Boa noite, o ponteiro ficou trabalhando ao contrario usando o sinal do módulo, assim que sobrar um tempo farei a troca do sensor. Com isso será corrigido essa falha. Abraços500EF escreveu:Só vi o primeiro e achei estranho ficar sempre com a temperatura no vermelho...
Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Monza SR 86/86 2.0 8v 140Cv, preto formal vidro trava, direção escamoteável, ar quente. freio a disco nas 4 rodas.
-
- Membro GL (Nível 2)
Boa noite Rafaelo, essa ecu é mais simples do que você pensa para ser instalada, até mais pratico e fácil que a MS, pois não exige regulagem ou alteração nas configurações do motor.Rafaelo escreveu:interessante, ja tinha visto.
é uma coisa que nao me atrai muito essas adaptaçoes. prefiro projetos originais projetado pra um determinado modelo nao de fabrica, essa ECU geram muita adaptaçao, catalisador, imobilizador, fiação, filtro, sensores, etc. mas ficou bem legal olhando por cima.
Este projeto original, usa imobilizador, usa dois catalizadores, e tudo feito de forma simples e eficiente, que qualquer oficina que tenha aparelho consegue fazer o diagnóstico do sistema, ao contrario da MS.
Outro ponto positivo é: posso usar etanol ou gasolina em qualquer proporção, sem necessidade de ter que reprogramar o carro, basta abastecer que o carro reconhece e altera o sistema de alimentação e injeção.
Trabalhamos com projetos especiais e a GM nos fornece motores e centrais eletrônica, sem perda de garantia.
Um dos nossos projetos foi: "Calhambeque do Roberto Carlos" que usou motor 2.2 e foi regularizado junto ao inmetro e sorteado pela Nestle.
Meu monza tb foi regularizado e aprovado, portanto a aprovação dos orgãos competentes por si só diz a qualidade do serviço.
Entendo e respeito que você opta pela MS, mas citar uma ECU original como adaptação duvidosa ou trabalhosa é forçar e desmerecer um pouquinho a engenharia original.
Os engenheiros estudaram anos para montar esse sistema e a quantidade de veículos vendidos e que usam ecu original é enorme e prova a qualidade.
Novamente digo, respeito sua opinião, mas tenho certeza que o sistema original é muito mais pratico e não deixa na mão e qualquer oficina consegue diagnosticar e corrigir eventuais falhas.
Se estiver buscando um carro com regulagem diferenciada, aí sim a melhor opção é injeção programável e este não era o interesse do meu projeto.
Abraços .
Monza SR 86/86 2.0 8v 140Cv, preto formal vidro trava, direção escamoteável, ar quente. freio a disco nas 4 rodas.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
ola Nilson, antes de mais nada nao se sinta ofendido é minha opinao particular. não se ja me conhece, mas mexo com programador de motores e desenvolvedor na area de ECU programavel atualmente, ja mexo com isso a um tempo e agora estou num segmento mais tecnico que é o desenvolvimento de ECU, entao é normal eu ter uma opinao mais firme a respeito disso por conhecer como é fabricado e programado uma ECU e um motor, em especial esse que tu tem, nao leve isso como um ponto negativo ok? estamos aqui pra esclarecer e nao ocultar informaçao.
como tu fez com imobilizador? tu desativou na ECU(re-programação) ou fez travamento do dispositivo utilizando o dispositivo com a chave ligada(transponder) o tempo todo e deixou escondido em um canto? e a coleta do rpm tu fez como, se a saida é digital da ECU? usou a tecnica dos diodos nas bobinas retirada do manual da MS? e o catalisador ta usando ambos ou um so? como fez pra utilizar as duas sonda lambda? uma delas é obrigatorio do catalisador pra funcionar sem gerar falhas, e o sensor de velocidade que pede 29 pulsos como tu fez? o restante é ate simples.
fiquei bastante curioso nesses detalhes.
