ola Nilson, antes de mais nada nao se sinta ofendido é minha opinao particular. não se ja me conhece, mas mexo com programador de motores e desenvolvedor na area de ECU programavel atualmente, ja mexo com isso a um tempo e agora estou num segmento mais tecnico que é o desenvolvimento de ECU, entao é normal eu ter uma opinao mais firme a respeito disso por conhecer como é fabricado e programado uma ECU e um motor, em especial esse que tu tem, nao leve isso como um ponto negativo ok? estamos aqui pra esclarecer e nao ocultar informaçao.
como tu fez com imobilizador? tu desativou na ECU(re-programação) ou fez travamento do dispositivo utilizando o dispositivo com a chave ligada(transponder) o tempo todo e deixou escondido em um canto? e a coleta do rpm tu fez como, se a saida é digital da ECU? usou a tecnica dos diodos nas bobinas retirada do manual da MS? e o catalisador ta usando ambos ou um so? como fez pra utilizar as duas sonda lambda? uma delas é obrigatorio do catalisador pra funcionar sem gerar falhas, e o sensor de velocidade que pede 29 pulsos como tu fez? o restante é ate simples.
fiquei bastante curioso nesses detalhes.
Nilton Cezar escreveu:Boa noite Rafaelo, essa ecu é mais simples do que você pensa para ser instalada, até mais pratico e fácil que a MS, pois não exige regulagem ou alteração nas configurações do motor.
ola Nilson, sim, ela ja esta pronta pro motor N20XF que tu chama de vectra e astra, a ECU programavel tem que ter conhecimento de engenharia mecanica e um pouco de eletronica. mas sao objetivos totalmente diferentes, é so tu olhar meus videos que vai entender o porque.
Nilton Cezar escreveu:Este projeto original, usa imobilizador, usa dois catalizadores, e tudo feito de forma simples e eficiente, que qualquer oficina que tenha aparelho consegue fazer o diagnóstico do sistema, ao contrario da MS.
realmente falou tudo, ao contrario da MS. na ECU programavel nao precisa nada disso. é mais simples do que esta adaptando esses itens. na MS não se precisa de sensor de velocidade . nem sonda. nem catalisador. nem scanner. nem imobilizador. nem pedal eletronico. so precisa de conhecimento pra programar um motor virgem, mas como falei antes, sao objetivos diferentes e com retornos diferentes.
Nilton Cezar escreveu:
Outro ponto positivo é: posso usar etanol ou gasolina em qualquer proporção, sem necessidade de ter que reprogramar o carro, basta abastecer que o carro reconhece e altera o sistema de alimentação e injeção.
Trabalhamos com projetos especiais e a GM nos fornece motores e centrais eletrônica, sem perda de garantia.
a MS pode fazer o mesmo Nilton, isso se chama mistura em malha fechada. essa bosch é usado algoritmo, e a MS é mais real, ja que usa sensor mesmo na linha. ou tu pode fazer como eu vou fazer, duas configuraçao alc ou gasolina, assim se tira o maximo de proveito de ambos, coisa que o flex nao tira. flex nao é bom nos dois combustivel, nao tem que como fazer isso sem sacrificar alguma coisa. ja monocombustivel sim, se tira mais vantagem disso. não vem o caso explicar.
Nilton Cezar escreveu:
Um dos nossos projetos foi: "Calhambeque do Roberto Carlos" que usou motor 2.2 e foi regularizado junto ao inmetro e sorteado pela Nestle.
Meu monza tb foi regularizado e aprovado, portanto a aprovação dos orgãos competentes por si só diz a qualidade do serviço.
legal Nilton, e como fez com a legislação da potencia acima de 10% ? como foi aprovado se é lei nao permite ter mais de 10% da potencia original. fiquei curioso tambem... pq nao legalizei meu motor ainda.
Nilton Cezar escreveu:Entendo e respeito que você opta pela MS, mas citar uma ECU original como adaptação duvidosa ou trabalhosa é forçar e desmerecer um pouquinho a engenharia original.
aonde tu leu que eu disse
adaptação duvidosa ? não começa a inverta coisa. repito! usar ECU de outros carros em carros que nao foi projetado gera adaptaçao e eu conheço bem elas. tanto é que sempre recomendo quem for atualizar o motor que usem ECU prog por nao exigir nada do que falei acima. diferente de uma ECU OEM como a bosch 7.9.9 do N20XF. e sobre a engenharia original dela, no dia que essa ECU fizer oque eu venho fazendo na minha MS eu mudo de opinao. :smt023
Nilton Cezar escreveu:Os engenheiros estudaram anos para montar esse sistema e a quantidade de veículos vendidos e que usam ecu original é enorme e prova a qualidade.
Novamente digo, respeito sua opinião, mas tenho certeza que o sistema original é muito mais pratico e não deixa na mão e qualquer oficina consegue diagnosticar e corrigir eventuais falhas.
Se estiver buscando um carro com regulagem diferenciada, aí sim a melhor opção é injeção programável e este não era o interesse do meu projeto.
as vezes esse estudo nao é o sufiente e isso nao dizer absulutamente nada! ate pq esse motor saiu da fabrica em 09 batendo pino. e ate onde sei esse motor no modo E100 pra partir no frio com 14° ja pedi injetada de gasolina. o meu com 8° pega de primeira rapidamente. novamente eu te falo, quando essa ECU atingir meus ganhos eu vou achar ela interessante. no momento é so mais uma ECU flex.
ECU prog quando projetada pra um determinado projeto seja ele de adaptaçao ou original(como é meu caso, não precisei adaptar quase nada) é muito seguro. ECU OEM falham da mesma forma, e as prog sao projetadas da mesma forma que uma OEM. entao nao é desculpa. conheço gente que fez mais de 60,000 km com prog sem gerar um unico problema. e caso aconteça é so ligar o PC pra verificar o problema. coisa que na OEM precisa de um scanner, e por muitas vezes so tem em oficina. um PC tem no quarto
não me interprete mal Nilton.