chrisbergamo escreveu:Nāo preciso fazer o controlar mas ja ouvi dizer que ar quente e melhor pra queima, enquanto aqui no forum o pessoal fala o contrario. O motor ap do carro do meu irmao por exemplo tem um tubo para captar ar quente do escape para jogar junto ao filtro de ar, e olha que o motor e a gasolina. Agradeco a ajuda de todos. Obrigado.
Acara o ar quente é totalmente ruim para o motor, pois quanto mais quente o ar, mais espaço ele ocupara, ou seja menos denso, e quanto mais frio mais denso ele fica e ocupara menor espaço, ou seja quanto mais frio voce "injeta" no cilindro consequentemente vc "injeta" maior volume de ar, e quanto mais volume de ar, melhor é a queima do combustivel e melhor oo rendimento e aproveitamento do mesmo.
E cara o turbo não serve pra jogar ar quente não. Vou explicar a grosso modo como é um turbo.
O Turbo Compressor, possui um eixo que interliga duas "caixas" onde cada uma tem uma turbina, como se fossem helices, a caixa tem forma de caracol para aproveitar a helice. Uma das caixas é a que gera força, e a outra aproveita essa força mandando mais ar na admissão, as duas helices das duas caixas são ligadas no mesmo eixo obviamente, para gerar essa compressão de ar, a caixa "quente" é interligada na saida de escape, ou seja o ar que sai do motor gira a helice da caixa quente, que através do eixo gira a helice da caixa fria que está por sua vez manda ar pra dentro do cilindro. Chama-se caixa quente pois todos sabemos que o ar que sai do motor é quente, e a caixa fria porque ela manda ar frio dentro do motor. Então quanto mais ar passar pela caixa quente, mais ar vai pra dentro, ou seja, o Turbo "aproveita" o escape para gerar uma SOBREALIMENTAÇÃO, por este motivo que os motores turbinados normalmente trabalham em alto giro, pois enchem as turbinas mais facilmente, pois dependendo do tamanho da turbina se andar em baixo giro ela nem funciona, ou seja o motor ira trabalhar como se nem tivesse turbo, e se a turbina for pequena demais ela vai beneficiar somente os baixos giros não tendo ação nenhuma depois de carregada, ou seja em giros altos ela não tera efeito também. O turbo normalmente é escolhido de acordo com a curva de torque de cada motor e dependendo também do que o dono do carro pretende.
Agora o sistema compressor, aproveita a correia dentada do motor para injetar mais ar dentro do motor, a vantagem é que ele atua em toda a faixa de giro, garante muito torque em baixo giro, fora que o acerto é bem mais simples, e não precisa de escape preparado, fora que por não precisar do escape o ar é mais frio ainda que no turbo comum, pois o calor da caixa quente pode passar para a caixa fria e isso prejudica o desempenho, muitos carros tem a turbina refrigerada a óleo como a ex parati do malagoli justamente para evitar que isso aconteça.