cilindros.
acho que nela voçe vai achar o mal do seu carro.
o meu da uma pequena vibraçao e comprei o medidor estes dias e ele tem
algum problema de vedaçao em algumas valvula que vai ser sanado ate fim do ano.
e começou depois de uma geral no cabeçote(troca de valvulas e guias)250,00 reais de mao de obra.
as peças eu comprei.

vou trocar e colocar do EFI,mas antes vai passar pelo meu crivo e se eu descobrir alguma cagada
da retifica,vao ter que me escutar e vou exigir o serviço conforme vai ser combinado.
vou combinar antes,e deixar bem claro que se eu encontrar fuga de pressao.,eles vao ter que se ver comigo.
vou fazer uma ferramenta que vou conseguir colocar pressao nele fora do carro e se a pressao cair,
vou fazer na cara deles e ficar em cima ate me entregarem a coisa como deveria ser.
e vou avisar eles antes,para depois nao empurrarem com a barriga.

so coloco no carro depois da certeza que esta 100%,pois meu dinheiro esta meio dificil de ganhar para ter o luxo de jogar fora.
faça a mediçao dos 04 cilidros e posta para a gente amigo :smt023
paulo_mts
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por paulo_mts »

Jesuino B Ferreira, tudo bem amigo?

O seu caso está parecido com o meu, talvez seja algo do tipo porque o meu
nunca foi mechido no cabeçote, com certeza deve ter algo a fazer depois de 20 anos.

Vou ver se consigo um manometro desses ou peço pra alguém medir, pelo que entendi
a diferença entre eles não pode ser de mais de 10%, depois pego as especificações
de pressão do cilindro do monza certinho.

Nossa cara muito chato isso do seu ficar com fuga mesmo após o serviço realizado.
Tem que pegar no pé mesmo, até porque é bom pra eles melhorarem seus serviços e
levarem a sério os clientes, pode ser até que fizeram certo sem má fé. Mas acontece, manutenção tem dessas coisas.
Espero que resolva da melhor forma o seu caso.

Agora ontem tive uma "surpresa" ao chegar em casa com meu carro...
Além do barulho, um dos motivos que levei para consertar era um vazamento de agua,
a agua baixava cerca de 1 litro após uma semana de uso. Sem sinal de agua no óleo,
velas sem corrosão, mangueiras Ok etc... simplesmente sumia...

Troquei tampa do reservatório, apertei todas braçadeiras, e o mecnanico encontrou
uma mangueira com uma pequena fissura.
Aparentemente resolvido o caso, ontem chequei o nivel antes de sair, e quando cheguei
em casa somando + ou - 1 hora de uso, ele baixou 1,5 Litros de água !!!

E sem sinal de vazamento algum, estou suspeitando do radiador do ar quente, enfim
até esqueci do barulho que ficou em segundo plano agora, rs

Meu carro está gastando mais agua que gasolina, se o frentista perguntar alcool ou gasolina vou dizer "água" kkkkk

Rir pra não chorar

Enfim amigo obrigado pelas dicas e boa sorte com o pessoal da retifica.
Surgindo novidades (espero que boas) eu posto aqui.
Grande abraço!
Responder