ECU prog quando projetada pra um determinado projeto seja ele de adaptaçao ou original(como é meu caso, não precisei adaptar quase nada) é muito seguro. ECU OEM falham da mesma forma, e as prog sao projetadas da mesma forma que uma OEM. entao nao é desculpa. conheço gente que fez mais de 60,000 km com prog sem gerar um unico problema. e caso aconteça é so ligar o PC pra verificar o problema. coisa que na OEM precisa de um scanner, e por muitas vezes so tem em oficina. um PC tem no quarto
não me interprete mal Nilton.
como tu fez com imobilizador? tu desativou na ECU(re-programação) ou fez travamento do dispositivo utilizando o dispositivo com a chave ligada(transponder) o tempo todo e deixou escondido em um canto? e a coleta do rpm tu fez como, se a saida é digital da ECU? usou a tecnica dos diodos nas bobinas retirada do manual da MS? e o catalisador ta usando ambos ou um so? como fez pra utilizar as duas sonda lambda? uma delas é obrigatorio do catalisador pra funcionar sem gerar falhas, e o sensor de velocidade que pede 29 pulsos como tu fez? o restante é ate simples.
fiquei bastante curioso nesses detalhes.
ola Nilson, sim, ela ja esta pronta pro motor N20XF que tu chama de vectra e astra, a ECU programavel tem que ter conhecimento de engenharia mecanica e um pouco de eletronica. mas sao objetivos totalmente diferentes, é so tu olhar meus videos que vai entender o porque.Nilton Cezar escreveu:Boa noite Rafaelo, essa ecu é mais simples do que você pensa para ser instalada, até mais pratico e fácil que a MS, pois não exige regulagem ou alteração nas configurações do motor.
realmente falou tudo, ao contrario da MS. na ECU programavel nao precisa nada disso. é mais simples do que esta adaptando esses itens. na MS não se precisa de sensor de velocidade . nem sonda. nem catalisador. nem scanner. nem imobilizador. nem pedal eletronico. so precisa de conhecimento pra programar um motor virgem, mas como falei antes, sao objetivos diferentes e com retornos diferentes.Nilton Cezar escreveu:Este projeto original, usa imobilizador, usa dois catalizadores, e tudo feito de forma simples e eficiente, que qualquer oficina que tenha aparelho consegue fazer o diagnóstico do sistema, ao contrario da MS.
a MS pode fazer o mesmo Nilton, isso se chama mistura em malha fechada. essa bosch é usado algoritmo, e a MS é mais real, ja que usa sensor mesmo na linha. ou tu pode fazer como eu vou fazer, duas configuraçao alc ou gasolina, assim se tira o maximo de proveito de ambos, coisa que o flex nao tira. flex nao é bom nos dois combustivel, nao tem que como fazer isso sem sacrificar alguma coisa. ja monocombustivel sim, se tira mais vantagem disso. não vem o caso explicar.Nilton Cezar escreveu: Outro ponto positivo é: posso usar etanol ou gasolina em qualquer proporção, sem necessidade de ter que reprogramar o carro, basta abastecer que o carro reconhece e altera o sistema de alimentação e injeção.
Trabalhamos com projetos especiais e a GM nos fornece motores e centrais eletrônica, sem perda de garantia.
legal Nilton, e como fez com a legislação da potencia acima de 10% ? como foi aprovado se é lei nao permite ter mais de 10% da potencia original. fiquei curioso tambem... pq nao legalizei meu motor ainda.Nilton Cezar escreveu: Um dos nossos projetos foi: "Calhambeque do Roberto Carlos" que usou motor 2.2 e foi regularizado junto ao inmetro e sorteado pela Nestle.
Meu monza tb foi regularizado e aprovado, portanto a aprovação dos orgãos competentes por si só diz a qualidade do serviço.
aonde tu leu que eu disse adaptação duvidosa ? não começa a inverta coisa. repito! usar ECU de outros carros em carros que nao foi projetado gera adaptaçao e eu conheço bem elas. tanto é que sempre recomendo quem for atualizar o motor que usem ECU prog por nao exigir nada do que falei acima. diferente de uma ECU OEM como a bosch 7.9.9 do N20XF. e sobre a engenharia original dela, no dia que essa ECU fizer oque eu venho fazendo na minha MS eu mudo de opinao. :smt023Nilton Cezar escreveu:Entendo e respeito que você opta pela MS, mas citar uma ECU original como adaptação duvidosa ou trabalhosa é forçar e desmerecer um pouquinho a engenharia original.
as vezes esse estudo nao é o sufiente e isso nao dizer absulutamente nada! ate pq esse motor saiu da fabrica em 09 batendo pino. e ate onde sei esse motor no modo E100 pra partir no frio com 14° ja pedi injetada de gasolina. o meu com 8° pega de primeira rapidamente. novamente eu te falo, quando essa ECU atingir meus ganhos eu vou achar ela interessante. no momento é so mais uma ECU flex.Nilton Cezar escreveu:Os engenheiros estudaram anos para montar esse sistema e a quantidade de veículos vendidos e que usam ecu original é enorme e prova a qualidade.
