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Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Enviado: 16 Out 2012, 07:35
por Carlos A. Freire
Cris, você está enganado. Em 91 ainda era Kadett GS e carburados, os modelos GSI já são modelos 92.

Sim, seu mecânico está correto. Esse tipo de IE é mais complicado para manutenção e tem custo de peças mais alto se comparado com modelos EFI.
Essa IE MPFI analógica Bosch Le Jetronic, além de ser utilizada no Monza e Kadett, também esteve no Gol GTI, Santana, Versalies, Escort XR-3 e Uno 1.6R.

Abs,

Carlos Freire

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Enviado: 16 Out 2012, 09:03
por vrsilva
Rafaelo escreveu:esse nem é aquelas coisa, é que tu nao viu ainda o omega 2.0 alcool com uma ECU toda digital com sonda, sem gambiarras. 130cv basicos esse começa ser mais interessante ainda
Rafaelo, pior que eu já andei nesse omega, nunca dirigi, mas trabalhei com um gaúcho que tinha um desse, o bicho acelerava MUITO mesmo, tinha me esquecido dele. Mas falando em MPFI o vectra a é show de bola também, meu pai teve um.
Ainda me lembro que quando meus pais saiam, pois ele tinha um kadett sl, pra "maiar" na cidade, e eu ficava em casa sozinho, ligava o vectrão na garagem e ficava acelerando ele, o giro daquilo sobe MUITO rápido, é incrível, e como era economico aquele motor, e ainda era bem esperto, carrinho 10 esse vectra A.

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Enviado: 16 Out 2012, 09:16
por vrsilva
Falta momentânea nos EFI? Aqui eu encosto no acelerador e minha cabeça é empurrada para trás instantaneamente. Às vezes fico impressionado como uma injeção tão simples, com um únco injetor tão distante dos cilindros consegue dar uma resposta forte e tão rápida.

Esses dias dirigi um Palio 1.8 (motor GM) e um Gol G5 1.6, ambos os motores são muito bons porém cheguei à conclusão de que carro com acelerador eletrônico não serve pra mim, que já estou acostumado a pisar e ter resposta imediata. A resposta do meu Kadett é um degrau, já a de todo carro moderno que dirigi é gradual. Acho que isso está relacionado ao simples fato de como a borboleta é acionada, por cabo a resposta é muito mais rápida.[/quote]

É que o Kadett tem cambio mais curto que monza, por isso o motor não sente tanto assim, meu monza também da tranco, mas quando eu falo em falta, é quando você pisa no acelerador, assim, :smt021 ou seja afunda de uma vez só o curso todo do pedal, não gradualmente, quando faz isso no monza, ainda mais andando ele da um momento de falta de combustível. Num MPFI o máxmo que poderia acontecer é o aumento de carga no motor e ele derramar combustível para suprir a abertura, até porque a borboleta no MPFI fica antes dos bicos, então, mesmo que uma fração de segundos, os bicos LÁ na frente acabam que injetando no mesmo tempo do ar entrando, no EFI a borboleta fica depois, então você abre tudo, daí a ECU vai entender que precisa de mais combustível, daí que ela manda mais, e num periodo da falta sim.

Acelerador eletronico só serve pra senhor de idade, e pra mulheres que não sabem arrancar com carro, percebam como a quantidade de carros morrendo nos semaforos diminuiram bastante, graças a borboleta eletronica. Outra vantagem é que a ECU abre a borboleta exatamente na medida correta, sempre viabilizando o menor consumo e emissão de poluentes, claro se pisar mais ela abre mais, porém sempre na medida certa. Outra coisa é que no acelerador eletronico se está numa reta digamos que o carro está a 60km/h, o carro começa a pegar uma subida leve, a ECU já "enxerga" essa necessidade e a carga maior no motor e compensa AUTOMATICAMENTE, sem a necessidade do motorista pisar mais, daí da a impressão que o carro é mais forte... No acelerador a cabo é necessário pisar mais para compensar. Também tem a questão de quando você tira o pé do acelerador, a borboleta não se fecha no mesmo instante, ela vai se fechando gradativamente para não dar trancos.

