Regunlar as velas ajuda no desempenho e consumo?
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Quanto mais aberto o GAP das velas, melhor é a queima e mais rápida é a frente de chama. E isso se traduz em mais economia e mais torque em todas as faixas.
Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..
Com o sistema original, o ideal é usar a abertura recomendada no manual, e manter velas, cabos e bobina bons.
A menos que você tenha um módulo externo para amplificar as centelhas (MSD, CMRacing, TechRacing, etc.). Aí sim você pode abusar do gap, desde que melhore o isolamento dos cabos e das velas, para a centelha não resolver "pular" em outro lugar mais fácil que dentro do cilindro, o que também acarreta em falha.
Pessoalmente, prefiro as velas NGK (BPR5ES para monza injetado à gasolina ou BP5ES para os carburados à gasolina) que as BOSCH.
Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..
Com o sistema original, o ideal é usar a abertura recomendada no manual, e manter velas, cabos e bobina bons.
A menos que você tenha um módulo externo para amplificar as centelhas (MSD, CMRacing, TechRacing, etc.). Aí sim você pode abusar do gap, desde que melhore o isolamento dos cabos e das velas, para a centelha não resolver "pular" em outro lugar mais fácil que dentro do cilindro, o que também acarreta em falha.
Pessoalmente, prefiro as velas NGK (BPR5ES para monza injetado à gasolina ou BP5ES para os carburados à gasolina) que as BOSCH.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
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o meu carro não está fazendo nem 5 km/1 na cidade, na pista ele tem feito em média 8 km/1...Diego Paiva escreveu:rgalvaolott escreveu:(...) ando sozinho ou com minha namorada que por sinal é magra e gostosinha! (...)![]()
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6.1 no alcool é uma excelente média na cidade!
A valvula termostática faz diferença mesmo... troquei a minha e deu pra sentir o carro um POUCO mais economico.
tem algo a ver com a má regulagem do carburador? já que ele está soltando cromos internos, preciso substituí-lo, só que agora não há a mínima possibilidade...

abs!
Beto S.
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"Esporte é droga, pratique guitarra..." Frank Zappa
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Tbm so uso NGK500EF escreveu:Quanto mais aberto o GAP das velas, melhor é a queima e mais rápida é a frente de chama. E isso se traduz em mais economia e mais torque em todas as faixas.
Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..
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Pessoalmente, prefiro as velas NGK (BPR5ES para monza injetado à gasolina ou BP5ES para os carburados à gasolina) que as BOSCH.

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Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
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- Robson Lott
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Mas e se a bobina tiver com o comportamento como a minha? (esquentar de vez em quando...) isso acarreta em alguma perda de rendimento ou bebedeira??? E se eu colocar uma bobina com especificação de "alguma coisa" mais forte que a original??? A bobina nova em relação à velha mesmo que mantenha então a especificação original, trará algo de diferente??? Isso acarreta em que?500EF escreveu:Quanto mais aberto o GAP das velas, melhor é a queima e mais rápida é a frente de chama. E isso se traduz em mais economia e mais torque em todas as faixas.
Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..
Com o sistema original, o ideal é usar a abertura recomendada no manual, e manter velas, cabos e bobina bons.
A menos que você tenha um módulo externo para amplificar as centelhas (MSD, CMRacing, TechRacing, etc.). Aí sim você pode abusar do gap, desde que melhore o isolamento dos cabos e das velas, para a centelha não resolver "pular" em outro lugar mais fácil que dentro do cilindro, o que também acarreta em falha.
Pessoalmente, prefiro as velas NGK (BPR5ES para monza injetado à gasolina ou BP5ES para os carburados à gasolina) que as BOSCH.
Vc verificou aqueles detalhes que eu citei anteriormente??? TODOS eles mais alguns que eu to descobrindo podem influenciar no consumo do seu Pinguço...Beto escreveu:o meu carro não está fazendo nem 5 km/1 na cidade, na pista ele tem feito em média 8 km/1...Diego Paiva escreveu:rgalvaolott escreveu:(...) ando sozinho ou com minha namorada que por sinal é magra e gostosinha! (...)![]()
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6.1 no alcool é uma excelente média na cidade!
A valvula termostática faz diferença mesmo... troquei a minha e deu pra sentir o carro um POUCO mais economico.
tem algo a ver com a má regulagem do carburador? já que ele está soltando cromos internos, preciso substituí-lo, só que agora não há a mínima possibilidade...
abs!
às vezes, se vc verificar numa oficina especializada em carburadores, eles podem refazer o seu... O meu eu paguei 280 pra:
-banho quimico
-niquelagem
-troca de juntas, agulhas, diafragmas e válvulas
-embuchamento dos 2 eixos
e gostei muito! até hj, fiz 2 regulagens da mistura só mesmo por implicância, mas ele responde "na hora" quando se pisa no acelerador e a marcha lenta, todo mundo elogia q ela tá lisinha e mantendo 900rpm
Eu usaria qqr que seje Bosch, NGK ou ACDelco, mas o vendedor da auto-peças que tem originais GM aki em BH me fez por 30 conto a ACDelco, aí "eu gostchei!!!"Diego Paiva escreveu:Tbm so uso NGK500EF escreveu:Quanto mais aberto o GAP das velas, melhor é a queima e mais rápida é a frente de chama. E isso se traduz em mais economia e mais torque em todas as faixas.
Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..
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* 20/11/18 146K km e contando...
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* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

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- Robson Lott
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Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..
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Beto escreveu:o meu carro não está fazendo nem 5 km/1 na cidade, na pista ele tem feito em média 8 km/1...Diego Paiva escreveu:rgalvaolott escreveu:(...) ando sozinho ou com minha namorada que por sinal é magra e gostosinha! (...)![]()
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E o meu que na ultima medição deu exatos 3.8km/l :evil:
o meu carbura tbm ta condenado. ta soltando umas fiapinhas tbm.
galvao vc pagou 280 reais. mas acho que com essa grana dava pra pegar um em bom estado numa sucata. será que nao eh mais negocio?
essa semana eu vou trocar o filtro e dar uma limpeza no carburador pra ve oq acontece..
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- MODERADOR
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Putz, vcs não usaram ainda o NGK Green BPR5EY ?? Essa vela é o bicho.
meu carro só fazia 5~6 na cidade a gasosa. com essa vela pulou pra 7.5~8.
Olha que nem tinha regulado o Gap. comprei e pus lá. E se tivesse calibrado?
meu carro só fazia 5~6 na cidade a gasosa. com essa vela pulou pra 7.5~8.
Olha que nem tinha regulado o Gap. comprei e pus lá. E se tivesse calibrado?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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- Carlos A. Freire
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- Modelo: Monza GLS
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- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Eu também utilizo a vela NGK GREEN PLUG BPR5EY (gasolina) há muito tempo no meu Monza. Devo lembrar que a abertura dos eletrôdos dessa vela para o Monza é recomendado 0,8mm não 1,1mm como a BPR5ES-11.Marcel Murai escreveu:Putz, vcs não usaram ainda o NGK Green BPR5EY ?? Essa vela é o bicho.
meu carro só fazia 5~6 na cidade a gasosa. com essa vela pulou pra 7.5~8.
Olha que nem tinha regulado o Gap. comprei e pus lá. E se tivesse calibrado?
Para as velas Bosch é recomendado 0,8mm de abertura para Monza, mas prefiro sempre NGK.
A vela NGK green plug é a fornecedora da AC Delco (vela original GM)
Abs,
Carlos Freire