Novamente digo, respeito sua opinião, mas tenho certeza que o sistema original é muito mais pratico e não deixa na mão e qualquer oficina consegue diagnosticar e corrigir eventuais falhas.
Se estiver buscando um carro com regulagem diferenciada, aí sim a melhor opção é injeção programável e este não era o interesse do meu projeto.
ECU prog quando projetada pra um determinado projeto seja ele de adaptaçao ou original(como é meu caso, não precisei adaptar quase nada) é muito seguro. ECU OEM falham da mesma forma, e as prog sao projetadas da mesma forma que uma OEM. entao nao é desculpa. conheço gente que fez mais de 60,000 km com prog sem gerar um unico problema. e caso aconteça é so ligar o PC pra verificar o problema. coisa que na OEM precisa de um scanner, e por muitas vezes so tem em oficina. um PC tem no quarto

não me interprete mal Nilton.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Este é um ponto de divergência antigo nosso.
Eu também sou adepto de usar sistema de injeção original.
Eu também sou adepto de usar sistema de injeção original.

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
ECU original é boa, o problema é ser flex, essa de que aceita ambos os combustíveis e até mesmo uma mistura deles em qualquer proporção, é que fod3 com o consumo e muito mais no motor...
Agora se pegar um carro desses como o Eduardo fez e dar um trato no motor pra andar melhor só no álcool aí sim fica show também...
Eduardo o Rafaelo quer dizer o seguinte...
Vou pegar meu caso - Digamos que eu vou começar a injetar meu motor, e escolho uma injeção OEM, como que eu faria com o sensor de fase, que nos modernos é por roda fonica, o meu não tem... Só nesse ponto já esbarrei num ponto bem crítico e chato. Fazer adaptações e gambiarras externas como já vi???
Com uma programável eu passaria meu motor de EFI pra MPFI com um monte de técnologias à mais porém nessas dificuldades mecânicas seriam contornadas facilmente, eu poderia continuar usando o distribuidor com sensor hall...
Entendeu?
Agora pra quem comprou um motor todo já com sua injeção toda, aí sim, fica fácil, pois o motor já é apropriado, dai não tem o que teimar...
O Rafaelo é um caso desse, ele poderia por uma ECU OEM mas é que o cara curte aperfeiçoar as coisas né...
Agora se pegar um carro desses como o Eduardo fez e dar um trato no motor pra andar melhor só no álcool aí sim fica show também...
Eduardo o Rafaelo quer dizer o seguinte...
Vou pegar meu caso - Digamos que eu vou começar a injetar meu motor, e escolho uma injeção OEM, como que eu faria com o sensor de fase, que nos modernos é por roda fonica, o meu não tem... Só nesse ponto já esbarrei num ponto bem crítico e chato. Fazer adaptações e gambiarras externas como já vi???
Com uma programável eu passaria meu motor de EFI pra MPFI com um monte de técnologias à mais porém nessas dificuldades mecânicas seriam contornadas facilmente, eu poderia continuar usando o distribuidor com sensor hall...
Entendeu?
Agora pra quem comprou um motor todo já com sua injeção toda, aí sim, fica fácil, pois o motor já é apropriado, dai não tem o que teimar...
