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Re: Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...
Enviado: 15 Mar 2013, 00:05
por Rafaelo
coloca o cambio F18 do vectra B que tem o suporte traseiro pra monzas A. so que é extra longo ficaria muito ruim. o motor é fraquinho pra esse caixa, mais tem a possibilidade tecnica.
monzas B(tubarao) passaram a utilizar um suporte traseiro na caixa de marcha, onde era preso antigamente(monza A) o suporte do escape. e nao sei pq removeram do layout o suporte superior traseiro... isso nao custuma acontecer na GM, mais fazer oque... quem tem monza A nao pode utilizar a caixa F18 de monza, apenas as de vectra. senao me engano existiu uma F18CR de vectra B esse sim daria certo pro teu motor, alem do suporte superior. peça totalmente plug and pay.
essa que tu tem pode esquecer que nao vai dar. engrenagens F16 x F18 nao sao compativeis. elas tem um desenho de dentes diferentes. alem que usa oleo sintetico a F18. voces falaram muito bem, a F18 o engate é mais macio justamente pelo formato dos dentes novos.
Re: Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...
Enviado: 15 Mar 2013, 09:34
por ricardo baptista
Bom dia Rafaelo.
O Leocastro me informou por MP que ele fez exatamente o que pretendo fazer: a mudança de todo o "miolo" de uma caixa para outra... Falo em trocar todas as engrenagens. Não em mesclá-las. De repente fica mais viável.
Outra coisa é o sensor de velocidade... Existe diferença entre os modelos de monza???
Se existem várias caixas diferentes e o sensor é sempre o mesmo...
Re: Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...
Enviado: 15 Mar 2013, 09:46
por vrsilva
Acredito eu que o diferencial não altera a relação do sensor de velocidade, pois tem muita gente trocando o mesmo e nunca ouvi alguém relatar sobre erro na velocidade por conta disso... Seilá, posso estar falando besteiras, e é bem provável que esteja, mas...
Rafaleo você tem experiência com isso, tira a dúvida aí se ao trocar o cambio o sensor de velocidade irá informar errado pra ECU....????
Monza EFI sempre usou sensor de velocidades de 8 pulsos, somente o MPFI que usaram de 16 pulsos... Já o Kadett usava ambos em ambas versões de motorização.
Re: Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...
Enviado: 15 Mar 2013, 10:19
por frfavoreto
Tem razão, realmente não haveria problemas com o sensor de velocidade porque a troca do diferencial não implica em alterações nas engrenagens planetárias e satélites. Dessa forma continuaria valendo a relação de 1:1 entre rotação do diferencial e rotação da roda.
Re: Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...
Enviado: 15 Mar 2013, 12:12
por Rafaelo
ricardo baptista escreveu:Bom dia Rafaelo.
O Leocastro me informou por MP que ele fez exatamente o que pretendo fazer: a mudança de todo o "miolo" de uma caixa para outra... Falo em trocar todas as engrenagens. Não em mesclá-las. De repente fica mais viável.
ola ah sim, nesse aspecto sem problemas, é so transferir o miolo sem adaptaçao alguma. pensei que queriam fazer mesclagem de engrenagens.
vrsilva escreveu:Acredito eu que o diferencial não altera a relação do sensor de velocidade, pois tem muita gente trocando o mesmo e nunca ouvi alguém relatar sobre erro na velocidade por conta disso... Seilá, posso estar falando besteiras, e é bem provável que esteja, mas...
Rafaleo você tem experiência com isso, tira a dúvida aí se ao trocar o cambio o sensor de velocidade irá informar errado pra ECU....????
Vinicius esta correto tua afirmaçao. é isso mesmo, a relaçao da caixa(diferencial) nao altera os pulsos deforma alguma, ate pq o diametro da engrenagem do velocimetro nao é alterada. alteraria se o diametro da (roda engrenagem do velocimetro/sensor) fosse de diametros diferentes. ae sim teria diferenças na amostragem.
alias, é so voces verem no CEPCHEV a engrenagem motriz do velocimetro é o mesmo de 82 a 96

vejam bem quantas caixa tem ae no meio.... ate AT,4M,F16,F18 sem problemas....
Re: Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...
Enviado: 15 Mar 2013, 13:42
por ricardo baptista
Rafaelo escreveu:ricardo baptista escreveu:Bom dia Rafaelo.
O Leocastro me informou por MP que ele fez exatamente o que pretendo fazer: a mudança de todo o "miolo" de uma caixa para outra... Falo em trocar todas as engrenagens. Não em mesclá-las. De repente fica mais viável.
ola ah sim, nesse aspecto sem problemas, é so transferir o miolo sem adaptaçao alguma. pensei que queriam fazer mesclagem de engrenagens.
vrsilva escreveu:Acredito eu que o diferencial não altera a relação do sensor de velocidade, pois tem muita gente trocando o mesmo e nunca ouvi alguém relatar sobre erro na velocidade por conta disso... Seilá, posso estar falando besteiras, e é bem provável que esteja, mas...
Rafaleo você tem experiência com isso, tira a dúvida aí se ao trocar o cambio o sensor de velocidade irá informar errado pra ECU....????
Vinicius esta correto tua afirmaçao. é isso mesmo, a relaçao da caixa(diferencial) nao altera os pulsos deforma alguma, ate pq o diametro da engrenagem do velocimetro nao é alterada. alteraria se o diametro da (roda engrenagem do velocimetro/sensor) fosse de diametros diferentes. ae sim teria diferenças na amostragem.
alias, é so voces verem no CEPCHEV a engrenagem motriz do velocimetro é o mesmo de 82 a 96

vejam bem quantas caixa tem ae no meio.... ate AT,4M,F16,F18 sem problemas....
Rafaelo, ainda resta uma dúvida... Em relação ao rolamento... são do mesmo diâmetro??? porque se não forem dará folga no diferencial... ou teria que "enbuchar" para calçar o rolamento... Tem esta informação?
Att.
Re: Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...
Enviado: 15 Mar 2013, 14:45
por Rafaelo
nao tenho essa informaçao, eu acredito que seja tudo iqual. faz assim, oque tem duvidas consulte o cepchev e veja a relaçao ano e caixa... pos 94 é tudo F18 se a peça tiver descriminaçao na dataçao fica facil saber se sao intercambiaveis ou nao.
Re: Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...
Enviado: 15 Mar 2013, 19:28
por Diego Paiva
vrsilva escreveu:
Monza EFI sempre usou sensor de velocidades de 8 pulsos, somente o MPFI que usaram de 16 pulsos... Já o Kadett usava ambos em ambas versões de motorização.
TODO monza manual usa sensor de 8 pulsos, independente se é carburado, efi, mpfi; 1.8, 2.0; álcool, gasolina, etc...
Os monzas e kadett automático é que usam sensor de 13 pulsos.
Já os kadetts manuais, vai variar de acordo com o ano, existem modelos com sensor de 8 ou 16 pulsos.
Abs.