Ar-Condicionado Ecologico (GELO)

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Diego_na_nett
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar-Condicionado Ecologico (GELO)

Mensagem não lida por Diego_na_nett »

Vi na Internet,um Peltier de 50 reais,que consome na faixa dos 9A...acredito que se esfriar bem e um Dissipador para espalhar a temperatura fria,deve ser algo mais viavem,se é que com esse preço de 50 reais consigo algo funcional.
Mas no caso,eu usaria Gelo comum mesmo...Saindo de casa,eu encho a caixa de gelo,fecho os vidros e deixo o ar ligado...derreteu todo o gelo e esquentou denovo a cabine,abro os vidros...sem problemas,afinal isso não é bem para ser um arcondicionado,é apenas uma Solução Alternativa!
Monza GL 2.0 E.F.I /110cv - Cinza 2p
Menos de 30.000km rodados!
Monzeiros - Muitos nos Vêem, Poucos nos Acompanham...
Vendo meu Monza,mande MP ;)
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Na Galley (cozinha) do avião onde passei muitos anos de minha vida voando, havia uma geladeira onde se usava gelo sêco.
Por motivos econômicos e dificuldade de se conseguir gelo sêco, usávamos gelo comum mesmo, mas a eficiência no resfriamento não se compara.
A cabine de um avião é fechada, mais que a de um Monza. :smt017

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Na Galley (cozinha) do avião onde passei muitos anos de minha vida voando, havia uma geladeira onde se usava gelo sêco.
Por motivos econômicos e dificuldade de se conseguir gelo sêco, usávamos gelo comum mesmo, mas a eficiência no resfriamento não se compara.
A cabine de um avião é fechada, mais que a de um Monza. :smt017

Abraços
Luiz tudo bem, mas tem que ver uma coisa, a geladeira era fechada certo? so abria quando era preciso e vitando que o gas se espalha-se pelo ambiente. ate ae otimo sem problemas.

mas se for exposto o gelo seco liberando gas, apenas como troca de calor e num lugar fechado como o carro e suicidio na certa, teria o mesmo efeito de botar o monoxido de carbono e se matar por sufocamento. tem ate aviso de segurança dizendo que nao se pode usar gelo seco em lugares fechado, inclusive num item citando automoveis(transporte). lembro que esses dia vi na sky a fabricação do gel o seco e avisava do risco de intoxicação.

eu particulamente nao acho uma boa ideia usa isso em lugar fechado sem ventilação. agora se a ideia for fazer um sistema selado como o gas refrigerante assim seriar interesante e valido caso seja viavel.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego_na_nett
Membro GL (Ní­vel 2)

Bom,a idéia é não gastar dinheiro diário...nem que eu gaste uma pequena quantia para cria-lo,mas que não de gastos...Tipo de "aumento de consumo de combustivel" ou comprar gelo,ou manutencao de ar...

Alguém que entenda ou ja conhece peltier,pode me recomendar algum?
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

eu ja pensei em adapitar um tipo de filtro no ar condicioado do monza..
sera q é possivel????
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por kuhfuss »

Diego_na_nett escreveu:Bom,a idéia é não gastar dinheiro diário...nem que eu gaste uma pequena quantia para cria-lo,mas que não de gastos...Tipo de "aumento de consumo de combustivel" ou comprar gelo,ou manutencao de ar...

Alguém que entenda ou ja conhece peltier,pode me recomendar algum?
Eu fiz esse sistema do gelo no meu golzinho quadrado preto. Só que eu usei 5% de etileno glicol no volume total da água para não congelar, foi um experimento que deu certo, eu usava uma caixa de isopor onde eu coloquei uma mangueira de plástico fininha em volta da rodeando toda a caixa por dentro e a caixa eu enchia com pedras de gelo e água. Seccionei uma das mangueiras (já do lado de fora da caixa) e adaptei uma bombinha de limpador de para brisa de 12V (para fazer a água circular). levei essas mangueirinhas até dentro do carro na caixa de ventilação e coloquei uma serpentina miudinha de balcao frigorífico que arrumei numa casa de conserto de geladeiras, isolei toda a mangueirinha e os dutos de ventilação do carro. O que resfriava o ar não era o gelo em si, e sim aguá que circulava na mangueirinha.

Esse meu sistema tinha autonomia de mais ou menos 1:30h, dependendo da velocidade do ar e da temperatura externa, eu só não conseguia baixar muito a insuflação de ar o máximo que eu consegui era 11ºC de insuflamento.

Creio que se eu tivesse como adaptar uma caixa de isopor de cerveja :mrgreen: eu aumentaria meu volume de gelo e consequentemente minha autonomia.

Uma pena eu não ter mais fotos deste projeto, pois perdi tudo em uma mudança, estava tudo em CD. :smt010 .

Mas vá em frente que dá certo :smt023
A pé!!!
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por kuhfuss »

dbzronaldo escreveu:eu ja pensei em adapitar um tipo de filtro no ar condicioado do monza..
sera q é possivel????
Não há problema algum, entretanto o filtro de ar de todo sistema de ar condicionado deve ser, de preferência adaptado próximo ao evaporador (serpentina), como o acesso ao evaporadores dos carros é uma ... (principalmente o do monza) só vai ficar ruim para efeturar a troca, vc pode optar por filtros de outros veículos não ondulados e sim planos.

sds.
A pé!!!
Diego_na_nett
Membro GL (Ní­vel 2)

Vo tenta fazer com gelo comum do geito que imagino,depois eu vo melhorando e posto os resultados.
Responder