O Rafaelo é um caso desse, ele poderia por uma ECU OEM mas é que o cara curte aperfeiçoar as coisas né...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
infelizmente essas ECU de fabrica nao sao melhor aproveitamento do motor. qualquer ajuste tem que fazer uma manobra do capeta a vazao e o avanço sao bons exemplos disso, na programavel é so apertar um botao e ta feito o ajuste e a correção, na OEM tem que reprogramar ou apelar pra adaptaçoes como aumentar vazao de injetor e mudar o sensor de posiçao, reprogramar e tudo isso eu faço de graça com um apertar de dedo. infelizmente quem nao tem uma nao sabe como funciona na pratica.
fora que elas sao projetadas pra nao ter um ganho total do motor(eles deixam a folga), eu mesmo ja provei isso em varios videos. e ainda nao terminei, quando chegar o GPS de telemetria da MS e quando for o momento voces vao ve oque se pode fazer com uma IE prog. com esse equipamento se obtem recursos infinitos coisa que a OEM de fabrica passa longe.
sem esquecer que ECU OEM pedem adaptações. a programavel nao precisa, eu mesmo sou a prova disso, pra por o N20XF completo usei 98% do motor original e 2% de adaptação(valvula corretora do ar). não precisei por 2 sondas, nao precisei por VSS, nao precisei por imobilizador, nao precisei ligar trocentos fios e rele, nao preciso usar scannner algum pra apagar erro de memoria, nao precisei adaptar pedal eletronico. resumidamente eu tenho mais liberdade na programavel, a programavel so é ruim pra quem nao conhece um funcionamento de um motor, ou quem é amador no ramo, ou ainda apenas usuario que paga pra alguem fazer, ae o negocio é mais tecnico e nao pra quem ta começando. entao tem que se entender isso que IE prog é uma coisa e IE OEM(projetada uma um UNICO projeto) é outra coisa.
não adianta Vinicius o Eduardo é um cara fechado que nao entende as coisa que falamos... se um dia ele mesmo programa-se um motor virgem saberia a diferença. mandar os outros fazer nao adianta nada. TODOS que eu conheço que eram como voces e hoje programam motores virgem sao bem pra frentes. negocio é não se bitolar.
isso mesmo Vinicius, tu entendeu a logica da programavel. e isso é um exemplo entre milhares, se tu troca-se o comando por um esportivo tu poderia tirar o embaralhamento com ele, aumentar a linha de corte de giro, esticar os mapas pra areas mais altas. e por ae vai
a MS por exemplo, pode ser usar o HEI ORIGINALMENTE, pode usar Hall(meu caso), pode usar distribuidor aranha, pode usar otico, pode usar indutivo(95% dos casos) ou seja tudo isso se evita adaptaçao. se teu motor tem um tipo de saida é so usar a mesma na ECU prog. so pegar teu dedo e apertar no sofware qual é o sistema. so nao ve isso quem não quer mesmo...
querem outro exemplo? o luis carlos que eu ajudei a programar o monza dele a distancia! vai por COP ignition no motor dele, MS3(ta mal o rapaz na parada) vai poder por sem adaptar. tudo graças a programavel.
entao Vinícius, como expliquei antes, eu nao gosto de adaptaçoes e limitaçoes tecnica, por tanto ECU OEM pra mim nao serve. pra outros pode servir. eu prefiro uma ferramenta que me deixa livre pra fazer oque eu bem entender e nao me deixar escravo, como disse antes, ja estou no ramo da engenharia eletronica, e mecanica. meus conhecimento ja sao suficientes pra projetar uma ECU, se antes de programar um motor virgem era bastante complicado agora entao a coisa ficou mais seria. seria muito estranho eu afirmar que prefiro uma OEM hehehehe meus anos de estudo ja sao suficiente pra saber separar as coisa. ainda falta alguns ponto a serem estudados e testados. e nao sou poucos...
ja que estao falando disso entao vou resumir pra voces a diferença da OEM X prog. nesses dois casos
pra fazer um N20XF rodar no monza oque é preciso?
Bosch 7.9.9
- adaptar pedal eletronico
- usar imobilizador pindurado em um canto ou gastar 200 a 300 reais no desativamento fisico do CI
- adaptar sinal de velocidade 29 pulsos (padrao GM) a caixa do monza so fornece max 16 pulsos, vai funcionar pela metade? vai ficar ruim isso.
- adaptar escapamento é obrigatorio usar uma sonda pos catalisador, e outra pre catalisador, ou seja vai ter que gastar em adaptaçao de escapes
- qualquer erro na ECU oque tu faz? se mata? vai ate um rede que tenha scanner e o cara ve que foi adaptado ele vai fazer o serviço? ou compra um scanner caro? (tem um custo isso)
- adaptar captaçao rotaçao RPM pro painel
- saturou o catalisador é preciso trocar, a sonda gera erro na ECU, la vai adaptaçao e reset novamente.
