LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por waldir »

IRAUPP escreveu:Pois é mas até agora nada 2 anos!? vou tirar uma foto do interior da panela a pricípio está ok! Limpo, uma pergunta nos carros como o Passat tem este filtro no interno da tampa de válvulas?
IRAUPP, mantendo aquele defletor plático e posicionado corretamente já ajuda e outro ponto importante é não colocar óleo em excesso.
O manual recomenda 4,25 lt. Há vários anos que eu coloco 4,0 lt e assim mesmo lambuza o filtro metálico.

E na primeira vez que eu fiz a limpeza do sistema e o tutorial, a mangueira estava melada de óleo e entupido o caninho do coletor.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por IRAUPP »

No meu caso quando abri o motor, aproveitei e já troquei esta mangueira.

FLW!
hugo-classic90
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por hugo-classic90 »

Hoje ao fazer a limpeza percebi que o caninho esse da foto http://img134.imageshack.us/img134/1045 ... ssotu3.jpg esta tipo tampado, o maximo que entra e 0,5 cm, parece que tem algo tampando forcei com uma chave de fenda e nada isso e normal ?
Monza Classic SE 89/90 Preto
viewtopic.php?f=33&t=16140&p=182572#p182572
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

hugo-classic90 escreveu:Hoje ao fazer a limpeza percebi que o caninho esse da foto http://img134.imageshack.us/img134/1045 ... ssotu3.jpg esta tipo tampado, o maximo que entra e 0,5 cm, parece que tem algo tampando forcei com uma chave de fenda e nada isso e normal ?
Hugo,
não é normal. A gosma de óleo+humidade vai se depositando e secando devido a temperatura e vira um 'gesso'

Com calma, tente desobstruir com um arame + Car80 ou outro equivalente. Vai gastar um bom tempo.
O ideal é um arame que passe pela obstrução e num vai e vem + o descarbonizante vai limpando.
O diâmetro interno deve ter uns 2mm espessura de um palito de dente (mas não use o palito no caninho que ele entala)
Pode depois testar com um arame mais grosso ou no máximo um prego na espessura.

waldir
Editado pela última vez por waldir em 23 Mai 2011, 15:52, em um total de 1 vez.
hugo-classic90
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por hugo-classic90 »

waldir escreveu:
hugo-classic90 escreveu:Hoje ao fazer a limpeza percebi que o caninho esse da foto http://img134.imageshack.us/img134/1045 ... ssotu3.jpg esta tipo tampado, o maximo que entra e 0,5 cm, parece que tem algo tampando forcei com uma chave de fenda e nada isso e normal ?
Hugo,
não é normal. A gosma de óleo+humidade vai se depositando e secando devido a temperatura e vira um 'gesso'

Com calma, tente desobstruir com um arame + Car80 ou outro equivalente. Vai gastar um bom tempo.
O ideal é um arame que passe pela obstrução e num vai e vem + o descarbonizante vai limpando.
O diâmetro interno deve ter uns 2mm grossura de um palito de dente (mas não use o palito no caninho que ele entala)
Pode depois testar com um arame mais grosso ou no máximo um prego na espessura.

waldir
Obrigado Waldir pela dica, como disse forcei com uma chave de fenda bem fininha e nada, pensei ate que algum mecanico tampou com alguma coisa sei lá, mas valeu pela dica irei compar o descarbonizante depois posto o resultado Valeu!!!
mais uma pergunta onde compro o descarbonizante auto peças ou lojas de materias para contrução?
Monza Classic SE 89/90 Preto
viewtopic.php?f=33&t=16140&p=182572#p182572
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mandei uma resposta logo pela manhã e não entrou no forum, provavelmente eu apertei alguma tecla errada :D e agora eu li que só é possivel 2 citações.

Mas vamos lá,

O descarbonizante vc encontra em qualquer loja de autopeças e custa entre 8 e 15,00 reais dependendo da marca... mas é tudo igual
Cuidado que o descarbonizante é um potente desengraxante e costuma atacar a pele debaixo da unha e depois fica dolorido uns 2 dias. Pra vc que vai ficar debruçado
futucando o caninho, faça isso em área bem ventilada pq o vapor é toxico, pode deixar enjoado.

Pode usar o WD40 ou assemelhado (é menos tóxico) demora mais mas também funciona (talvez vc tenha aí na sua casa. Vai girando a chavinha, limpando, batendo de levinho, virando que acaba desentupindo. O ideal é tirar o Carburador e enfiar um pano dentro do coletor pelo buraco onde estava assentado o carburador para evitar que pedaços desse 'empedrado' cheguem até as válvulas de admissão.

waldir
leoroy
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por leoroy »

Eu fiz a limpeza desse filtro Blow-By... mas como eu nao tinha lido as dicas antes aqui, fiz por conta própria, eu retirei ele, coloquei numa latinha com gasolina e meti fogo... deu uma boa limpada nele... montei tudo direitinho, e troquei a tampa do oleo tambem.... acontece que meu carro continuou vazando oleo, agora por baixo, no carter, retirei o carter hoje, comprei uma junta nova (sabó aquela que vem com a placa de metal)... amanha vou terminar de limpar para montar o carter novamente... minha pergunta é.. uso algum veda junta para fechar o carter ou não é necessario??? e qual veda junta usar se for necessario???
vou aproveitar e fazer a limpeza das mangueiras tambem, eu nao verifiquei isso...
abraço a todos.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

leory,
A junta Sabó é de borracha e ela se amolda bem sem necessitar de cola/vedante. Há que ter paciência em apertar gradativamente os trocentos porca ou parafusos.

waldir
Responder