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Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 15 Mar 2011, 09:10
por vitor hugo
Sim, a bobina não fabrica energia, ela só transforma, em nenhum momento disse o contrario... Existe sim uma relação de transformação diretamente proporcional ao numero de espiras de fio entre primario e secundario, se tiver uma espira de fio no primario sendo alimentado por 1V e colocar 10 espiras no secundario terá 10v, e, respeitando a potencia do primario terá tbm corrente 10x menor... Mas que a bobina asfaltica já é passado, e que ela é insuficiente pra quem quer preparar é indiscutivel...

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 15 Mar 2011, 09:29
por 500EF
vitor hugo escreveu:Sim, a bobina não fabrica energia, ela só transforma, em nenhum momento disse o contrario...
Ah certo... Eu que devo ter entendido mal isso que você escreveu então... :D

As asfalticas, se não me engano, produzem tensões nas velas na ordem de 6000V, já as plasticas produzem em torno de 15.000, propiciando uma centelha forte mesmo em meio a compressão da mistura no cilindro...


Mas que a bobina asfaltica já é passado, e que ela é insuficiente pra quem quer preparar é indiscutivel...
Porque???

Repito, quem fornece tensão e energia ao sistema É O MÓDULO.

Se você mudar a afirmação para "o sistema original é insuficiente para uma preparação". Aí eu concordo. :smt023

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 15 Mar 2011, 09:52
por vitor hugo
Quanto mais alta a tensão (Volts/força/ddp) aplicada no eletrodo da vela, mais forte sera a intensidade da sentelha, e como o ciclo de compressão e explosão da mistura comprimida acontece muito rapidamente em altos giros, a intensidade da sentelha influencia muito na explosão dentro da camara... Claro que milagre não existe, ninguem aqui deve achar que apenas por trocar a bobina o carro vai ficar fantastico, mas numa prepação o resultado final é obtido numa soma de varios detalhes... Uma experiencia facil de ser feita é conectar uma vela avulsa a funcioanr num dos cabos de vela e observar a intensidade e a cor da sentelha num veiculo com bobina asfaltica e com bobina plastica dessas novas, é notavel a diferença...

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 15 Mar 2011, 10:05
por 500EF
vitor hugo escreveu:Quanto mais alta a tensão (Volts/força/ddp) aplicada no eletrodo da vela, mais forte sera a intensidade da sentelha, e como o ciclo de compressão e explosão da mistura comprimida acontece muito rapidamente em altos giros, a intensidade da sentelha influencia muito na explosão dentro da camara...
Concordo. Mas a deficiência é do sistema e não da bobina.
Claro que milagre não existe, ninguem aqui deve achar que apenas por trocar a bobina o carro vai ficar fantastico, mas numa prepação o resultado final é obtido numa soma de varios detalhes... Uma experiencia facil de ser feita é conectar uma vela avulsa a funcioanr num dos cabos de vela e observar a intensidade e a cor da sentelha num veiculo com bobina asfaltica e com bobina plastica dessas novas, é notavel a diferença...
Isso porque você nunca viu a centelha que sai, nem os gráficos em osciloscópio, de sistemas de ignição quando se usa um módulo forte... hehehe

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 15 Mar 2011, 10:19
por vitor hugo
Sim, concordo que se o modulo alimentar melhor a bobina asfaltica ela vai transformar mais(quase escrevi produzir rsrsrs), mas vai esquentar mais também né... Desde que a uns anos atras, eu e um colega trocamos a bobina orignal do chevette dele e colocamos a plastica e notamos a diferença, sempre aconselho a trocar...

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 15 Mar 2011, 10:45
por 500EF
Uso no meu carro com bobina original a alguns anos. Dá nada não.

Quanto a usar das plásticas, tem que tomar cuidado com a resistência, para não ferrar o módulo original. :wink:

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 15 Mar 2011, 11:27
por TheRipper
Com exceção das caixinhas mágicas de descarga capacitiva, todos os módulos (praticamente 100% dos carros modernos) alimentam a bobina com 12v, então sim, quem define a voltagem na grande maioria dos casos, é a bobina!
Aliás, se descarga capacitiva fosse tão bom, os carros modernos usariam, e eu não conheço nenhum que use :P
A voltagem é alta, mas a duração da centelha é menor do que nos sistemas convencionais (talvez por isso não esquente tanto a bobina asfáltica, que sim, é bem pior do que as plásticas), porque esse sistema entrega toda a energia de uma vez. Qual o problema disso? Se bem no momento da centelha, estiver passando por entre os eletrodos da vela, uma porção de mistura que não esteja com uma boa estequiometria (sim, a mistura, especialmente em baixo giro/carga, não é 100% homogênea), simplesmente não vai queimar. Um gap maior ajuda, mas não elimina o problema. Em sistemas de ignição antigos, não duvido nada que CMPlus e afins proporcionem melhora visível, mas duvido que faça o mesmo num moderno sistema COP (coil on plug), por exemplo. Enfim, isso é papo pra horas de conversa, muitos ensaios em laboratório e afins :P

Re: COMO FAZER O MONZA ANDAR AINDA +

Enviado: 15 Mar 2011, 11:41
por vitor hugo
essa da descarga capacitiva eu to por fora :roll: