2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: NOVIDADE: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

marcelo gerhardt escreveu:puxa essa monzão vai ficar violento rsrsrsr vai dinheiro mas o prazer de andar num monza redondinho não tem preço deu pra perceber que vc tambem é muito cuidadoso com seu carro o meu mecanico tambem tira sarro de mim mas deixa pra la teu carro ta ficando excelente parabens!!!
Obrigado pela força, Marcelo. Às vezes penso que os mecânicos, por mais caprichosos que sejam, jamais verão o nosso carro com a gente mesmo. Eu não sou encrenqueiro, mas, às vezes, sou meio teimoso com eles e peço para aguardarem a reinstalação da peça, para que eu possa dar uma polida antes. Aí, depois de tudo montado, eles percebem que eu tinha razão rsrsrs... É que tem coisa que se não desmontar para limpar, não fica com uma aparência boa e muitas vezes são coisas que a gente não tem estrutura para desmontar em casa rsrsrs....

Abraço
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

cara parabéns ao seu cuidado e zelo com o Monzão !
poucos são hoje em dia os que cuidam de carros mais antigos como os nossos com todo o seu capricho.
se vc continuar assim seu carro vai virar uma joia de familia !
abraço
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
S h E e Q u O

RBMartins escreveu:cara parabéns ao seu cuidado e zelo com o Monzão !
poucos são hoje em dia os que cuidam de carros mais antigos como os nossos com todo o seu capricho.
se vc continuar assim seu carro vai virar uma joia de familia !
abraço

Valew! Obrigado! :mrgreen:
Abraço
S h E e Q u O

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Pessoal, tudo beleza?
O Monzão ficou pronto e eu pude testá-lo na estrada por duas vezes neste final de semana.

Com a manutenção que fiz, o carro está completamente diferente. Parece outro carro. Sumiram os barulhos, rangidos, ecos etc.
Mas novos probleminhas apareceram. Tive que trocar duas mangueiras de água do motor, tanto aquela fininha que fica em cima, que vai até o reservatório de expansão, quanto aquela mais grossa que fica ao lado do cabo de embreagem.

Hoje também constatei que vou precisar trocar a bomba de combustível, pois vi ela pingando álcool na tubagem de admissão.

Passei, agora, a desmontar o painel para encontrar o problema que está deixando o tabelier solto no lado esquerdo, na região do painel de instrumentos. Aproveitei para trocar os alto falantes, que são originais ainda, mas estão estourados. Vou baixar as fotos e postá-las aqui para vocês verem.

Nesta nova empreitada do painel, me surgiram algumas dúvidas que eu queria compartilhar com vocês e ver se alguém pode me ajudar.

- Painel de instrumentos: estou com dificuldade de sacá-lo. Como faço para soltar o cabo do velocímetro?

- Moldura do painel (afogador): preciso trocá-la. No ML, constatei que tem moldura original GM M2, M3 e M4. Qual é a diferença?

- Moldura do painel (rádio e relógio): como faço para sacar a moldura do painel onde fica o rádio, o relógio e os difusores centrais de ar? Eu já soltei todos os parafusos e mesmo assim ela está presa. Tenho que soltar o túnel de passagem de ar que fica dentro do painel acoplado ao difusor de ar central?

Agradeço a ajuda de vocês. Obrigado!!

Abraço!
Monza SL/E 1988
Modelo: Monza SL
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Monza SL/E 1988 »

Seu monza está perfeito amigo e o trabalho realizado dispensa comentários! Parabens! :smt023

Abrass
1-Restauração: viewtopic.php?f=33&t=15157
2-Reforma: viewtopic.php?f=43&t=20456
Reforma GLS : viewtopic.php?f=43&t=1448 (VENDIDO)
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Chico, pra sacar o painel de instrumentos vc tem que fazer procedimento a seguir:
1-Remova a moldura do painel. São dois parafusos na parte superior que a seguram. Se seu carro tiver volante escamoteável, coloque o volante na posição mais baixa, ajuda na retirada da moldura e do painel;
2- Retirando a moldura vc vai ter acesso ao parafuso que segura o painel, retire-o. Feito isso, puxe o painel pra frente o máximo que der, coloque a mão atras do painel, desligue a tomada, basta apertar as duas travas, uma em cada extremidade, e puxar;
3- Para remoção do cabo do velocímetro existem duas opções. A primeira é tentar soltar a trava do o cabo. Basta apertar a trava contra o painel e puxar o cabo, se não sair, ai vc vai ter que partir pra segunda opção, que é soltar o cabo na caixa de marchas. Ele é apenas rosqueado na caixa de marchas, com o auxílio de um alicate vc consegue soltar, depois que fizer isso, vc pode puxar o painel pra frente, tendo espaço suficiente pra soltar a trava do cabo, que fica no painel.