- qualquer queima eletronica vai gastar bastante pra arrumar, MO especializada muitas vezes ineficientes e cara.
ECU prog MS
- não precisa nada disso que sitei acima...
- a unica coisa que precisa é adaptar a valvula corretora do ar, e mesmo assim é um opcional.
- qualquer ajuste é feito de graça com um apertar do mouse ou como eu um toque com o dedo na tela do tablet.
- utiliza todos sensores e dispositivos originais do motor sem modificar nada.
- precisa conhecimento tecnico aprofundado, nao é pra amadores iniciantes. qualquer merd-a que fizer pode quebrar o motor. entao nao adianta quem nao conhecer querer mexer
- não gera falhas na ECU, qualquer anomalia é descrita no DATALOG da injeção melhor que qualquer scanner isso.
- datalog disponivel em tempo real e virtual(a distancia)
- qualquer problema eletronico se resolve trocando o componente, ja que se tem o source dele disponivel.
- telemetria 0-100, retomada, distancia, consumo, potencia ext, etc
pra quem nao tem conhecimento da area e nao quer perder tempo programando um motor virgem e se contenta com o basico e mesmo adaptando é melhor buscar uma OEM. mas EU, nao prefiro esse metodo. quem gosta que bom... faça um bom uso.
programar motor virgem é uma ciencia que nao é feita no fim de semana, leva meses e ate anos pra ter o maximo rendimento de um motor. eu ja consigo partidas geladas de 8°C de primeira em <4 se usando E100 sem injetar. isso é um grande avanço. entao nao tem oque comparar. alias essa parte da Firmware é original meu, nao existe por ae. nem na MS oficial, a funçao é exclusiva minha na qual eu projetei pra ter esse beneficio. pena que nao posso distribuir.......
-----------------------------
se ECU OEM fosse boa, minha motronic OEM do omega 3.0 gasolina ja tinha se adaptado ao 30% de alcool na gasolina. o omega atualmente falha bastante ao ligar com ele frio. é ae? qual a parte boa da OEM? deixar ele falhando ae? se fosse programavel eu tendo conhecimento, so ajustaria a vazao do injetor com dois click, um pra mudar o valor e outro pra salvar hehehehe simples assim!
por isso que digo, que estamos escravos das ECU OEM. ou é do jeitos deles ou ...*sse vc. eu prefiro do meu jeito.
fora que elas sao projetadas pra nao ter um ganho total do motor(eles deixam a folga), eu mesmo ja provei isso em varios videos. e ainda nao terminei, quando chegar o GPS de telemetria da MS e quando for o momento voces vao ve oque se pode fazer com uma IE prog. com esse equipamento se obtem recursos infinitos coisa que a OEM de fabrica passa longe.
sem esquecer que ECU OEM pedem adaptações. a programavel nao precisa, eu mesmo sou a prova disso, pra por o N20XF completo usei 98% do motor original e 2% de adaptação(valvula corretora do ar). não precisei por 2 sondas, nao precisei por VSS, nao precisei por imobilizador, nao precisei ligar trocentos fios e rele, nao preciso usar scannner algum pra apagar erro de memoria, nao precisei adaptar pedal eletronico. resumidamente eu tenho mais liberdade na programavel, a programavel so é ruim pra quem nao conhece um funcionamento de um motor, ou quem é amador no ramo, ou ainda apenas usuario que paga pra alguem fazer, ae o negocio é mais tecnico e nao pra quem ta começando. entao tem que se entender isso que IE prog é uma coisa e IE OEM(projetada uma um UNICO projeto) é outra coisa.
não adianta Vinicius o Eduardo é um cara fechado que nao entende as coisa que falamos... se um dia ele mesmo programa-se um motor virgem saberia a diferença. mandar os outros fazer nao adianta nada. TODOS que eu conheço que eram como voces e hoje programam motores virgem sao bem pra frentes. negocio é não se bitolar.