Agora a questão do tempo de resposta, isso posso afirmar com TODA certeza que varia de carro pra carro, não é uma regra ser todos lentos, pois, meu pai tem um honda fit, e a aceleração dele é BEM rapida, ele só tem um atraso no pisar do pedal, é só no momento em que você pisa o comecinho do pedal, pode ser o potenciometro do pedal ruim... pode ser...
Já dirigi gol g5 e também tinha uma resposta boa, também já dirigi fiesta e também era legal a resposta, o gol g4 minha sogra tem um, esse tem uma resposta ao pedal mais mança.

A verdade é que, quanto mais evolui o carro, menos controlamos eles...

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Enviado: 16 Out 2012, 11:30
por Rafaelo
vrsilva escreveu:Rafaelo, pior que eu já andei nesse omega, nunca dirigi, mas trabalhei com um gaúcho que tinha um desse, o bicho acelerava MUITO mesmo, tinha me esquecido dele. Mas falando em MPFI o vectra a é show de bola também, meu pai teve um.
Ainda me lembro que quando meus pais saiam, pois ele tinha um kadett sl, pra "maiar" na cidade, e eu ficava em casa sozinho, ligava o vectrão na garagem e ficava acelerando ele, o giro daquilo sobe MUITO rápido, é incrível, e como era economico aquele motor, e ainda era bem esperto, carrinho 10 esse vectra A.
o omega 2.0 problema dele é o peso, mais mesmo assim faz alguma coisa hehehe com seus 130cv. é melhor que o 2.2 gasolina que é um fiasco, sairam poucos alcool os primeiros.

é o vectra A tem a potencia do monza EFI mais tem mais aceleraçao por ser MPFI, alias falando de vectra A é um comparativo muito adequado em relaçaõ ao EFI. tem o mesmo peso,mesma potencia,etc. e tem freios maiores como eu e outros ja aviamos comentado, o monza tem freios subdimensionados pro projeto dele. vectra A é a evolução do monza sedan tanto é que suas peças sao intercambiaveis desde motor,caixa,eixo,freio,acabamento,entre outros. bom carro

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Enviado: 16 Out 2012, 11:38
por Leocastro
Meu Monza é MPFI!
O maior problema desta injeção, ocorre no sensor de fluxo de ar, o famoso sensor MAF, que por ter partes móveis, com o tempo apresenta desgaste e, com ele sem funcionar, o carro não tem referência da entrada de ar no motor e, o carro não funciona!

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Enviado: 16 Out 2012, 12:37
por Rafaelo
vrsilva escreveu:mas quando eu falo em falta, é quando você pisa no acelerador, assim, :smt021 ou seja afunda de uma vez só o curso todo do pedal, não gradualmente, quando faz isso no monza, ainda mais andando ele da um momento de falta de combustível. Num MPFI o máxmo que poderia acontecer é o aumento de carga no motor e ele derramar combustível para suprir a abertura, até porque a borboleta no MPFI fica antes dos bicos, então, mesmo que uma fração de segundos, os bicos LÁ na frente acabam que injetando no mesmo tempo do ar entrando, no EFI a borboleta fica depois, então você abre tudo, daí a ECU vai entender que precisa de mais combustível, daí que ela manda mais, e num periodo da falta sim.
o Vinicius esta corretissimo, nao da pra fazer comparaçao com EFI X MPFI em termos de aceleraçao rapida. pq sao 2 coisa totalmente diferentes. aceleraçao rapida de um MPFI é muito mais violenta do que no EFI de um injetor só e que faz sua mistura dentro do coletor, ah uma demora muito grande comparado com um MPFI que é feito dentro do pé da valvula. nos MPFI tem uma borboleta de 65mm onde gera mais torque em baixa rpm, onde gera mais aceleraçao rapida, e como a mistura acontece na porta do cabeçote a resposta é sempre mais rapida, mais eficiente e geralmente mais potente tambem. isso estamos falando de qualquer MPFI GM, se pegar a mais moderna como é o caso do meu motor com coletor liso por dentro e comando roletado a resposta é muito mais rapido e eficiente.
vrsilva escreveu:Acelerador eletronico só serve pra senhor de idade, e pra mulheres que não sabem arrancar com carro, percebam como a quantidade de carros morrendo nos semaforos diminuiram bastante, graças a borboleta eletronica. Outra vantagem é que a ECU abre a borboleta exatamente na medida correta, sempre viabilizando o menor consumo e emissão de poluentes, claro se pisar mais ela abre mais, porém sempre na medida certa. Outra coisa é que no acelerador eletronico se está numa reta digamos que o carro está a 60km/h, o carro começa a pegar uma subida leve, a ECU já "enxerga" essa necessidade e a carga maior no motor e compensa AUTOMATICAMENTE, sem a necessidade do motorista pisar mais, daí da a impressão que o carro é mais forte... No acelerador a cabo é necessário pisar mais para compensar. Também tem a questão de quando você tira o pé do acelerador, a borboleta não se fecha no mesmo instante, ela vai se fechando gradativamente para não dar trancos.
nosso gol AT 03 nao tem acelerador eletronico, mais tem compesador eletronico. um exemplo classico é quando arrancamos, e o motor tende a morrer ele compensa pra ti a rpm, ja vi varias e varias vezes eu ratiando em partidas frias ou com preguiça de guiar, ele compensa acelerando pra min, exatamente. o pedal do acelerar afunda é bem legal... dificilmente tu apaga ele. o acelerador a cabo a vantagem é essa mesmo a falta do delay, eu prefiro por cabo, gosto de sentir o poder nos pé. assim como no omega com seus quase 170cv e um pedal "duro" que responde so de encostar. :D
vrsilva escreveu:Agora a questão do tempo de resposta, isso posso afirmar com TODA certeza que varia de carro pra carro, não é uma regra ser todos lentos, pois, meu pai tem um honda fit, e a aceleração dele é BEM rapida, ele só tem um atraso no pisar do pedal, é só no momento em que você pisa o comecinho do pedal, pode ser o potenciometro do pedal ruim... pode ser...
Já dirigi gol g5 e também tinha uma resposta boa, também já dirigi fiesta e também era legal a resposta, o gol g4 minha sogra tem um, esse tem uma resposta ao pedal mais mança.
é, nem toda engenharia é iqual a outra. os koreano é uma, a italiana é outra, e assim por diante. mais todo acelerador eletronico tem atraso uns mais outros menos. o delay é somente quando encosta o pé no pedal depois que encosto e saiu do 0% TPS acabou delay, isso evita aceleraçao bruscas é tipo um amortecedor.

