Restauração Monza Classic 500 EF

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração Monza Classic 500 EF

Mensagem não lida por rogertecmec »

Marcell,

Se os bicos estão dando um jato em vez de spray, estão encharcando a cabeça do pistão. E escorrendo pela laterla do cilindro e indo direto pro cartér!!

Não necessariamente contaminando a água do sistema de arrefecimento.
A junta esta melada, mas o carro ta consumindo água???
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

rogertecmec escreveu:Marcell,

Se os bicos estão dando um jato em vez de spray, estão encharcando a cabeça do pistão. E escorrendo pela laterla do cilindro e indo direto pro cartér!!

Não necessariamente contaminando a água do sistema de arrefecimento.
A junta esta melada, mas o carro ta consumindo água???
Não não, jato era os bicos antigos, os novos são spary perfeitos, tem foto aqui na restauração do spray deles.

Sim, a água baixa, mas por conta de vazamento nas mangueiras, mas pode ser cabeçote também pois antes não estva vazando nada, e baixava um pouco a água.

Ele sempre baixou água, nem sempre pingava no chão, e pela junta estar melando, pode ser na junta mesmo.

A junta eu consigo trocar em casa mesmo, com um pouco de trabalho mas troco hehehe.
rogertecmec

Ok, tinha entendido que eram os bicos novos.

É que o teu carro é a alcool e é ruim de ver se esta saindo água pelo escapamento (pois com alcool naturalmente já sai água). Mas chegou a contaminar o óleo? Se ele estiver com uma coloração estilo café com leite é a junta que foi pro espaço.
Junta do cabeçote é barbada de trocar. Vc vai dar um passe no cabeçote ou vai conferir empeno???
Róger - Araucária/PR
Verde - 1985
Bordô - 1993
Prata Escuna - 2001
Cinza - 2006

Imagem
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

rogertecmec escreveu:Ok, tinha entendido que eram os bicos novos.

É que o teu carro é a alcool e é ruim de ver se esta saindo água pelo escapamento (pois com alcool naturalmente já sai água). Mas chegou a contaminar o óleo? Se ele estiver com uma coloração estilo café com leite é a junta que foi pro espaço.
Junta do cabeçote é barbada de trocar. Vc vai dar um passe no cabeçote ou vai conferir empeno???
Então, antes o carro tava com o óleo que eu tava rodando, ja tava meio usado, uns 2.000km, e ele misturou tudo, deu excesso e ficou sim com cor de café com leite. Mas dai limpei tudo, troquei o óleo, coloquei novo claro, 15W40 lubrax Techno, só que como é novo, ficou limpo hehhe, aquele amarelinho claro. Dai deu excesso denovo, pois percebi que ele ficou bem mais fino, tipo chegou a gotejar da vareta do óleo hehehehe. Mas tava com cheiro bem forte de álcool. Pois é, água sai pelo escapamento, mas como não da tempo do carro aquecer, não sei se é do álcool ou água mesmo.

Mas pelo que o Rafaelo falou, se for problema com algum pistão com má vedação dos anéis, ele vai ficar de uma cor diferente dos outros correto? Agora se for só a junta, os pistões vão estar normais. Se for esse o caso, eu posso abrir o meu cabeçote, tiro a junta velha, limpo bem, e ja dou uma verificada nos pistões, se estiverem todos iguais, posso bater uma foto e colocar aqui para todos verem, se eles estiverem bons, eu coloco a junta nova, fecho tudo, troco todas as mangueiras e bomba d'agua que preciso trocar faço a limpeza no arrefecimento com aditivo, e vemos se da excesso. Mas antes disso eu quero testar os meus sensores pra ver se nao é problema em algum deles.
rogertecmec

Bom, vc vai tirar o cabeçote. Dá uma conferida no empeno. Pode estar pouquinha coisa empenada. Se fosse eu, já aproveitava e fazia assentamento de válvulas. Tirando o cabeçote, vc só consegue ver a cabeça dos pistões, o que não da pra avaliar muita coisa. Dá pra dar uma olhada é no estado das camisas, ver como esta o brunimento delas.

