Re: Dica sobre a água do radiador...
Enviado: 25 Out 2012, 10:48
Waldir, eu coloco uma mangueira fina (de chuveiro elétrico) dentro do buraco da mangueira inferior do radiador até o fundo dele para drenar toda a água e sujeira que fica dentro dele. Costumo fazer isso quando não tiro o radiador para limpeza, mas se retirá-lo para limpar (ideal) é claro que não precisará fazer isso.
O volume de água que sai ao retirar a mangueira inferior do radiador é 4L. Mas ainda haverá um pouco de água dentro do radiador porque a mangueira inferior não fica no ponto mais baixo do radiador, mas sim uns 4 dedos acima. Daí a necessidade de se drenar essa água restante, e inclusive é nesta região do radiador onde se acumula quase toda a sujeira do sistema.
Quanto à agua que fica nas galerias do motor, para esgotá-la completamente só retirando a bomba d'água. Como ninguém vai fazer isso durante uma limpeza do sistema de arrefecimento, basta jogar bastante água torneiral filtrada (para reduzir bastante o cloro) durante a limpeza. Ao adicionar a mistura água + aditivo, por esta ser mais densa, vai empurrar para cima essa água que fica lá em baixo no bloco do motor e primeiro vai sair essa água e só depois sai água com aditivo. Observei isso claramente quando fiz a última limpeza no meu carro e realmente funciona.
Claro que ainda haverá um pouco de cloro na água usada para limpeza, mas lógico que essa mínima quantidade não é suficiente para provocar corrosão no sistema até porque há aditivo sendo adicionado e este inibe esse processo de corrosão.
O volume de água que sai ao retirar a mangueira inferior do radiador é 4L. Mas ainda haverá um pouco de água dentro do radiador porque a mangueira inferior não fica no ponto mais baixo do radiador, mas sim uns 4 dedos acima. Daí a necessidade de se drenar essa água restante, e inclusive é nesta região do radiador onde se acumula quase toda a sujeira do sistema.
Quanto à agua que fica nas galerias do motor, para esgotá-la completamente só retirando a bomba d'água. Como ninguém vai fazer isso durante uma limpeza do sistema de arrefecimento, basta jogar bastante água torneiral filtrada (para reduzir bastante o cloro) durante a limpeza. Ao adicionar a mistura água + aditivo, por esta ser mais densa, vai empurrar para cima essa água que fica lá em baixo no bloco do motor e primeiro vai sair essa água e só depois sai água com aditivo. Observei isso claramente quando fiz a última limpeza no meu carro e realmente funciona.
Claro que ainda haverá um pouco de cloro na água usada para limpeza, mas lógico que essa mínima quantidade não é suficiente para provocar corrosão no sistema até porque há aditivo sendo adicionado e este inibe esse processo de corrosão.