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Enviado: 22 Out 2012, 14:27
por 500EF
Apenas complementando o que já falaram sobre as diferenças dos 116cv para os 121cv, a taxa de compressão passou de 8,8:1 para 9,2:1. :wink:

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Enviado: 23 Out 2012, 13:09
por Julio Cesar Ledo
Eu tb sinto esse 'delay' quando acelero o meu 2.0 EFi Gasolina, mas só praticamente entre 1000RPM e 2800 RPM e em marcha mais altas, como 3º marcha em diante. Fazendo um comparativo com o Zetec 2.0 1.6V Tampa Preta SFi do meu tio a perda em giro muito baixo (1000RPM ~ 2800RPM), quando se usa marcha da 2º ou 3º pra cima, do EFi é tremenda e acho que até os 1.4 levam ele nessa situação....

Exemplo, os dois carros a 20 Km/h 2º marcha vem uma lombada, ambos @ 1000RPM, e pisam juntos. O Focus some na minha frente, abre 2 carros e só para de abrir como um louco quando o meu passa dos 3000RPM. Saber dosar o acelerador até que ajuda, como fazíamos nos carburados pra não dar excesso (2º estágio da carburação mecânico), mas não resolve o problema.

Outro Exemplo, mas esse mostra a força do OHC, os dois vem @ 40 Km/h em 2ºmarcha, soca o pé ambos, o Monza anda bem junto do Zetec, o Focus não abre nem um carro até 100 Km/h, anda do lado e com o tempo, naturalmente, o Zetec vai abrindo.

Resumindo, OHC 2.0 EFi é muito manco e sem força, vazio mesmo, entre 1000RPM e 2800RPM.. Acima disso, até 6000RPM é só alegria!

Pra complementar, minha mãe tinha um Omega Suprema GLS 2.0 M.P.F.I Álcool 1993 Vemelho Chipre. Vc´s não tem idéia de como andava aquela ..., meu pai colou 200Km/h no velocimetro daquele carro VÁRIAS vezes! No manuel, se não me engano, tinha 128cv na pinga e algo em torno de 18Kgm/F de torque!

Nunca entendi o pq falavam que os Omega 4 cilindros eram mancos, eu nunca achei isso.

Agora uma coisa é certa, pra fazer o Monza andar mesmo, tem que manter no giro certo, caso contrário, vai passar sufoco de 1.4 e 1.6 na BR ou cidade !!

Abraço !