Página 2 de 7
Re: Manutenções monza do timm
Enviado: 20 Abr 2012, 19:43
por timm_65
Há possibilidade de ter furado uma galeria do cabeçote e vazando oleo por ali, pois na junta nao tem sinal de rompimento entre as galerias. To com medo de retificar o cabeçote e der vazamento novamente.
O rapaz me disse que é comum nos monzas, tirar a bomba dagua e verificar um parafuso que tem ali atraz, pode ser que esteja corroido, isso é possivel?
Re: Manutenções monza do timm
Enviado: 20 Abr 2012, 20:50
por MonzaClub20EFICHZ
1º Comando não tem retífica, leve ele a uma loja e compare com um zero.
2º Vai ter que abrir todo o motor, tirar os pistões fora e limpar bem os cilindros, brunindo-os com lixa, entrou muita água e sujeira quando desmontou o cabeçote, se botar para rodar vai detonar os anéis. Se necessário a troca dos anéis, é melhor esquecer tudo e fazer todo o motor.
3º Peça alguém para medir os cilindros e ver se não é necessária a troca dos pistões por de sobremedida.
Re: Manutenções monza do timm
Enviado: 20 Abr 2012, 21:25
por timm_65
MonzaClub20EFICHZ escreveu:1º Comando não tem retífica, leve ele a uma loja e compare com um zero.
2º Vai ter que abrir todo o motor, tirar os pistões fora e limpar bem os cilindros, brunindo-os com lixa, entrou muita água e sujeira quando desmontou o cabeçote, se botar para rodar vai detonar os anéis. Se necessário a troca dos anéis, é melhor esquecer tudo e fazer todo o motor.
3º Peça alguém para medir os cilindros e ver se não é necessária a troca dos pistões por de sobremedida.
pessimas noticais pra mim hein heheh. Mas vou seguir a risca a dica do rafaelo, fazer o cabeçote e ver como fica. To sem $$$
Re: Manutenções monza do timm
Enviado: 20 Abr 2012, 22:18
por IRAUPP
A impressão que dá é que a borda da galeria de água do 2° cilindro está comida para dentro do cilindro ficando abaixo do anel de vedação cilindro, e seu 2° pistão parece estar mais limpo, aparencia de estar passando água por alí. Provávelmente na retífica eles terão que soldar alí.
Abraços!
Re: Manutenções monza do timm
Enviado: 21 Abr 2012, 00:14
por Rafaelo
IRAUPP escreveu:A impressão que dá é que a borda da galeria de água do 2° cilindro está comida para dentro do cilindro ficando abaixo do anel de vedação cilindro, e seu 2° pistão parece estar mais limpo, aparencia de estar passando água por alí. Provávelmente na retífica eles terão que soldar alí.
tb percebi isso agora, fala do cabeçote ne? olha ali como ta corroido bem proximo da borda da camara a cor da camara ta bem diferente de todas ta muito oleoso e carbonizado.
timm, é bem normal isso em bloco de "monza" o meu antigo 1.6 vivia com o parafuso do cabeçote enferrujado como o teu, repara na foto com ta enferrujado. esse parafuso fica do lado da bomba. mas isso nao tem a ver com queima da aqua e mistura de oleo. o oleo misturado pode ser do cabeçote que ta corroido.
Carlos, existem sim retifica de comando. mas nao vale apena pq perde a eficiencia e o tratamento termico superficial, ja vi retificadoras fazendo esse serviço oque acho ridiculo do ponto tecnico, mas tem sim.
Re: Manutenções monza do timm
Enviado: 21 Abr 2012, 22:25
por timm_65
A tarde toda limpando, tomara q fique bom
Pra quem achou que ta corroido o bloco, era a foto que nao ficou legal, tirem suas conclusoes, acho q ta normal o bloco

Re: Manutenções monza do timm
Enviado: 21 Abr 2012, 23:06
por Rafaelo
timm o bloco ta intacto, mas oque estamos se referindo e o cabeçote onde a uma corroção onde o iraupp avistou. nao sei se ja levou a retifica mas de uma verificada onde apontamos e tira uma foto mais de perto. provavelmente vinha da li a aqua.
use uma lixa daqua com querosene numero 320 pra deixar opaco a camisa.
Re: Manutenções monza do timm
Enviado: 21 Abr 2012, 23:35
por IRAUPP
Timm, a gente esta falando do cabeçote, você comentou que não havia sinal de junta queimada, se olhar no cilindro 2 nas suas fotos vai perceber que a borda de vedação do cilindro esta corroida (cabeçote), normal mesmo conforme o rafaelo falou no meu foram diversas vezes este problema, provávelmente vão ter que encher de solda alí e em outro pontinho no cilindro 3, questiona na retífica se vão fazer, porque vai precisar se não fizerem logo logo entra agua denovo e você ficará sem saber da onde misturou a agua no oleo. Aí te pergunto, você não usa o glicol na água do radiador né? no meu caso fui perceber a importancia dele no motor do monza por causa deste problema.
Abraço irmão!