INJEÇÃO ELETRONICA

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: INJEÇÃO ELETRONICA

Mensagem não lida por TheRipper »

José Leal escreveu:Não só o seu Monza é EFI, Diego. Acho que de todos os Monza injetados, 90% deles são EFI.

Então, provavelmente não deve ser a "escória do universo"...
Para um carro de uso normal, 100% original, até que funciona bem, mas para preparação é horrível!
leonardelli
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por leonardelli »

Alguem ja viu uma EFI com 4 bicos e borboleta de Calibra???
Meuuuuu Deusssss, fica muuiiiiiitoooo bom , melhoraria se o desenho da EFI fosse reto como as admissao carburadas ia se o conjunto perfeito pois para quem nao sabe o cabeçote do MOnza carburado tem os dutos originalmnete maiores que os injetados!
O amigo do EF500 pode me responde uma duvida a TBI do Monza tem 58mm e a do Kadett GSI 55mm , to certo ne? E outra eu defendo carburadores quem aqui nunca quis ter uma ou duas Webber 45 no seu Monza??????
Eu sim e gostaria ainda!!!!!
MONZA SL/E 1988
Categoria ST & STD
Nº 46 - 200cv Aspirado

Calando a boca de muitos !!!!
TheRipper

leonardelli escreveu:Alguem ja viu uma EFI com 4 bicos e borboleta de Calibra???
Meuuuuu Deusssss, fica muuiiiiiitoooo bom , melhoraria se o desenho da EFI fosse reto como as admissao carburadas ia se o conjunto perfeito pois para quem nao sabe o cabeçote do MOnza carburado tem os dutos originalmnete maiores que os injetados!
O amigo do EF500 pode me responde uma duvida a TBI do Monza tem 58mm e a do Kadett GSI 55mm , to certo ne? E outra eu defendo carburadores quem aqui nunca quis ter uma ou duas Webber 45 no seu Monza??????
Eu sim e gostaria ainda!!!!!
Uma EFI com 4 bicos e borboleta de Calibra (62mm) não é uma EFI :roll:
E duvido muito que a antiquada Multec 700 dê conta de controlar um sistema assim, nem sensor de temperatura do ar ela usa (isso é mais importante em multiponto do que em monoponto), e enquanto a injeção do Calibra é seqüencial, nem em modo semi-seqüencial a "gambiarra" vai funcionar.
A admissão EFI não é reta para poder manter a mesma distância entre todos os dutos, talvez haja uma pequena vantagem em potência final com dutos retos, mas causa um certo desequilíbrio entre os cilindros. Se fosse melhor, certamente teriam mantido desse jeito no monoponto.

Sobre dutos maiores no carburado, não é bem assim. O formato dos dutos é diferente, o carburado tem o guide boss menos saliente, o que ajuda no fluxo, porém, tem um ângulo muito mais acentuado, a fim de causar turbulência e melhorar a emulsificação, que é crítica com carburador. O duto do cabeçote injetado teoricamente tem mais fluxo, pois tem ângulo mais suave, e o guide boss pode ser trabalhado. As válvulas também são maiores nos cabeçotes mais novos.

A TBI do Monza monoponto tem apenas 44mm (segundo a revista Oficina Mecânica da época - vou medir a minha para confirmar), enquando a multiponto tem 52mm. Além da maior vazão, vale lembrar que a multiponto não precisa de aquecimento, o que também ajuda na potência por admitir ar mais denso, e reduzir o risco de detonação.

Sobre os carburadores, claro que um Weber 45 (ou melhor ainda, dois) faz um estrago, mas é algo inviável para uso urbano, pois o consumo fica bem alto. Com injeção eletrônica e uma borboleta grande, é possível conseguir a mesma potência ou mais, com consumo muito mais baixo, e pouquíssima manutenção :smt023
leonardelli
Membro GL (Ní­vel 2)

