chave comutadora

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
mendao
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: chave comutadora

Mensagem não lida por mendao »

Rafaelo .. valeu !
Consegui retirar o comutador mas para o meu azar o problema é no miolo da ignição . A ponta, que encaixa no comutador, quebrou.
Chamei um chaveiro para trocar . Pedi um cilindro de ignição para Monza 91, que é o ano do meu carro . Veio a peça abaixo
Imagem

Quando o chaveiro desmontou o conjunto, que não foi tão facil assim, retirou essa outra peça:
Imagem

Como era somente a ponta e o segredo que interessava , resolvemos trocar os miolos ( dos cilindros ). Foi entao que os nossos miolos ( meu e do chaveiro) começaram a esquentar ! Quem disse que o cilindro entrava ???? :shock:
Nao conseguimos colocar de jeito algum !! Alguma coisa travava . Ele catucou lá por dentro da trava direção e retirou alguns pedaços de metal , uma ponta de um outro cilindro que ja deve ter quebrado anteriormente , uma mola e uma outra pecinha. Estou desconfiado que essa pecinha juntamente com a mola aciona algum mecanismo que agora está impedindo a entrada do cilindro.
detalhe da peça que achamos que está impedindo a entrada do cilindro.
Imagem

O corpo do cilindro para monza 91 , o primeiro da foto, encaixa, mas estou com receio que a trava de direção possa vir travar de repente. Como elimino ela ? Existe algum segredo em colocar o cilindro no lugar ? Chave no estagio 2, direção trava ou destravada ? :smt017
Estou mesmo precisando de ajuda !! Alguem ja passou por isso ? Qual solução ???

peças retiradas de dentro da trava de direção

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se quebrou a ponta do miolo de chaves, melhor trocar também o comutador, que pode estar pesado para virar.

As peças soltas me parece ser da trava do volante. Normalmente quebra ou quebram ao tentar colocar o miolo sem seguir os procedimentos. Para colocar, o miolo deve estar com a chave virada na posição II. Se não fizer assim ele não entra.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

o melhor nesse caso é tambem trocar o estojo do cilindro tb. eu sei que tem da arteb pra coluna fixa. pelo visto como o carlos falou me parece que quebrou algo da trava.

http://www.ibiubi.com.br/produtos/cilin ... ID1860642/

vale apena original assim por 50,00 nao se acha todo dia so precisa saber se é da coluna movel. desmontem o estojo antes e verifica se ta quebrado se tiver ja tem a peça pra comprar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
feaaar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por feaaar »

Aconselho tbm sempre andar com um comutador extra no porta luvas, nao e caro e se quebrar te deixa na mao.

Os monzas modelo 89 possui essa trava de volante? no meu não tem não
mendao
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Senhores, grato pelas respostas !

Carlos... por segurança, irei seguir teu conselho e comprar outro comutador .
Hoje pela manha o chaveiro voltou a minha casa e as peças, menos a mola, segundo ele, fazem parte do conjunto do miolo e não da trava. A mola ele nao soube dizer.
Nao conseguimos nada e amanha irei fazer um furo na trava do volante par abaixar a peça que indiquei na foto.

Rafaelo.. como é que vou remover essa peça ???? Danou-se !! Para piorar , o estojo anunciado ja foi removido . A coluna de direção é movel. Alguma ideia de onde posso encontrar ? Tem com remover a trava da direção ? Alguma dica ?
O volante tem que estar travado ou não para inserir o miolo ?

Feaaar.. que eu saiba todo carro tem trava de volante .
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

mendao, deve ta tudo no manual de reparo nao lembro de cabeça como se tira a carcaça. tae a peça novinha pra tua coluna.

http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=10994
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
mendao
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Valeu, parceiro ! Amanha verei o que vai dar . Se for o caso compro a trava e depois vejo como vou substitui-la ! Algum mecanico da cidade deve saber .
Obrigadão ! :smt023
lobo2
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por lobo2 »

Boa noite!

O volante não pode estar travado. Se estiver, só vai complicar ainda mais as coisas. Até onde eu sei, pro seu carro realmente deve-se usar o cilindro da primeira foto. O da segunda foto é para os monzas mais antigos. Mas, vai saber pq o seu estava com o outro... Em geral, veja bem, em geral... Mesmo que a carcaça da trava estiver com uma parte do canto esquerdo dentro quebrada, não tem perigo. Só vai acontecer da trava acionar no momento que voltar toda a chave, sem a necessidade de tirar a chave. Desde que vc esteja ciente disso, não costuma ter problemas. Mas, como disse, deve-se avaliar bem a peça para ter certeza que não há nada de sério errado com ela. Isso infelizmente não é possível fazer por internet e o chaveiro que está fazendo o serviço deve ter a capacidade para avaliar isso.
Para colocar o cilindro de volta, com um arame fino mas rígido o suficiente para segurar a trava abaixada, passe ele pelo furo por onde sai o eixo que vai para o comutador segure a trava de direção abaixada. Acho que um pedaço de mola do acelerador do carburador de fusca dá certo para fazer isso.
Coloque o cilindro de ignição na posição em que seja possível abaixar por completo a trava (do cilindro em si, que prende ele no lugar).
Com cuidado para não deixar a trava escapar do arame que está a segurando para baixo, coloque o cilindro no lugar, sempre observando se o arame não está prendendo e se não quebrou nenhum pedaço da ponta do arame na hora da montagem dentro da trava.
Pronto... É isso. Em alguns casos, só deixar o volante destravado que o cilindro já entra no lugar.
Existem casos que não dá para fazer nada disso, como aconteceu com o meu carro. Aí tem que fazer um furo bem pequeno na carcaça da trava para poder segurá-la para baixo na hora de instalar o cilindro...
Espero que consiga entender essas instruções confusas. :smt023
Imagem
Responder