Acho que a moldura do afogador deve ser igual em todos os monzas... o que deve mudar são só os acessórios da moldura (botões dos farois de neblina, etc...)

Moldura do painel e do rádio pra soltar, primeiro tem que tirar a moldura onde ficam os controles de ventilação, pisca-alerta, desembaçador, etc... Soltando ela, vc vai ver dois parafusos na parte inferior da moldura do rádio... retire-os....depois coloque os difusores de ventilação totalmente pra cima, que vc vai visualizar dois parafusos na parte superior da moldura... acho que fazendo isso a peça já sai.

Abs.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
S h E e Q u O

Monza SL/E 1988 escreveu:Seu monza está perfeito amigo e o trabalho realizado dispensa comentários! Parabens! :smt023

Abrass

Obrigado, amigo!
O seu carro não é diferente. É impecável!
Há pouco tempo pude ver fotos dele e logo constatei que é um exemplar único. Os acessórios e o capô ficaram muito legais. Uma combinação perfeita. Diria, até, que é um trabalho de artista este tipo de personalização.
Por isso, você também merece os meus parabéns! :smt023

Abraço
S h E e Q u O

Diego Paiva escreveu:Chico, pra sacar o painel de instrumentos vc tem que fazer procedimento a seguir:
1-Remova a moldura do painel. São dois parafusos na parte superior que a seguram. Se seu carro tiver volante escamoteável, coloque o volante na posição mais baixa, ajuda na retirada da moldura e do painel;
2- Retirando a moldura vc vai ter acesso ao parafuso que segura o painel, retire-o. Feito isso, puxe o painel pra frente o máximo que der, coloque a mão atras do painel, desligue a tomada, basta apertar as duas travas, uma em cada extremidade, e puxar;
3- Para remoção do cabo do velocímetro existem duas opções. A primeira é tentar soltar a trava do o cabo. Basta apertar a trava contra o painel e puxar o cabo, se não sair, ai vc vai ter que partir pra segunda opção, que é soltar o cabo na caixa de marchas. Ele é apenas rosqueado na caixa de marchas, com o auxílio de um alicate vc consegue soltar, depois que fizer isso, vc pode puxar o painel pra frente, tendo espaço suficiente pra soltar a trava do cabo, que fica no painel.

Acho que a moldura do afogador deve ser igual em todos os monzas... o que deve mudar são só os acessórios da moldura (botões dos farois de neblina, etc...)

Moldura do painel e do rádio pra soltar, primeiro tem que tirar a moldura onde ficam os controles de ventilação, pisca-alerta, desembaçador, etc... Soltando ela, vc vai ver dois parafusos na parte inferior da moldura do rádio... retire-os....depois coloque os difusores de ventilação totalmente pra cima, que vc vai visualizar dois parafusos na parte superior da moldura... acho que fazendo isso a peça já sai.

Abs.

E aí Diego, tudo blz?
Obrigado pelas dicas. Agora fica mais aliviado, afinal, sou Monzeiro de primeira desmontagem rsrsrs.... :smt005
O meu não tem direção escamoteável. Penso que vou acabar tendo que sacar o volante.
A moldurinha do afogador eu também tenho este pensamento, de que as mesmas para todos os modelos.
A moldura do rádio eu saquei a parte de baixo com os botões, os parafusos superiores, mas ela ainda fica no lugar, parecendo estar presa naquela parte de trás do difusor de ar. Vou tentar soltar com cuidado o túnel do difusor de ar pela parte de trás e ver o que que dá. Vou postar as fotos que tirei hoje e depois te conto o resultado.

Obrigado!!! Abração!! :smt023
Responder