The Ripper

A dita “gambiarra” como falou, funciona muito bem e ajudou a tirar 160cv em um Kadett, por que você nunca viu a adaptação não quer dizer que não funciona.
Já que pretende andar com 4 borboletas de 40 mm, lhe dou o conselho de usar um cabeçote carburado que vai funcionar melhor que um injetado, mais o carro e seu e a escolha também.
Cara não tenho nada contra você, nem ninguém aqui do fórum mais teoria e revistas são uma coisa pratica e outra.
Fazem mais ou menos 3 anos que vejo deixando o motor do jeito que eu quero.
Muita coisa que se diz de GM que não funciona ou funciona foi provado o contrario durante esse tempo.
E mais fácil andar com um carro preparado com borboletas múltiplas na rua do que um com apenas uma gigante.
A aceleração com borboletas múltiplas e mais suave e progressiva ao contrario da borboleta única que e ríspida, ou seja, vem na hora a aceleração.
Meu carro ta longe de se um carro TOP que nem os do Vicente Orige , inclusive com ele eu peguei muitas dicas de cabeçote ,admissão ,comando , um cara fora de serio que conhece GM a fundo mesmo.
Posso dizer que atingi minha meta mais de 190cv, num motor 8 v com apenas uma TBI.
Continuo na luta ate atingir 210cv com 1 tbi.

Estou à disposição de todos do fórum que tiverem interesse em montar um GM ASPRO
E gostaria de pedir só uma coisa, você já andou num aspirado forte de verdade, com mais de 180cv?
MONZA SL/E 1988
Categoria ST & STD
Nº 46 - 200cv Aspirado

TheRipper

leonardelli escreveu:The Ripper

A dita “gambiarra” como falou, funciona muito bem e ajudou a tirar 160cv em um Kadett, por que você nunca viu a adaptação não quer dizer que não funciona.
Já que pretende andar com 4 borboletas de 40 mm, lhe dou o conselho de usar um cabeçote carburado que vai funcionar melhor que um injetado, mais o carro e seu e a escolha também.
Cara não tenho nada contra você, nem ninguém aqui do fórum mais teoria e revistas são uma coisa pratica e outra.
Fazem mais ou menos 3 anos que vejo deixando o motor do jeito que eu quero.
Muita coisa que se diz de GM que não funciona ou funciona foi provado o contrario durante esse tempo.
E mais fácil andar com um carro preparado com borboletas múltiplas na rua do que um com apenas uma gigante.
A aceleração com borboletas múltiplas e mais suave e progressiva ao contrario da borboleta única que e ríspida, ou seja, vem na hora a aceleração.
Meu carro ta longe de se um carro TOP que nem os do Vicente Orige , inclusive com ele eu peguei muitas dicas de cabeçote ,admissão ,comando , um cara fora de serio que conhece GM a fundo mesmo.
Posso dizer que atingi minha meta mais de 190cv, num motor 8 v com apenas uma TBI.
Continuo na luta ate atingir 210cv com 1 tbi.

Estou à disposição de todos do fórum que tiverem interesse em montar um GM ASPRO
E gostaria de pedir só uma coisa, você já andou num aspirado forte de verdade, com mais de 180cv?
-O que acho estranho é um módulo totalmente antiquado funcionar com um setup mais complexo, enquanto nem com minha monoponto ele funcionava direito. Tem certeza de que era o módulo Multec 700? Aquilo é da década de 70!

-160cv dá pra tirar de um Kadett MPFI com admissão original, com borboleta de 52mm e comando original, não há mistério, é só fazer um bom trabalho no cabeçote e um escape legal.

-Sim, também acho que borboletas múltiplas são melhores, por isso vou montar no meu! :-D Mas vou montar com meu cabeçote injetado mesmo, pois ele já está com um retrabalho muito bom, inclusive, com válvulas de 43mm, que não cabem no cabeçote antigo. Qual das cabeçotes é melhor, a teoria diz que é o moderno, mas realmente gostaria de poder comparar.

- O Vicente é um cara que manja de GM, sim, mas pelo que sei, não é nem ele que faz o trabalho nos cabeçotes, ou seja, a parte mais minuciosa da preparação ele não faz :-/

- Sim, já andei num aspro forte, Um Kadett com 164cv na roda (quase 200cv no motor), 0-100km/h em 6 segundos, mas o motor era um C20XE (Calibra / Vectra GSi). O legal é que o carro é muito econômico, dócil e mantém lenta estável em mil rpm! 16v é o canal! :-)
leonardelli
Membro GL (Ní­vel 2)