isso mesmo Vinicius, tu entendeu a logica da programavel. e isso é um exemplo entre milhares, se tu troca-se o comando por um esportivo tu poderia tirar o embaralhamento com ele, aumentar a linha de corte de giro, esticar os mapas pra areas mais altas. e por ae vai
a MS por exemplo, pode ser usar o HEI ORIGINALMENTE, pode usar Hall(meu caso), pode usar distribuidor aranha, pode usar otico, pode usar indutivo(95% dos casos) ou seja tudo isso se evita adaptaçao. se teu motor tem um tipo de saida é so usar a mesma na ECU prog. so pegar teu dedo e apertar no sofware qual é o sistema. so nao ve isso quem não quer mesmo...
querem outro exemplo? o luis carlos que eu ajudei a programar o monza dele a distancia! vai por COP ignition no motor dele, MS3(ta mal o rapaz na parada) vai poder por sem adaptar. tudo graças a programavel.
entao Vinícius, como expliquei antes, eu nao gosto de adaptaçoes e limitaçoes tecnica, por tanto ECU OEM pra mim nao serve. pra outros pode servir. eu prefiro uma ferramenta que me deixa livre pra fazer oque eu bem entender e nao me deixar escravo, como disse antes, ja estou no ramo da engenharia eletronica, e mecanica. meus conhecimento ja sao suficientes pra projetar uma ECU, se antes de programar um motor virgem era bastante complicado agora entao a coisa ficou mais seria. seria muito estranho eu afirmar que prefiro uma OEM hehehehe meus anos de estudo ja sao suficiente pra saber separar as coisa. ainda falta alguns ponto a serem estudados e testados. e nao sou poucos...
ja que estao falando disso entao vou resumir pra voces a diferença da OEM X prog. nesses dois casos
pra fazer um N20XF rodar no monza oque é preciso?
Bosch 7.9.9
- adaptar pedal eletronico
- usar imobilizador pindurado em um canto ou gastar 200 a 300 reais no desativamento fisico do CI
- adaptar sinal de velocidade 29 pulsos (padrao GM) a caixa do monza so fornece max 16 pulsos, vai funcionar pela metade? vai ficar ruim isso.
- adaptar escapamento é obrigatorio usar uma sonda pos catalisador, e outra pre catalisador, ou seja vai ter que gastar em adaptaçao de escapes
- qualquer erro na ECU oque tu faz? se mata? vai ate um rede que tenha scanner e o cara ve que foi adaptado ele vai fazer o serviço? ou compra um scanner caro? (tem um custo isso)
- adaptar captaçao rotaçao RPM pro painel
- saturou o catalisador é preciso trocar, a sonda gera erro na ECU, la vai adaptaçao e reset novamente.
- qualquer queima eletronica vai gastar bastante pra arrumar, MO especializada muitas vezes ineficientes e cara.
ECU prog MS
- não precisa nada disso que sitei acima...
- a unica coisa que precisa é adaptar a valvula corretora do ar, e mesmo assim é um opcional.
- qualquer ajuste é feito de graça com um apertar do mouse ou como eu um toque com o dedo na tela do tablet.
- utiliza todos sensores e dispositivos originais do motor sem modificar nada.
- precisa conhecimento tecnico aprofundado, nao é pra amadores iniciantes. qualquer merd-a que fizer pode quebrar o motor. entao nao adianta quem nao conhecer querer mexer
- não gera falhas na ECU, qualquer anomalia é descrita no DATALOG da injeção melhor que qualquer scanner isso.
- datalog disponivel em tempo real e virtual(a distancia)
- qualquer problema eletronico se resolve trocando o componente, ja que se tem o source dele disponivel.
- telemetria 0-100, retomada, distancia, consumo, potencia ext, etc
pra quem nao tem conhecimento da area e nao quer perder tempo programando um motor virgem e se contenta com o basico e mesmo adaptando é melhor buscar uma OEM. mas EU, nao prefiro esse metodo. quem gosta que bom... faça um bom uso.
programar motor virgem é uma ciencia que nao é feita no fim de semana, leva meses e ate anos pra ter o maximo rendimento de um motor. eu ja consigo partidas geladas de 8°C de primeira em <4 se usando E100 sem injetar. isso é um grande avanço. entao nao tem oque comparar. alias essa parte da Firmware é original meu, nao existe por ae. nem na MS oficial, a funçao é exclusiva minha na qual eu projetei pra ter esse beneficio. pena que nao posso distribuir.......
