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Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Enviado: 04 Mai 2012, 15:12
por Julio Cesar Ledo
Carlos o problema que tive foi bem parecido com o seu relato, mas no meu caso eu já havia substituído a bobina de ignição (antes era original) por uma Magnetti Marelli e só não tinha trocado ainda o Modulo HEI.

Sabe cara dá a impressão que se o carro tiver algum problema de ignição (Bobina ou Modulo HEI) o conta giros dá uma despirocada as vezes. Lendo o relato do pessoal dá a entender isso.

Mas o carro do amigo aqui do tópico é carburado né? Então módulo Hei esquece visto que acredito que ele tenha somente Bobina de Ignição e aquela Impulsora, mas não tenho certeza, rs rs.

Li a algum tempo acho que aqui no forum que ao trocar o modulo hei é sempre bom trocar a bobina de ignição e até a impulsora, faz sentido pra vc? No meu caso Carlos primeiro a bobina de ignição falhou, logo depois o modulo hei e acabei trocando a bobina impulsora pq tinha 16 anos de uso.

Abraço a todos ! :smt024
Carlos A. Freire escreveu:Eu tive experiência com meu Monza GLS 96 e o SL/E 92 de um amigo, que o conta giros pipocava intermitente, ou seja, com RPM e 2000 giros, o ponteiro pulava para 6000 giros por exemplo, sem que acelerasse o motor. No meu caso desse amigo e de outros EFI que acompanhei era defeito na bobina de ignição, que logo deixou de funcionar, tendo que fazer a troca. O motor funcionava perfeitamente sem falhas.

Abs,

Carlos Freire

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Enviado: 04 Mai 2012, 15:34
por Carlos A. Freire
Julio, mencionei o que aconteceu comigo, para o pessoal entender que os sintomas são parecidos, mas no seu caso o motor falhava e no meu caso o motor não falhava. De repente o motor não funcionou mais por falta de faísca nas velas, e a bomba de combustível e bico funcionavam na partida. O defeito era apenas a bobina de ignição.

Trocar o HEI junto com a bobina de ignição, não vejo o por que... a não ser que na avaliação se encontre algo errado nas duas peças.

Já a bobina impulsora junto com o HEI, a não ser que esteja com medições fora do parâmetro ou já "dissolvendo", ou ainda para aproveitar a mão de obra.

Meu Monza GLS 96, nunca estragou o módulo HEI. Já a bobina impulsora, foi trocada duas vezes. Comprei esse Monza em abril de 1999 com 30.000km e hoje está com 251.000km.

Abs,

Carlos Freire

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Enviado: 04 Mai 2012, 16:01
por vrsilva
Falo que HEI só queima se tem problemas na parte elétrica principalmente alternador e regulador... o meu tem o MTE a pouco mais de 1 ano e até agora só alegria...

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Enviado: 04 Mai 2012, 16:13
por Julio Cesar Ledo
Infelizmente o meu HEI da MTE Thomson durou 2 semanas, mesmo instalado com pasta térmica, o meu alternador tá perfeito e a bobina impulsora era 0Km, assim como a Bobina de Ignição Magnetti Marelli. Fiquei com receio de colocar outro MTE (até o meu mecânico me confirmou que já havia trocado outros MTE semi-novos) e acabei quebrando o porquinho por um Delphi mesmo. Diferença de 80 R$ do MTE Thonsom para o Delphi.

Inicialmente o meu MTE funcionava muito bem, mas ai fiz uma viajem longa de umas 9 horas initerruptas e ele abriu o bico. :smt011

Boa sorte amigos e abraço a todos ! :smt023

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Enviado: 04 Mai 2012, 16:27
por Carlos A. Freire
vrsilva escreveu:Falo que HEI só queima se tem problemas na parte elétrica principalmente alternador e regulador... o meu tem o MTE a pouco mais de 1 ano e até agora só alegria...

Essas são as principais causas mesmo da queima do HEI. Mas Vrsilva, seu caso é um caso a parte, rsrsrsrs!!!

Como já mencionei aqui, acompanhei casos entre associado do Monza Clube e engenheiro da MTE e não foi constatado nada de errado no carro e pifou 3 vezes o HEI MTE em pouco tempo. Tanto que a MTE autorizou o associado a comprar por conta dela um HEI original. Esse até o momento não apresentou mais defeito e tem aproximadamente 2 anos que está no carro.

Na verdade... o único que conheço que está com HEI MTE com mais de um ano no carro e rodando todos os dias com ele é você.

Repare mesmo aqui no fórum, a grande maioria do pessoal que tiveram problemas com MTE e colocou Delphi não tiveram mais problemas, sem mexer em mais nada.

Abs,

Carlos Freire

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Enviado: 04 Mai 2012, 21:59
por marcel2
Rafaelo escreveu:o motor falha? so pega quente ou frio? comportamento natural?

so com essas duvidas ja da pra discartar problema com a bobina. se a bobina apresentar defeito em certa situação o proprio motor vai mostrar isso pra voce...

alem que o Carlos falou tem o problema de aterramento do painel, conector zinabrado,fio partido,ruidos no sistema entre outros... vai ter que investigar 1 a 1
não rafaelo o carro ta funcionando normalmente, não falha e pega sem problemas.vou verificar a fiação e os outros pontos citados ai vlw

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Enviado: 05 Mai 2012, 20:21
por Rafaelo
faça a mediçao do primario da bobina. procura no site da bosch tem o processo inclusive com o valor de refencia... ja discarta a bobina.

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Enviado: 07 Jun 2012, 16:19
por jlbalter
Estou com o mesmo problema desde que comprei o carro em 2009. O contagiros funciona quando quer, mas não sobe o giro. Ou funciona normalmente ou fica parado. Já troquei bobina, parece que é um mal contato ali no cofre do motor. O carro não falha, e toda vez que o mecânico mexe por ali apresenta o problema intermitente. Passei limpa contato nos plugues da bobina e distribuidor e somente funciona assim que liga o carro, depois de 2 minutos andando o contagiros pára. Às vezes ele volta a funcionar enquanto o carro anda, às vezes fica uma boa temporada funcionando normalmente. Ao parar para abastecer e depois ligar ele funciona por alguns minutos. Agradeço a alguma alma caridosa que possa dar uma luz, já estou desesperado para descobrir esse maldito mal contato. :smt021