Te dou uma dica, se vai fazer limpeza no sistema de arrefecimento. Aproveita que vc vai estar com o motor parcialmente desmontado e já troca os selos do motor. Pois colocando água e aditivo novo e com selos velhos, pode ser que eles venham a furar!!
Róger - Araucária/PR
Verde - 1985
Bordô - 1993
Prata Escuna - 2001
Cinza - 2006

Imagem
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

rogertecmec escreveu:Bom, vc vai tirar o cabeçote. Dá uma conferida no empeno. Pode estar pouquinha coisa empenada. Se fosse eu, já aproveitava e fazia assentamento de válvulas. Tirando o cabeçote, vc só consegue ver a cabeça dos pistões, o que não da pra avaliar muita coisa. Dá pra dar uma olhada é no estado das camisas, ver como esta o brunimento delas.

Te dou uma dica, se vai fazer limpeza no sistema de arrefecimento. Aproveita que vc vai estar com o motor parcialmente desmontado e já troca os selos do motor. Pois colocando água e aditivo novo e com selos velhos, pode ser que eles venham a furar!!
Ah sim, apesar de que os 4 da frente são novos já, troquei tem pouco tempo. Mas vou abrir o cabeçote em último caso apenas. Não sei ainda.

Mas será que a junta pode ser a grande causa disto? Pois antes de eu parar o carro, estava tudo normal, derrepente começou a dar isso. Então eu meio que descarto pistões pois não da problema do nada. Ou é elétrico (sensor) ou é junta, eu estou apostando nisto.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcell ja que tu testo quse tudo e ta tudo ok tem outra possibilidade.

outra coisa que tive pensando pdoe ser louca mas nunca se sabe. teu pistao esta com o de gasolina(cavas) certo taxa 8.8:1 usando a gasolina ele iria comprimir oque deve ser feito para gasolina 8:8:1, ate ae tudo bem. mas na hora que vc coloca alcool continua em 8.8:1 sendo nao totalmente comprimido a mistura ar/combustivel do alcool.

aonde quero chegar o motor tem seu 4 tempo, admissao,compressao,queima,exastão ok ciclo. oque eu acho é que na faze compressao o alcool nao ta totalmente comprimido(gasoso) porque nao tem seus 12:1 devido ao pistao, nesta faze de compressao a pressao joga pra baixo o pouco de alcool nao comprimido pro carter passando pelos aneis(pouca folga pela quilometragem do motor mesmo sendo centesimal 0.001) assim o spray desce ate o carter e com o passar dos ciclos vai encharcando o oleo.

oque daria pra testa essa teoria e tirar a manqueira de ventilação forçada e ligar omotor e cheira a mangueira para sentir se tem odor de alcool se tiver pode ser um indicio. mas isso so fazer se ja tiver descontamido o oleo e motor ja nao tiver alcool no carter.

nao sei se te fiz entender oque estou pensando, se tive-se os pistao do alcool fazendo 12:1 a mistura ar/combustivel taria mais comprimida ou seja mais homogenia e gasosa possivel para o alcool. é so uma teoria nao quer dizer que seja isso mas e bom lembrar de tudo oque pode ser.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rogertecmec

Bom, se uma vez misturou água no óleo e vc não mexeu na junta, só trocou o óleo e agora tem consumo de água é bem provavel que a junta esteja com problema. Ao contrário do que muita gente pensa, um carro com junta do cabeçote queimada pode andar normalmente, só vai aumentar o consumo e o motor trabalhar em uma temperatura maior que o normal (sem ferver).

Tem outra hipótese (é mais raro de acontecer mas acontece): A tua junta esta normal e o que houve é um pequeno furo nos dutos de refrigeração do cabeçote. Com isso, acaba mandando um pouco de água pra dentro do cilindro e ocorre uma pequena contaminação do óleo (quase imperceptivel) e um consumo de água no carro.

Vc sabe se esse cabeçote já foi retificado??
O teu carro é álcool original de fábrica ou foi transformado?
Róger - Araucária/PR
Verde - 1985
Bordô - 1993
Prata Escuna - 2001
Cinza - 2006

Imagem
Trancado