-----------------------------
se ECU OEM fosse boa, minha motronic OEM do omega 3.0 gasolina ja tinha se adaptado ao 30% de alcool na gasolina. o omega atualmente falha bastante ao ligar com ele frio. é ae? qual a parte boa da OEM? deixar ele falhando ae? se fosse programavel eu tendo conhecimento, so ajustaria a vazao do injetor com dois click, um pra mudar o valor e outro pra salvar hehehehe simples assim!
por isso que digo, que estamos escravos das ECU OEM. ou é do jeitos deles ou ...*sse vc. eu prefiro do meu jeito.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Neste assunto, nem eu vou convencê-lo, nem você vai me convencer... rsrsr
Mas não é justo jogar na injeção a culpa de terem aumentado dos 18% nos anos 90 para 27% atuais (isso na melhor das hipóteses, porque os donos de postos costumam colocar mais um tanto por conta deles).
Se ela fosse feita para rodar com E30, rodaria sem falhas. Assim como roda com E100 se for feita para isso.
Carros dos anos 90 foram feitos para rodar com E18 e agora literalmente, tem que se virar nos 30...
Mas não é justo jogar na injeção a culpa de terem aumentado dos 18% nos anos 90 para 27% atuais (isso na melhor das hipóteses, porque os donos de postos costumam colocar mais um tanto por conta deles).
Se ela fosse feita para rodar com E30, rodaria sem falhas. Assim como roda com E100 se for feita para isso.
Carros dos anos 90 foram feitos para rodar com E18 e agora literalmente, tem que se virar nos 30...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
o objetivo nao é convencer Eduardo, e sim informar a todos500EF escreveu:Neste assunto, nem eu vou convencê-lo, nem você vai me convencer... rsrsr

não é isso que estou me referindo Eduardo. nao é culpa da ECU OEM, mas eu com uma programavel podem fazer oque quiserem com o combustivel que eu ajusto conforme eles mandam, entendeu a logica? se eu usar uma ECU fechada estou refem a eles... não estou dizendo que é pra todo mundo trocar de ECU, mas quem tem oportunidade que a faça, teu motor agradece e teu bolso tambem. sim, por isso que falei que deve ter no minimo 30% de alcool, no minimo senao mais. no brasil gente honesta? rsrsrs acho que nao tem 27% nao... por lei sim, na pratica nao.500EF escreveu:Mas não é justo jogar na injeção a culpa de terem aumentado dos 18% nos anos 90 para 27% atuais (isso na melhor das hipóteses, porque os donos de postos costumam colocar mais um tanto por conta deles).
nosso antigo gol 1.0 8V 2003 MPFI gasolina, falha horrores demanha quando meu pai saia com ele. e no inverno de 2° rsrsrs falhava feito carburador pedindo puxada do afogador. isso na epoca dos 25% entao ECU OEM vai chegar num ponto critico. ou o usuario comum troca de carro, ou especialista como eu troco de ECU por programavel. o omega nao tem mais 177cv e 165cv originais. ate pq essa mediçao foi feita com menos alcool na epoca... ate o consumo piorou. na programavel eu teria ajustado e voltado os valores padrao da montadora.
ate meus motores 2T estao sentindo o impacto. tao bem mais fracos. a motopoda de 3.5Hp, o soprador de 1.2Hp, e roçadeira de 1.9Hp. todas estao mais lentas, e tive que aumentar a vazao no carburador pra compensar... é um stress isso.
pois é Se, mas nao foi... mudaram sem me avisar rsrsrs500EF escreveu:Se ela fosse feita para rodar com E30, rodaria sem falhas. Assim como roda com E100 se for feita para isso.
como disse antes e repito. ECU OEM foi feito pra um projeto unico, e nao pra varios como a (variaçao do combustivel).
tem que se ferrar nos 30 melhor dito. vai fazer oque me diz? reprogramar? nao da certo... quero ver alguem acertar o valor certinho programando hexadecimal. se nem testar pode, e pra piorar usando uma narrow kkkkkkkkk500EF escreveu:Carros dos anos 90 foram feitos para rodar com E18 e agora literalmente, tem que se virar nos 30...
eu com a programavel e uma wide, ja tinha diminuido a vazao com 5 mim de ajuste e dois click. se continuar essa palhaçada de meterem alcool na gasolina eu vou por uma MS3 nele. ter um auto falhando é feio de mais