Cambio de 6 Marchas

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
lucaspogg
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por lucaspogg »

e o cambio f17 dos vectras ?
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

e o cambio f17 dos vectras ?
veja amigo
Re: Cambio do astra 2010 no monza tubarao.
por Rafaelo » 25 Abr 2012, 13:51

ja estudei a possibilidade. seguinte... se for o cambio F17 entra plug and play mais nao é assim tao facil. a carcaça tem o mesmo layout do monza ate ae ok. entra sem adaptar

mais tem algumas coisa a serem vista.
1º o sistema de velocimetro dessa caixa é eletronico do tipo hall usa sensor VSS calibrado pra rodas 16 ou 17" utiliza 29 pulsos, nao servem pra monza...

2º o sistema de acionamento de marchas é por cabos, é facil mudar, se coloca o trambulador antigo 5M. é plug and pay.

3º precisa troca todo o sistema de embreagem, precisa usar o volante,embreagem,plato da caixa F17.

4º sistema de acionamento é hidraulico, precisa converter pra cabos. uma coisa boa, a caixa ja esta preparada pra isso é so instalar um suporte desenhado pra utiliza o cabo de embreagem do monza e ta feito a conversao. peça plug and play

5° homocineticas internas(caixa) tem estrias diferentes ao do padrao GM antigo(caixas F16,18) entao precisa trocar o par de homocineticas deslizantes.

vale apena? bom pra quem monza original(motor,kit embreagem,freio,painel,rodas,etc) nao vejo vantagem. é muita coisa a ser feita. no meu caso so vou colocar pq tenho tudo do vectra 2011 motor completo,freios,emgreagem,painel instrumento,rodas entao é bem mais plug and play praticamente, so preciso fazer a conversao dos acionamento por cabos e ja esta instalado.

resumindo tem que modificar e adaptar, ainda mais pra quem tem monza original.

ATUALIZADO : 28/02/2013
fonte : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =8&t=23046

um abraço :smt023
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

O meu tem cambio F16 se não me engano. 120km/h = 3.000rpm 8)

Não sinto como se a 5ª fosse overdrive, mas tem que estar depois dos 3mil rpm pra mostrar força também.
Por mais forte que o motor seja, não precisa de um cambio mais longo que esse, que também tem um escalonamento ótimo.
Com corte programado a 6500rpm, temos um limite teórico de 260km/h, quem tem coragem de levar o Monza a essa velocidade?
Tá, suponhamos que uns 3 aqui tenham (inclusive eu, se liberarem a pista do aeroporto de Guarulhos :mrgreen: ), vai precisar de quanta potencia pra fazer isso? se bem que os BMW 325/328 conseguem isso com menos de 200cv :smt017

Será que não tem como fazer um 'track-day' na pista da GM em Limeira? :mrgreen:
Monza: SL/E 1993
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

o emu o cambio é muito curto fica pedindo a 6ª quando ele era manual.
Editado pela última vez por tyo em 27 Fev 2013, 17:50, em um total de 1 vez.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Uma sexta cairia muito bem no monza, para reduzir a rotação em velocidade de cruzeiro, imagina viajar a 120km/h à mais ou menos 2000rpm... deve ser bem gostoso...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

vrsilva escreveu:Uma sexta cairia muito bem no monza, para reduzir a rotação em velocidade de cruzeiro, imagina viajar a 120km/h à mais ou menos 2000rpm... deve ser bem gostoso...
E economico!!!!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

Leocastro escreveu:
vrsilva escreveu:Uma sexta cairia muito bem no monza, para reduzir a rotação em velocidade de cruzeiro, imagina viajar a 120km/h à mais ou menos 2000rpm... deve ser bem gostoso...
E economico!!!!
Há controvérsias... :lol:

Pelo menos com o cambio longo, a 130km/h (~3.300rpm) ele fica mais econômico que a 100-110km/h, imagino que por estar mais próximo à faixa de torque máximo.
A 2000rpm acho que o motor não tem força pra manter o carro em 'cruzeiro' a 120km/h, pelo menos não sem gastar mais combustível que o normal.

Isso tudo considerando o meu carro, 2.0 a gasolina, não sei como funcionaria no caso do alcool.
Monza: SL/E 1993
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Pelo que estou vendo pelo computador de bordo, é mais econômico rodar com marcha mais longa e giro baixo, mesmo que pisando mais no acelerador, do que marcha "ideal" e giro mais alto mesmo pisando só "na casquinha"... Parece que a pisada a mais com giro baixo é mais econômica que o giro alto sem pisar quase nada no acelerador.

Estava vindo para casa agora a noite, e na avenida andando a 70km/h em quarta, o computador marcava consumo instantâneo de aproximadamente 10km/l quando passei pra quinta, mantendo a mesma velocidade, o consumo foi para algo em torno de 14,5km/l.

Deu pra entender que, o motor necessita de um mínimo de combustível por hora para rodar, o aumento de giro do motor aumenta o consumo, óbvio, e quanto mais baixo o giro mais econômico.
Portanto, quanto maior a velocidade mais irá diluir o consumo/hora do motor...

O monza nas primeiras marchas até a quarta, em velocidades abaixo de 50km/h é bem gastão, acima disso ele começa a ficar bom, e fica ideal à 90km/h, acho que deve ser a velocidade ideal para viajar com muita economia. Porém andar a 120km/h irá consumir pouca coisa a mais, porém, a velocidade fará a viagem durar menos, aí tem que avaliar o que compensa mais, passar mais tempo viajando, ou chegar logo e gastar pouca coisa a mais de combustível...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder