Waldir, obrigado pela informação. Já tinha visto essa tabela da kitest. Mas o que gerou dúvidas foi uma outra tabela de outra fabricante que dava vazão mínima de 58ml e máxima de 65ml. Hoje troquei o bico injetor e levei para máquina para verificar a vazão. Resultado: 40ml de vazão, ou seja, de acordo com a margem de tolerância. Tava confiando na outra tabela e fiquei andando um bom tempo com um bico que dava vazão de 60ml a 2,0 bar de pressão. Acha que isso explica a excessiva carbonização que meu motor apresenta. Inclusive com algumas vezes dando pré-ignição
Tabela de vazão de bico não serve para muita coisa.
Normalmente não dizem qual rotação estavam simulando, pressão, altitude, líquido utilizado... Aí você usa outra máquina, em outro lugar, com outro líquido... Nunca vai bater.
500EF, o fato é que o carro está se comportando bem com esse bico de vazão de 40ml a 2 bar de pressão. O bico anteriro dava 60 ml e rodei uns dois anos com ele. Nesse período o carro apresentou carbonização excessiva e dava pré ignição.
sem falar na temperatura do ambiente e temperatura do liquido, teste laboratorial é de 25° na padronização do fabricante do injetor também. a principal variante da vazão é o comprimento do pulso(rotaçao) e o DC(dutycycle desse pulso) que o injetor esta sendo testado.
a frequencia do pulso(rotaçao) e ter um DC de 80% ou um DC de 100%, isso vai dar valores totalmente diferentes na pratica.
sem falar na resistência da bobina que muda a vazao.
geralmente é padronizado na maquina de teste, porem cada fabricante ou empresa tem sua política de teste. essas tabelas ae da internet não se deve ser usado. usem os valores do fabricante do injetor quando tem, os meus injetores Bosch do flex tem vazao de 29 lb/h. só não sei o critério completo do teste pra fazer o comparativo. e ja vi em outros sites brasileiro com vazao bem diferentes, esse valores sao fornecidos pela bosch.
e tem outra coisa, nao se verifica vazao de injetor, se verifica o Peso em Gramas/Min, justamente pq cada liquido inflamável tem um peso X e na vazao isso é ignorado, 1 litro de alcool nao é 1kg, gasolina por exemplo é mais leve que a agua. os fabricante de injetores fornecem ambas as medidas, mas a mais precisa é pelo peso e nao pelo volume que tem mais variaçoes que ja foram ditas.
verificar a vazao de um injetor usado, comparando a uma tabela de teste não oficial nao valida. não é parâmetro pra nada, se a desconfiança é do injetor a unica coisa a ser feita é medir a resistencia da bobina com um multimetro do tipo True RMS, pq esses de 100,00 não servem em injetores peak & hold como o do monza de baixa impedância. e precisa verificar vedação da agulha(se ele esta fechando 100% no momento OFF, se gastou a agulha no encosto). o problema que mecânico não tem conhecimento científicos pra esses testes, e acabam perdidos na trocadeira de peças, e pedir uma vazao nem sempre vai ajudar a solucionar o problema, muitas vezes é ate pior.
Nos testes práticos, uma coisa é a vazão do bico e outra coisa é a vazão da linha de combustível, essa sim deve ser levada em conta nas avaliações.
O Monza EFI deve ter 2 bar de pressão e 1,5l/m de vazão na linha de combustível em marcha lenta. Esses dados ajuda muito a entender problemas na linha de combustível, como por exemplo obstruções na linha de retorno, bomba fraca entre outros.
Quando fazer a limpeza de bicos em máquinas, antes teste quanto deu em ml de e a forma do leque, para que depois da limpeza saber se houve mudanças e foi para melhor.