Usar Gas MP39 ou R134?
-
renatovisk
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Usar Gas MP39 ou R134?
Galera, quanto a utilização do R-413A (MO49) ou R-437A (MO49 Plus), eu só tenho experiência com a substituição do R-12 pelo MO49 Plus, pois já realizei esta substituição apenas com troca de filtro secador sem nenhum problema (isto para uma câmara frigorífica). Para veículos, não sei se é do mesmo jeito, sem maiores problemas. Acredito que sim, mas não posso afirmar por nunca ter realizado.
@willian silverstar
Para aquisição de qualquer tipo de fluido refrigerante você tem que ser certificado pelo IBAMA para compra legal do mesmo. Somente técnicos em refrigeração ou pessoas que exerçam atividades no ramo são certificadas normalmente.
Abçs.
@willian silverstar
Para aquisição de qualquer tipo de fluido refrigerante você tem que ser certificado pelo IBAMA para compra legal do mesmo. Somente técnicos em refrigeração ou pessoas que exerçam atividades no ramo são certificadas normalmente.
Abçs.
- willian silverstar
- Membro SL/E (Nível 3)
Alguém que ja usou o Isceon M049
apareça rsrsr
apareça rsrsr
- david crozeta
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Já usei o Isceon M049, não vi vantagem alguma e voltei para o r134 que no meu caso achei melhor.
Olha só... quando comprei meu monza, tava com o AC desativado,aos poucos fui descobrindo e consegui fazer funcionar, foi colocado o r134 e nunca deu problema com orings,compressor ou algo do sistema,sempre funcionou muito bem por anos.
Depois da reforma que fiz no carro ,troquei todos orings,só o filtro que ficou o mesmo pois não encontrei para venda e foi colocado o Isceon M049 e senti que não gelava a mesma coisa que antes, ai foi colocado o r134 e voltou ao normal.
Existe hoje um óleo que é compativel com r12 ou e134.
Vi numa boa casa de ac automotivo e troca uma idéia com o técnico.
Abraço
Olha só... quando comprei meu monza, tava com o AC desativado,aos poucos fui descobrindo e consegui fazer funcionar, foi colocado o r134 e nunca deu problema com orings,compressor ou algo do sistema,sempre funcionou muito bem por anos.
Depois da reforma que fiz no carro ,troquei todos orings,só o filtro que ficou o mesmo pois não encontrei para venda e foi colocado o Isceon M049 e senti que não gelava a mesma coisa que antes, ai foi colocado o r134 e voltou ao normal.
Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988

fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886
Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479

- willian silverstar
- Membro SL/E (Nível 3)
david crozeta escreveu:Já usei o Isceon M049, não vi vantagem alguma e voltei para o r134 que no meu caso achei melhor.
Abraço
você não usou o mp39 no seu monza?
vi um up seu
-
renatovisk
- Membro GL (Nível 2)
Quanto ao MP39 (R-401A) a Dupont não recomenda a utilização em automóveis.
"É importante salientar que Suva® MP39 não deve ser utilizado em sistemas de ar condicionado automotivo." Trecho retirado do siote oficial da DuPont.
Se o próprio fabricante não aconselha, para que arriscar e se arrepender depois?
Segundo o mesmo site, o MO49 Plus (R-437A) e o MO49 (R-413A) são recomendados para substituição do R-12 em circuitos automotivos, ambos compatíveis com óleo mineral.
Estas informações foram retiradas do site do fabricante. Acho que vale a pena seguir.
O MO49 Plus! (R-437A) apresenta capacidade de refrigeração bem similar ao R-12, tendendo um pouco para menos do que o R-12, porém pouquíssima
diferença, e vale lembrar que o mesmo já vem para substituir o MO49. Estas são as informações, agora sobre a substituição na prática, não conheço ninguem que fez tal retrofit no carro.
Abraço!
"É importante salientar que Suva® MP39 não deve ser utilizado em sistemas de ar condicionado automotivo." Trecho retirado do siote oficial da DuPont.
Se o próprio fabricante não aconselha, para que arriscar e se arrepender depois?
Segundo o mesmo site, o MO49 Plus (R-437A) e o MO49 (R-413A) são recomendados para substituição do R-12 em circuitos automotivos, ambos compatíveis com óleo mineral.
Estas informações foram retiradas do site do fabricante. Acho que vale a pena seguir.
O MO49 Plus! (R-437A) apresenta capacidade de refrigeração bem similar ao R-12, tendendo um pouco para menos do que o R-12, porém pouquíssima
diferença, e vale lembrar que o mesmo já vem para substituir o MO49. Estas são as informações, agora sobre a substituição na prática, não conheço ninguem que fez tal retrofit no carro.
Abraço!
- david crozeta
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
willian silverstar...
Eu usei o Isceons-49 ,lembro muito bem, o cara pediu uma garrafa só para colocar no meu carro,pois ele não tinha em estoque devido a pouca saída , mas foi por poucos dias...pois não teve rendimento,ai voltei ao local e pedi para trocar pelo R 134.
Abraço
Eu usei o Isceons-49 ,lembro muito bem, o cara pediu uma garrafa só para colocar no meu carro,pois ele não tinha em estoque devido a pouca saída , mas foi por poucos dias...pois não teve rendimento,ai voltei ao local e pedi para trocar pelo R 134.
Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988

-
Diego Paiva
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Meu opala tá com R-134A.. gela beleza!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
renatovisk
- Membro GL (Nível 2)
Pessoal, os ISCEON´s são nada mais que mistura de gases, o qual chegam nos chamados gases ecológicos que não agridem a camada de ozonio e nem contribui para o agravamento do efeito estufa.
O R-134A é um gás único, assim como o R-12, porém não agride a camada de ozonio como o R-12. Seu unico problema é que agrava o efeito estufa, porém não está caçado pelo protocolo de montreau, ou seja, já que temos depoimentos de perda de eficiência com os ISCEON´s, eu recomendo utilizar o R-134A, baseado na experiência do pessoal que já fez o retrofit do R-12 para R-134A, sem contar que os carros mais novos saem com R-134A (não tenho a/c no monza mas tenho no meu corsa 06 e o gás é o R-134A).
Abraços!
O R-134A é um gás único, assim como o R-12, porém não agride a camada de ozonio como o R-12. Seu unico problema é que agrava o efeito estufa, porém não está caçado pelo protocolo de montreau, ou seja, já que temos depoimentos de perda de eficiência com os ISCEON´s, eu recomendo utilizar o R-134A, baseado na experiência do pessoal que já fez o retrofit do R-12 para R-134A, sem contar que os carros mais novos saem com R-134A (não tenho a/c no monza mas tenho no meu corsa 06 e o gás é o R-134A).
Abraços!