Não sei se você leu mais eu falei que foi usada uma HIS na injeção, se tirar essa potencia 160 cv fosse tão fácil usando tbi original e comando original acho que a arrancada ia te só GM , Quanto ao Vicente tenho contato direto com ele os cabeçotes são feitos por ele em conjunto como Zezao , o mesmo que me deu dica da taxa ideal e do retrabalho necessário nas bielas pra montar um motor 1.9 , também deu a dica da bomba de óleo da S10 2.4
Se possível adquira um cabeçote original carburado, pega uma carcaça e veja a capacidade do mesmo, acho que você ira se surpreender, o que uma leve alteração nas passagens de água podem fazer nesse cabeçote.
O motor C20XE naturalmente já possue uma cavalaria respeitável, havia up-grades que podiam ser feitos apenas alterando a injeção e o ponto do motor tempo de comando.
Eu me referi a motor 8v com 180cv nas rodas, com cambio escalonado, comando com alta graduação.
Espero que monte logo seu motor e mostre os resultado pra galera do fórum.
Se precisar saber de molas ,pratinhos, balanceiros ,tuxos ,comandos peças em geral para GM 8v pode contar comigo.
MONZA SL/E 1988
Categoria ST & STD
Nº 46 - 200cv Aspirado

TheRipper

leonardelli escreveu:Não sei se você leu mais eu falei que foi usada uma HIS na injeção, se tirar essa potencia 160 cv fosse tão fácil usando tbi original e comando original acho que a arrancada ia te só GM , Quanto ao Vicente tenho contato direto com ele os cabeçotes são feitos por ele em conjunto como Zezao , o mesmo que me deu dica da taxa ideal e do retrabalho necessário nas bielas pra montar um motor 1.9 , também deu a dica da bomba de óleo da S10 2.4
Se possível adquira um cabeçote original carburado, pega uma carcaça e veja a capacidade do mesmo, acho que você ira se surpreender, o que uma leve alteração nas passagens de água podem fazer nesse cabeçote.
O motor C20XE naturalmente já possue uma cavalaria respeitável, havia up-grades que podiam ser feitos apenas alterando a injeção e o ponto do motor tempo de comando.
Eu me referi a motor 8v com 180cv nas rodas, com cambio escalonado, comando com alta graduação.
Espero que monte logo seu motor e mostre os resultado pra galera do fórum.
Se precisar saber de molas ,pratinhos, balanceiros ,tuxos ,comandos peças em geral para GM 8v pode contar comigo.
Realmente não li que foi usada a HIS, acho que você esqueceu de mencionar isso. Bem, a borboleta é de Calibra (que aliás, é um tanto difícil de adaptar numa admissão de 8v, pelo formato dela), são 4 bicos, o módulo é programável... mas não era a admissão "EFI" monoponto? Agora não entendi nada :-)

E sim, é possível tirar 160cv com borboleta e comando originais. Já vi pessoalmente um Corsa com motor 2.0 MPFI apenas com álcool + trabalho de cabeçote bater 153cv no dyno com TUDO original, inclusive coletor de escapamento original em ferro fundido, borboleta original de 52mm e comando original, com enquadramento padrão, pois nem polia regulável o carro tinha! E detalhe, o acerto foi feito no "dinabundômetro". Colocando um coletor de escape decente, atrasando um pouquinho o comando e fazendo um acerto fino no dyno, certamente vem os 160cv ou até mais.

Sobre as peças para o cabeçote, talvez eu não precise, pois não pretendo colocar meu motor para girar mais de 7.000rpm, mas vou ver como fica e certamente posto os resultados aqui :smt023
leonardelli
Membro GL (Ní­vel 2)

Então vo doar as peças do meu motor , por que um carro original so com cabeçote consegue 160 cv ou mais não eh? Monto essa receita e ando na original , imagina os golzinho se matando pra consegui 140 cv e eu com 160v num carro de rua fazendo 6km/l de álcool.
Acho que to sendo enganado, meu motor deveria ter 300cv então!!!!! Ahuhauhuhauhauhauahuahuahauhauhauhauhau
Me diz quem monto esse Corsa que eu vo manda agora um cabeçote pra ele faze pra mim , Meu carro quem prepara e o Rhonaldo Fonseca , o mesmo que faz o opala recordista brasieleiro do Douglas Carbonera , o chevette do Mauricio Fontana que venceu na estruturada no Veloparck. Vo chama ele de incompetente onde já se viu so 200cv !!!!!!!!
Virabrequim, válvulas , molas importadas , fueltech, peças forjadas, cambio,embreagem, acerto na Inovate pra um carro que gasto 1000 reais anda junto !!!!!
O seu vai ter uns 240 girando 6.000 rpm!
MONZA SL/E 1988
Categoria ST & STD
Nº 46 - 200cv Aspirado

Responder