acendimento automatico dos farois

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: acendimento automatico dos farois

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

o faról é cortado voltando apenas depois que o carro entra em funcionamento. É possível se fazer isto no Monza
sim,e possivel.a igniçao do monza tem esta funçao.eu uso para os farois de milhas.
quando comprei meu monza eles estavam ligados no pos-chave e pesavam na partida.
hoje posso ligar o carro que eles desligam e depois tornam ligar.
coisa simples de verificar:o relogio digital,aquela lampada que acende acima da chave de ligar o farol e o pisca-alerta se apagam ao dar a partida.
pode se acionar o rele atraves deles ou pegar diretamente da igniçao ou da caixa de fusivel :smt023
no meu sedã 89 serve tamben ou é so nos tuba? se servir vou por no meu tambem
em qualquer carro e possivel instalar amigo.
o grande problema,me corrijam se estiver errado, e que o monza nao tem rele de farol.nao sei os ultimos :smt017

mas se nao tiver basta instalar 01 rele,geralmente eles colocam atras do farol do lado esquerdo,ja vi muitos monza com eles neste local.
e fazer a ligaçao do fio azul do sensor ate ele.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

A colocação do relé é sempre bem vinda, pois elas ajudam a manter a fiação original que já está bem usada e velha fazendo com que, haja perca de corrente elétrica, cabos velhos e com isolações ressecadas podem diminuir a corrente elétrica até chegar na lampada, fora que aumenta a temperatura do condutor (cabo) podendo correro o risco de derreter chaves e até mesmo fiação. E também pode até melhorar o rendimento do farol pelos motivos já citados.
Eu ainda criarei coragem de colocar relés em todos os farois, vou fazer uma caixa de relés fechada com todos os relés dos faróis dentro, e colocar no cofre.

Esse sistema de desligar o farol para a partida é realmente uma boa, mas isso só é realmente válido para carros que desliga o farol ao desligar a chave, como carros da fiat, que involuntariamente a pessoa deixa a chave sempre ligada e desliga a ignição, daí desliga as luzes, e ao religar o carro, faz essa operação desligando os farois para a partida. No monza, há um aviso sonoro de luz ligada, caso desligue o carro, e abra uma porta, da mesma maneira o carro deve ser primeiramente dar a partida no motor para só então, ligar os farois, eu sempre faço assim.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
renatovisk
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por renatovisk »

vrsilva escreveu:Esse sistema de desligar o farol para a partida é realmente uma boa, mas isso só é realmente válido para carros que desliga o farol ao desligar a chave, como carros da fiat, que involuntariamente a pessoa deixa a chave sempre ligada e desliga a ignição, daí desliga as luzes, e ao religar o carro, faz essa operação desligando os farois para a partida. No monza, há um aviso sonoro de luz ligada, caso desligue o carro, e abra uma porta, da mesma maneira o carro deve ser primeiramente dar a partida no motor para só então, ligar os farois, eu sempre faço assim.

Só para entender, para o sensor ligar e desligar automaticamente os faróis, a chave de faról deverá estar sempre ligada? Pois somente nessa circunstância o corte do faról durante a partida seria inútil.
vrsilva

Geralmente a chave tem uma posição denominada automatico, como a chave do agile.

Imagem

No monza não tem, portanto, o que poderia ser feito, e ficaria até legal é, colocar uma chave igual a chave do neblina para ligar o módulo automatizador. Porém este tem que ligar não somente o farol principal, e sim todo o sistema de iluminação do carro, acho que é valido colocar essa chave mas ela teria de chavear todo o sistema, e como irá fazer isso já não sei... Teria que pegar o esquema elétrico do monza e estudar direitinho para ver realmente o que seria necessário para automatizar o sistema todo.
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Nelson osorio »

mas isso só é realmente válido para carros que desliga o farol ao desligar a chave, como carros da fiat, que involuntariamente a pessoa deixa a chave sempre ligada e desliga a ignição, daí desliga as luzes, e ao religar o carro, faz essa operação desligando os farois para a partida.
Eu nao entendo nada destas ligações de relé, rsrs. Mas no meu, acredito que tenha algum relé auxiliar para isso, eu ativo o alarme e é desligado todos os faróis. Mesmo eu deixando a chave do farol ligada, e ativo o alarme, ai ele desligada tudo. Farol e neblina. Quando desligo o alarme ele volta a ligar. Já comprei o carro assim, mas nao sei bem o que foi feito. Gosto mto dessa função, pois é impossivel esquecer alguma coisa, sobe vidro, trava porta, desliga farol e desliga som.... mto bom para pessoas desligadas como eu...rsrs
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
vrsilva

O alarme tem uma saída para desligar o rádio, essa mesma saída é usada para acionar um relé que desliga a chave das luzes... simples assim... eu não gosto muito dessas automatizações, apesar de ser da area de mecatronica onde tudo é automatizado.... é estranho né, sempre gostamos do inverso do que exercemos...
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Nelson osorio »

kkkkk... Normal, agente sempre quer o inverso daquilo que fazemos ou exercermos.. pra sair da "rotina". Agora eu entendi. Mas que acho super pratico acho.... Minha saida auxiliar do alarme abre a mala, e tem outra auxiliar que desce os vidros dianteiros, mto bom em dia de calor como o de ribeirao preto..... O antigo dono aproveitou o maximo do alarme.... ficou mto bom!
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
vrsilva

Eu tinha a descida automatica no palio que tive, era bacana mesmo, além de que eu me sentia até quando fazia isso antes mesmo de chegar perto do carro... kkk!!!
Responder