Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

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kaioemmanuel
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Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

José Leal escreveu:Eu iria falar uma coisa aqui e confundir todo mundo. Achava que a IE ativa os relés mandando sinal negativo. Pelo menos as modernas fazem isso.
Fala zé! tem tempo que não trocamos idéia aqui né...
Ta sabendo dos encontros que temos feito? Aparece la uma hora!
Abraços

Gente, melou tudo. O VAF que veio, tbm está com a trilha ruim :smt010
Imagem

Eu acho que é praga do Robson, pra eu mandar meu VAF pro Bakker :smt005 :smt005
Brincadeira amigo :smt023 rsrs só pra descontrair
Azul Atlantis 89 2.0
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Robson Lott
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Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por Robson Lott »

Rezo por vc e pelos meus amigos tooooooodos os dias! :smt077 :smt036

Put@ cara, que pena! Esse VAF parece ter sido pouco fuçado, ou quase nada, mas ficou ao tempo, tem muita corrosão!

Esses mineiros são f0da! :smt005

Faça um escambo com o Bakker, quem sabe "de dois não sai um"? Ou um desconto? :mrgreen:

Abração e boa sorte!
Robson Lott
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kaioemmanuel
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Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

É uma idéia boa Robson! Posso ver isso msm...
Hj andei estudando. Tem algum material em inglês na net. Descobri a tensao de trabalho e o padrao de funcionamento desse tipo de sensor. Cheguei em casa e comecei meus testes. Achei pico de 8v, so nao tenho certeza da tensão máxima quando o fluxo esta no máximo, mas é fato ser menor que 12v, pois existem 2 resistores no fim da linha da agulha. Segue o que consegui:



Ai vc me pergunta: vai ficar com o outro sensor se ele não presta? Sim, pois peguwi em gambira e com o valor baixo ja sabendo que o carro tava encostado. Trato é trato!
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Robson Lott
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Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por Robson Lott »

Percebi que ele possui uma escala logarítmica (ou exponencial) que não é linear. Só não saberia te confirmar se ele DEVE ser assim ou não, sabe...
O mais interessante é que não houve nenhum buraco na varredura, o ponteiro se comportou de forma lisa, sem nenhuma queda brusca.
Talvez, até mesmo checando novamente a foto que vc me mandou, parece que a pista negra interna tem menos desgaste, é como uma pista de contingência pra que a varredura da agulha seja dupla, não pra mandar 2 sinais diferentes, mas pra ter a contingência que comentei... q q vc acha? ;)

Outra coisa, tem que ver se a CALIBRAÇÃO dele tá de acordo com o que a LE-Jetronic deve ler. Naqueles manuais "hackinglife" dentre outros (escort clube) te dão os valores de resistência que poderão ser melhor lidos no multímetro do que voltagem, não precisa fornecer corrente. Vc chegou a consultar esses valores nesses manuais? Tente ai e nos avise!

Mas resumidamente, pelo pouco conhecimento que tenho, percebi que a leitura do multímetro mostrou uma saúde interessante pra esse VAF, viu! :D

Abraços!
Robson
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Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Fala Robson! vamos lá... No início imaginava um circuito onde entraria tensão numa ponta e gnd na outra, gerando uma queda de tensão, e a agulha fazendo a leitura nesse meio termo. E o modulo calculava a massa de ar com a leitura do fluxo + leitura da temperatura . Agora percebi que essa conta é feita no próprio potenciometro. Desenhei um diagrama simples pra tentar explicar meu raciocinio. Veja que a alimentação entra apos o R4. Antes do R1 chega o GND. E após o R9 chega um sinal do NTC. Pelos valores dos resistores da primeira sequencia, confirmamos seu relato da escala exponencial. Já na segunda sequencia, temos uma escala linear (ou quase) mas que não é fixa, pois como o valor do NTC que está em série é variavel, aquele pico de 8V que vi ontem pode se tornar 9v, 10V, 7V não sei bem, em razao da temperatura. E essa informação não seria mais somente do fluxo de ar, e sim da massa de ar já calculada, prontinha pro módulo.

Imagem

Imagino então que a primeira sequencia seja pra garantir a tensão minima pra marcha lenta, e graças a escala exponencial, qualquer minimo de variação ja permite injetar por mais ou menos tempo. Talvez serviria até como um auxiliar na partida. Durante o arranque, com o baixo fluxo, a agulha faz leitura somente nessa primeira região. Ah, concordo com vc sobre a agulha. As duas laminas fazem a mesma leitura. Com duas laminas, o risco de erros seria menor né? No do vectra por exemplo, que é mais novo, tem 3 laminas e não 2.

Os valores já tinha aferido com aquela tabela. Estão dentro dos parâmetros. Cheguei a imprimir a danada rsrsrs. Só tem um detalhe. Como o NTC varia, a escala para os pinos dele tem uma margem grande. Acho que abre brecha pra alguma falha. Medi no pé dele e achei 2,5k@20C mas talvez ele seja originalmente 3k ou 2k, não tenho como ter certeza. Isso já mudaria a leitura lá no potenciometro.

Da uma olhada e me fala oq vc acha. Talvez eu já esteja falando besteira
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José Leal
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Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por José Leal »

Kaio, não estava sabendo dos encontros. Ninguém me avisou.

Sobre o VAF, provavelmente o sensor de temperatura do ar deve infuenciar nos valores enviados pela movimentação da palheta. Por exemplo, a 20°C, em marcha lenta, o VAF deve enviar um valor X. A uns 30°C, ja envia outro. Desse jeito, é o VAF quem mastiga tudo e "vomita" o resultado para o modulo.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
kaioemmanuel
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Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

José Leal escreveu:Kaio, não estava sabendo dos encontros. Ninguém me avisou.

Sobre o VAF, provavelmente o sensor de temperatura do ar deve infuenciar nos valores enviados pela movimentação da palheta. Por exemplo, a 20°C, em marcha lenta, o VAF deve enviar um valor X. A uns 30°C, ja envia outro. Desse jeito, é o VAF quem mastiga tudo e "vomita" o resultado para o modulo.
Realmente, zé. Pensava antes que o módulo usava as duas informaçoes separadas pra fazer o cálculo. Mas está confirmado isso que vc falou, a conta já vai pronta pro módulo.

Montamos o VAF "recuperado" no carro. Olha que mudou da agua pro vinho o funcionamento do carro, mesmo ainda frio. Ta tremendo um pouco, havia mexido na regulagem da lenta quando arrumei o TPS, e a gambiarra que fiz na entrada falsa de ar no canister caiu :smt005 . Vou fazer denovo.

Porém a aceleração está ruim pra desenvolver. Providenciei aqui um manômetro caseiro com registro e vamos medir hj a noite a linha de combustivel. Tbm vou instalar o painel pra ver se tem algum codigo na luz de anomalia, vai que o sensor de detonação ta bixado e atrasou o ponto né. Ah e o sensor da agua que vc comentou Eduardo! Frio está ok, agora quente ainda não aferi.


funcionamento com o VAF "recuperado"



Esse aqui é o VAF antes de eu fuçar nele... Ignorem o audio, quando gravei foi pra mostrar pra um amigo

Por enquanto é isso... vamo que vamo.
Gente, e num é que o relé ficou bom mesmo, depois de trocado os transistores!?!? Vcs são demais, muito obrigado :smt023
Azul Atlantis 89 2.0
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Re: Kadett GSi 94

Mensagem não lida por Robson Lott »

Fala Kaio e Zé!

Não sabia que o sinal do VAF era alterado conforme temperatura do ar, achei que a LE-Jetonta recebia os sinais distintos... =/ Mas é vomitado então! hehehehe!!!

Mas essa vibração, Kaio, pooooooooooode ser por entrada de ar falsa. Como vc ainda ta em fase de testes com esse carro, sugiro vc arrancar fora TODO o sistema de adição de ar, tanto o de fase fria, quanto do ar condicionado, pra que vc elimine o que pode ser entrada de ar falsa suspeta. Daí é só colocar 2 tampões na entrada e saída deles... deixe vácuo somente pra EZK, arranque fora tb (tampe) os vácuos (antes e depois do TBI) do cânister, da chave seletora do ar condicionado e do servo freio. Assim vc elimina e faz um ajuste fino na marcha lenta, CO e certifica-se de que seu motor está "liso"!

Esse barulhinho é mto bom! Familia II com bicos antigos injetando, é o mesmo barulho que meu ex-Vectra-A fazia e que meu Monza MPFI tb faz! Não sei te dizer se esses bicos do nosso modelo REALMENTE são do tipo agulha, mas são gostosos de ouvir, parece máquina de costura! ;)

Veja o ponto do distribuidor. Em AMPS, a luz estrobo tem que piscar quando a polia do virabrequim coincidir com a marcação de 8 graus. Daí soltando o distribuidor, vc mexe ele pra que essas marcas se coincidam! :D


Não acho que o sensor de detonação esteja bixado. Ele não é exaaaaaaaatamente um sensor, é só uma espécie de espiral que passa uma corrente elétrica, e quando há batida de pino, essa corrente sofre alteração em sua onda, e o módulo "lê" essa alteração, provocando o atraso no ponto. Mas acho que isso só acontece quando o motor tá muuuuuuuuuito carbonizado ou com combustível de muita má qualidade, ou com o ponto mto fora do normal.

O sensor do tipo NTC, tem-se 2 modelos: um para o "nosso" que é duplo e tem o conector preto, e o pro LE-Jetronic sem EZK, que é com o conector azul.

é isso mesmo, vamo q vamo!!! hehehehe!!!


Abração, e compartilho sua empolgação!

Robson Lott
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