500EF escreveu:Também não é assim, né?
eu sigo a seguinte logica se ta bom nao mexa, deixa quebrar pra fazer ou se vai mexer entao faça completo e nao meia sola pra depois ta chorando que ta desbalanceado,vibrando,batendo a parte de baixo,queimando oleo e por ae vai e isso acontece muito e exemplos é oque nao falta. parte de baixo NUNCA se deve fazer por etapas ou faz completo ou nem te mete, deve ser de uma vez e completo de preferencia. como troca da bomba de oleo ja que peças novas estao mais justas, oleo precisa esta mais forte.
como falei antes, ainda tem cara que troca um virabrequim de 18kg cheio de oleo e sujo por baixo do carro sem tirar o bloco, sao mais magico que o Mrº M vai contra as regras. um virabequim precisa(forma correta de se fazer) é colocado e batido pra assentar a favor da gravidade nao contra, é pre lubrificar os colos, e depois as capas precisam entrar e se mover manualmente. e fora o processo todo de aparafusamento sequencial,angular,torque imagina tudo no escuro,oleo,contra a gravidade, é claro tem retificas que trabalham com suporte,banca,iluminaçao,aparelhos de mediçao corretos e calibrados e fazem oque É pra fazer dentro das normas tecnica.
500EF escreveu:Mas, se abrir e verificar que a parte de baixo está ok (dentro dos limites de tolerância), é possível trocar somente os pistões pelos do à álcool e fechar novamente (jeito de falar, claro que com juntas novas, casquilhos novos de preferência, etc.).
como expliquei antes pra ver isso é preciso desmontar e tirar o bloco fora do cofre e colocar no cavalete pra uma avaliaçao correta. abrir o motor desmontar peça por peça nao é barato . ninguem faz isso de tira/recolocar motor/montar/medir/material novo por menos de 500,00 reais. ja vi muita gente fazendo oque nao se deve EU sou totalmente contra a esse tipo de artificio... eles tiram o pistao com biela certo? trocam o kit pistao por um STD sem brocar o cilindro e usam as mesma capas de mancais. isso é errado de fazer tira a memoria das capas e nunca mais pega assentamento e balanceamento. madrilar bloco no lugar eu nunca vi rsrsrs é obrigatorio tirar o bloco oque obriga a fazer tudo de uma unica vez retifica e nao troca de peças.
eu parto da seguinte logica, se é pra abrir um motor só pra trocar os pistoes de um motor usado entao retifica a parte de baixo completo ou compra um bloco novo(mais pratico,garantido,e ja vem com pistao de alcool flex). se a ideia da pessoa é usar alcool entao queima um cabeçote de 350,00 e tira 2.2mm e ta com taxa pra alcool com apenas 60,00 reais e usa ate quebrar. e quando quebrar troca o bloco por um novo é muito mais simples, barato, rapido, garantido nao ter que passar em mao de retifica alguma.
500EF escreveu:Por isso falei em abrir e avaliar a necessidade, antes de comprar o parcial zero
essa avaliaçao sai caro viu

a nao ser que alguem faça por 200,00 tirar ele do cofre,recolocar,desmontar o motor inteiro e montar ele,trocar as juntas,oleo,limpeza. por menos de "500,00" so pra dizer... Ah precisa retificar legal e agora... pra depois descidir se troca o bloco ou retifica nao vejo lucro nisso, mais respeito a tua visao logica.
500EF escreveu:O Zé bob, do kadett gsi que eu postei o vídeo, também fez a mesma coisa. Só que, se não me engano, retificou o bloco e colocou pistões sobre-medida (neste caso, provavelmente o custo justificaria ter feito a troca por um parcial novo).
pois é, retificar bloco hoje ficou no passado pra linhas familia 2 GM que vai de um monza 82 a um vectra 2011 8V. tu acha que perdi tempo em retificar meu motor STD 105k 1.6? fiz peça dessa coisa e o resto ta no forro esperando um comprador rsrsrsrs. e nao me arrependo de ter gasto quase 9k nesse motor completo e cheio de recursos.
500EF escreveu:E o cabeçote já vai ser revisado de qualquer forma, quando for enviado para a retífica para rebaixo. Sendo de qualidade, volta de lá zero também (o que está na minha blazer foi comprado usado, de um desconhecido do mercado livre e enviado para um trato nos dutos, revisão completa, válvulas maiores, ângulo, rebaixo, etc. e está rodando perfeito nela até hoje).
sim, cabeçote é moleza em termos de retifica, ate pq é so trocar a 'junta' e o custo é baixo na MO na montagem/desmontagem/retifica. agora tirar um bloco ae a coisa pode mudar de figura bem rapidinho, o imprevisto pode pegar o cara
500EF escreveu:Mas é claro, assim como em qualquer manutenção ou "upgrade", se o camarada que for montar não souber o que está fazendo, vai dar m1@#... Pode ser com o parcial novo ou com o original do carro (José Leal que o diga... rsrsrs). :smt023
isso concordo contigo, e ta cheio espalhado nesse país... como aquele ""mecanico"" que tentou carregar os tuchos do Jose com eles vazios ARANHA TOTAL
