MURILLO: Ainda bem que tenho um vizinho bom como vc! 10 anos mais novo, mas com 10 volumes de experiência na minha frente rsrsrs... O Santo Andino é fruto de um verdadeiro milagre!
DÉCO: Calma, Déco! Ainda tem muita água pra rolar rsrs. Perfeito seria se ele tivesse um cabeçote roletado, como o seu.
RODRIGO (GMR): Eu e o Murillo falávamos desta espuma do macaco e da chave de roda já há alguns meses. Inclusive, chegamos a procurar em todo lugar que podíamos. Estou empenhado nesta procura e no estoque de várias destas peças, para poder servir a todos. Assim que eu encontrar esta e outras peças raras interessantes, aviso você também! :smt023
LOTT: Você tem toda razão! Dependendo da cor do veludo, a gente consegue ou não identificar a diferença que a limpeza dá. No meu caso, a diferença é mais perceptível ao tato, pois o tecido ficou mais macio e mais vivo. Mas, o aspecto dele parece não ter modificado tanto! :smt017
RMMNATO: Como a gente sempre fala aqui no forum, tem restaurações e tem restaurações padrão Monzeiro. Tenha certeza que fiz cursinho aqui com os amigos do forum para poder mexer nesse carro. Você acredita que quando cheguei aqui no Monzeiros eu estava pensando em desmontar esse carro inteiro para lixar e pintar? Nem eu! O pessoal aqui foi incisivo e não mediu esforços para me convencer a retocar apenas a tampa da mala, painel traseiro e parte inferior do painel dianteiro. O restante, foi só maquinar!
WALDSR: Pois é, rapaz. Tive uma grata surpresa ao desmontar esse carro e não encontrar corrosão. Foi muita sorte mesmo! Eu pensei, também, em fazer a limpeza em casa com o vaporetto (herdei da minha sogra), mas fiquei com receio de fazer alguma coisa errada, em virtude da minha falta de experiência prática neste tipo de serviço. Mas, testando o vaporetto no sofá de casa, o resultado é mesmo impressionante. Por falar em esfarelar, você pode notar e não tirei do lugar aquela manta preta que desce revestindo a parede corta fogo e vai até a ponta dos pedais. Quando levantei a ponta desta manta para verificar a existência de infiltração ali pelo assoalho do pé do motorista, a ponta dela rachou em "n" pedaços. Então acabei deixando-a no lugar, fiz uma limpeza de leve com pano úmido e deixei tudo quietinho no lugar. Contornei com um aspirador de pó e nada mais. Só constatei que a chapa estava intacta no momento em que examinei a parede corta fogo pelo lado de fora.
Considerações adicionais:
Pessoal, é consenso unânime dos amigos que passam por aqui que o segredo do sucesso das nossas restaurações é o próprio forum Monzeiros. Aqui, sempre aprendemos algo mais, como também, aprendemos a compartilhar, desde os piores defeitos de nossos projetos, até os melhores resultados, com todos os seus segredos. O meu carro, particularmente, foi fruto de um verdadeiro milagre, literalmente. Ainda vou contar a história dele para vocês. Mas, começa no ensaio de uma banda e vai parar numa CSS Chevrolet de Londrina. Vocês já viram uma CSS Chevrolet vendendo um Monza 87 no ano de 2013? Impossível, né! Mas, ocorreu desta forma! Tive muita sorte de conceber um projeto a partir de uma fase adiantada, já de acabamento, depois de uma ou duas revisões mecânicas. Esta parte de aparência e perfumaria, de fato, agrada bastante aos nossos olhos, mas, muita coisa complicada ocorreu e muita coisa para acertar ainda existe. Mas, com os amigos aqui reunidos, tudo fica muito mais fácil e os resultados são sempre impressionantes. É apenas uma questão de tempo e logo estaremos com todos os nossos Monzas íntegros e no mesmo padrão, no padrão Monzeiros!
Peguem os códigos das peças ou os detalhes das fotos deste e de outros tópicos e os utilizem como referência para adquirir ou avaliar a qualidade ou estado de conservação de cada uma das novas peças que serão destinadas aos projetos que todos aqui desenvolvemos. Lembrem-se de pesquisar e espicular os revendedores de peças das CSS, pois eles tem muita coisa que nos interessa e que eles nem sabem que ainda existe. Aqui na minha cidade, estou tentando convencer um cara do setor de peças a me mostrar uma caixa cheia de detalhes de Monza, Kadett e Chevette, cuja lista, de 5 folhas, ele me mostrou. Ele diz que dá muito trabalho, mas, não vou desistir. É pouco coisa, mas que, se para mim não serve, pode servir aos meus amigos. Por isso, gosto muito de compartilhar todas as informações que tenho, seja por mensagens, seja por fotos.
Será que a gente não consegue mandar fabricar, pelo menos, umas 100 peças desta espuma em alguma fábrica do ramo?? :smt017
Outra coisa, se vocês encontrarem peças originais com a tarja GM, excelente! Mas, se não tiver a tarja GM, não se preocupem, pois existem as peças fabricadas pelos fornecedores da GM, as quais, eventualmente, não vem com a tarja, mas a qualidade é excelente também. Lembrem-se que as lanternas traseiras são "M. Carto", faróis e setas dianteiras são Cibié ou Arteb (se vier com tarja GM é Arteb), amortecedores são Cofap e Monroe e assim por diante! Confesso a vcs que comprei dois pares de lanternas novas para o meu carro, para poder acertar melhor a tonalidade dos plásticos. Hoje, as lanternas do carro pronto são ambas M. Carto, mas só a do lado esquerdo tem a tarja GM. A diferença é imperceptível (ou nenhuma)! Uma correia dentada da marca "Gates" de um estoque novo certamente é mais interessante do que uma correia dentada AC Delco ou GM de um estoque antigo! Me corrijam se eu estiver errado!
Vamos conversando mais!
Abraço e muito obrigado a todos. Fiquei lisonjeado com o depoimento de cada um de vocês e esse, sem dúvida, é o melhor tempero para o prosseguimento e para o sucesso do projeto!