distrbuidor dinamico, igniçao,gerenciador turbo,sensor map

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por 500EF »

Já tomada de vácuo é tudo igual, você trocaria a mangueira do hidrovácuo com a do avanço e sairia para fazer um teste?

Não no meu carro, obviamente... :D
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo, não vi o vídeo ainda. Entrei neste tópico a pedido do do Eduardo, feito em MP, já que raramente entre em tópicos sobre modificações.

Com base em muitos ajustes e conferência de ponto de avanço inicial, posso afirmar com toda certeza que, pelo menos os carros carburados que fiz ajuste ou conferência de ponto de avanço inicial, estando em marcha lenta não houve alterações de avanço com a mangueira conectada ou não, desde que a marcha lenta esteja dentro da recomendação. Sei dessa recomendação para desligar a mangueira do avanço e faço desta forma. Além do manual de reparações, o do proprietário também faz essa recomendação, não só com Monza mas com outros veículos também.
Se tiver vácuo no avanço é pouco, já no desafogar é grande, puxa forte mesmo. Se inverter, terá problemas como eu tive e descrevi lá em cima.
Eu mesmo já fiquei encucado com isso, principalmente com o SL/E 91, que neste tive problemas, e quando invertido, Avançava de mais o ponto de avanço, soltando a mangueira ficava normal. Mas ao rodar o motor grilava. Com a conexão correta, com ou sem a mangueira não houve alterações em marcha lenta, só acontecia quando acelerava, o que era o correto. Com outros veículos que tive anteriormente, da família e amigos isso não ocorria avanço entrar em marcha lenta. Mesmo o SL/E 87 que tive antes do SL/E 91, isso não ocorria, a não ser que deixasse o motor acelerado.

De qualquer forma, faça o teste do dedo que sugeri e veja como é o vácuo nas duas conexões e sentir como são diferentes.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo,

esse tópico é muito grande, 16 páginas será muito difícil ler tudo, rsrsrsrs!!!

Vi que em uma das mensagens disse que o vácuo no coletor (abaixo da borboleta) ou acima é o mesmo? Está certo disso? Acho estranho... Conecte o sensor MAP do Monza EFI em outro local ou inverta com a EGR por exemplo? O tempo de injeção vai para mais 1000ms. sendo que o normal é próximo dos 800ms. O carro consome feito V8 com desempenho muito ruim.
Isso já aconteceu com amigos inverteram sem querer ou falta de informações no momento da manutenção e colocaram o defeito no carro. Pude confirmar através do scanner, e no momento fiquei encucado de como baixaria esse tempo de injeção, ao procurar erros de cara vi as mangueiras invertidas. Acertei e tudo voltou ao normal. Então, essas conexões não podem ser todas iguais.
No carburador por exemplo, além das conexões já ditas na mensagem anterior, o segundo estagio estaria pronto a abrir também em marcha lenta, não feito por conta da trava que impede sua abertura com a primeiro estagio fechado...

Quando faço manutenção em carburadores e não sei a conexões, me baseio nas conexões de vácuo, onde tem e em que momento aparece, dai vejo os equipamentos a serem ligados e que momento deve entrar...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
500EF
MODERADOR

Sim. Obrigado por postar aqui.

Eu o convidei porque havia feito uma citação sua, que passou a fazer parte da discussão, e sei que normalmente não acessa esta parte do fórum.

Inclusive, havia postado aí em cima que mandaria a MP... :wink:

E seu relato bate com o que eu entendo sobre o funcionamento do sistema. Não só do monza, mas de qualquer outro carro. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, esse tópico é muito grande, 16 páginas será muito difícil ler tudo, rsrsrsrs!!!
Carlos hehehe foi um offtopic gigante de 3 paginas, o qual eu contribuir tb, ate vou montar um topico especifico pra nao atrapalhar o proposito desse post Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional) que sao as informaçoes tecnica que verifiquei do cabeçote F2 e F3 da GM familia 2 motor de "monza".
Carlos A. Freire escreveu:Vi que em uma das mensagens disse que o vácuo no coletor (abaixo da borboleta) ou acima é o mesmo? Está certo disso? Acho estranho... Conecte o sensor MAP do Monza EFI em outro local ou inverta com a EGR por exemplo? O tempo de injeção vai para mais 1000ms. sendo que o normal é próximo dos 800ms. O carro consome feito V8 com desempenho muito ruim.
sim estavamos falando sobre o posicionamente do MAP e acabamos misturando as informaçoes.

ta explicado pessoal :) acabo de verificar no meu monza que utiliza o N20XF e tambem olhei no MAP original da MegaSquirt - existem MAP invertidos(pressao X tensao) e tambem que utilizam menos vacuo, que é o caso da multec 700. na minha cabeça tava uma coisa e a tecnica do sensor multec MAP é outra hehehehe. dae nunca ia bater mesmo.

acabei de testar os MAP do N20XF, e tambem o MAP interno da Megasquirt, na qual utilizei essa MAP no antigo monza 1.6 quando eu tinha o hardware multec EFI(TBI completa sem MAP original dela). ambos(MAP da megasquirt como o MAP do N20XF vide imagem abaixo) sao de valores invertidos ao MAP da multec e que utilizam "vacuo total" e nao parcial - reparem.

sensor MAP/MAT do motor N20XF - sensor original interno MAP MegaSquirt ECU prog.
*pressao atm de 100 kpa = 3,90V ---> quando o vacuo aumenta a tensao vai caindo... o MAP interno da MS é parecido os valores...

sensor MAP da multec 700
*pressao de 80 kpa = 1.20V ---> quando o vacuo aumenta a tensao vai subindo... 13kpa = 4.10V *tirado do manual tecnico esse valores

MAP/MAT do motor N20XF esta longe da borboleta originalmente instalado. esse é como o meu esta agora.
Imagem

como tinha comentado, no tempo do meu motor 1.6 EFI(eu NAO utilizava o MAP da multec por isso nao dava problemas, e sim o original da central eletronica da injeçao MegaSquirt) agente é orientado(manual tecnico) a colocar a mangueira no coletor de admissao em qualquer lugar abaixo da borboleta pra fazer a leitura correta da pressao tanto pra MPFI/EFI.

desculpem a confusao, na minha cabeça o sensor MAP da multec 700 tinha o mesmo comportamento que os demais MAP :) pra mim era tudo iqual. ae sim, tem que ligar no local certo o MAP da multec, e nao no coletor como eu tinha imaginado. senao vai acontecer oque o Carlos falou.

vejam oque diz o manual da MS, agente sempre se baseia pelo manual tecnico da injeçao da MS nas programaçoes/cofiguração/etc.
http://www.megamanual.com/v22manual/mwire.htm#map

MAP interno da MS: oque esta aqui vale do mesmo pro sensor do motor N20XF bosch original e outros MAP de coletor de admissao.
You need to run vacuum tubing from the sensor to the engine intake manifold. You can use a nipple on the throttle body that has full-time engine vacuum (i.e. NOT ported vacuum). The source you choose should have a high vacuum at idle

como vimos isso nao se aplica pro sensor MAP multec 700(ligar no coletor de admissao direto). por isso que nunca deu problema no meu caso quando tinha motor 1.6 EFI com a Megasquirt pq alem de utlizar o sensor MAP da megasquirt e ainda estava conectado no coletor de alto vacuo como manda o manual. eu me enganei sem querer falando que nao importava onde ligava o MAP da multec 700. nesse caso importa sim, como vimos. alem do sensor MAP multec ser invertido aos demais, ele precisa de menos vacuo(onport) pra atuar hehehe. mais uma que aprendo. desconhecia reconheço.

entao, isso vale o mesmo pro distribuidor pelo visto, menos vacuo pra atuar na lenta. mais ainda avança os grau, por pouco que tenha de vacuo na lenta, ja sabemos que precisa desligar ele pra nao alterar a calibraçao do avanço fixo.

obs: 1000ms sao 1seg, é impossivel Carlos. 1 milessimo de seg é valor normal pra injeçao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995

Mensagem não lida por fontana »

ta em duvida, liga um vacuometro e mede........

a tomada do avanço a vacuo não é constante...ela varia o vacuo, conforme carga e rpm.....isso é calibrado é um sitema perfeito.....

mais uma vez, liga o vacuometro no local correto e mede...

as tabelas pedem pra ajustar o ponto inicial com a tomada desliga pq alguns modelos começam a atuar em marcha lenta e outros não.....
isso tudo depende do projeto do motor......

o vacuo na derivação orignal não é o mesmo que em outro ponto do motor...justamente por ser um orficio calibrado e feito pra atuar em determinadas faixas do motor.....

só ligar o vacuometro e medir......
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
500EF
MODERADOR

Quando eu tiver um tempinho, vou fazer um vídeo mostrando isso no meu monza.

Não é difícil porque já tenho mano-vacuômetro ligado no coletor. Então é só trocar a mangueira de lugar para mostrar as duas situações. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

ja ta explicado so ler oque postei acima.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder