Re: MARCHA RUIM APÓS TROCA DE RETENTOR DO TRAMBULADOR
Enviado: 09 Abr 2012, 08:11
Marcelo, se alterar as medidas que colocou diminuindo ou aumentando, a única diferença será que a alavanca ficará mais próxima ou mais afastada do painel. Não mudará em nada nos engates. Para isso, em ponto motor é só deixar a alavanca na posição reta, que deve dar algo próximo dessas medidas e pouco inclinada para direita, que se não houver folga excessiva, os engates serão feitos corretamente.
O que vai mudar os engates é os ajuste feito girando o acoplamento no varão. Esse sim leva a alavanca mais para direita ou mais para esquerda, para centralizar os engates.
O acoplamento a qual me referi é aparte quadrada, com borracha interna, onde está encaixado ao liame que entra na tampa do trambulador do câmbio. Ou seja, a peça que está entre as duas medidas que colocou.
Toda ajuda é válida. Estamos aqui sempre para ajudar e também para aprender. Por isso, quando vemos algo temos que informar se está certo ou está indo para um caminho mais difícil.
Eu digo, pois já ajustei muito esse varão, de carros de amigos que mexeram e não sabiam colocar de volta, ou que há desgaste excessivo no trambulador da alavanca e há dificuldade de engate.
Já aconteceu de eu ter de fazer esse ajuste em um passeio ao Clube de Campo da GM em Jambeiro, onde um participante com SR 85 não conseguia engatar a 1ª marcha, por conta de desgaste. Fiz o ajuste, ficou bom, mas disse para fazer o reparo.
No meu Monza ou quando faço manutenção em outro Monza de amigos ou família, solto a trava do acoplamento justamente para não ter que ajustar depois.
No tópico de troca do retentor criado pelo Marcel Murai, que está neste fórum, eu indico para soltar a trava do acoplamento:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... =14&t=3178
Abs,
Carlos Freire
O que vai mudar os engates é os ajuste feito girando o acoplamento no varão. Esse sim leva a alavanca mais para direita ou mais para esquerda, para centralizar os engates.
O acoplamento a qual me referi é aparte quadrada, com borracha interna, onde está encaixado ao liame que entra na tampa do trambulador do câmbio. Ou seja, a peça que está entre as duas medidas que colocou.
Toda ajuda é válida. Estamos aqui sempre para ajudar e também para aprender. Por isso, quando vemos algo temos que informar se está certo ou está indo para um caminho mais difícil.
Eu digo, pois já ajustei muito esse varão, de carros de amigos que mexeram e não sabiam colocar de volta, ou que há desgaste excessivo no trambulador da alavanca e há dificuldade de engate.
Já aconteceu de eu ter de fazer esse ajuste em um passeio ao Clube de Campo da GM em Jambeiro, onde um participante com SR 85 não conseguia engatar a 1ª marcha, por conta de desgaste. Fiz o ajuste, ficou bom, mas disse para fazer o reparo.
No meu Monza ou quando faço manutenção em outro Monza de amigos ou família, solto a trava do acoplamento justamente para não ter que ajustar depois.
No tópico de troca do retentor criado pelo Marcel Murai, que está neste fórum, eu indico para soltar a trava do acoplamento:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... =14&t=3178
Abs,
Carlos Freire