distrbuidor dinamico, igniçao,gerenciador turbo,sensor map
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
eu sei disso né
blz deixa queto, cada um tire suas conclusoes e se tiverem vontade que ate façam um teste pratico ae. pq se forem se basear ate pelo manual de reparo ta tudo errado.
é a primeira vez que vejo que um motor precisar de mais AVANÇO COM MAIS CARGA. sem comentarios
blz deixa queto, cada um tire suas conclusoes e se tiverem vontade que ate façam um teste pratico ae. pq se forem se basear ate pelo manual de reparo ta tudo errado.
é a primeira vez que vejo que um motor precisar de mais AVANÇO COM MAIS CARGA. sem comentarios
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Ano: 1995
eu to falando em motor carburado.....Rafaelo escreveu:eu sei disso né
ligue um vacuometro na linha do avanço a vacuo e saia com o carro e veja oq acontece.......
mas ligue na conecção correta no carburador e no diafragma.....
faça todos os testes, carga, sem carga etc.......e me conte oq vc vai axar.......
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
- avvsilva
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Um colega meu de trabalho se desfazeu de um Tipo Sedici a pouco tempo. Ele é daqueles muito exigentes com carro, mas se cansou de gastar grana e não ver resultado. No final passou o carro pra frente por R$ 3000,00. Esses carros são pra gente com disposição e condições pra fazer um investimento pesado em peças caras e dificílimas de encontrar. No caso do Sedici, meu colega teve de colocar a bomba de óleo do 8v porque não achou a do 16v.vrsilva escreveu:Verdade Leo, conheci um rapaz que sonhava em ter um Sedicivalvole novamente.... Ele dizia que nunca mais dirigiu um carro como aquele... A evolução do Tipo Sedicivalvole foi o Brava HGT outro carro também queimado aqui no país de AP e opala....
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491

- avvsilva
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
É uma ousadia minha contestar os senhores, mas acho que a tomada de vácuo da cápsula de avanço é antes da borboleta, de forma a só atuar ao abri-la. Ao contrário da tomada de vácuo do desafogador, que é depois da borboleta e sempre recebe o vácuo. Tanto que quando invertem as ligações, que ficam atrás do carburador, dá problemas. O certo é as mangueiras ficarem cruzadas.Rafaelo escreveu:nao, é sempre depois dela. nao conheço o 2E a fundo mais acredito que é depois. no solex simples que eu tinha era na base do carburador por um micro furo embaixo da borboleta. o MAP do EFI tem um micro furo e pelo que lembro saia bem embaixo da aba da borboleta. no 2E deve ser mais nao posso te confirma por nao conhecer ele afundo. acredito que seja tambem. pela logica500EF escreveu:Rafaelo,
O vácuo do avanço não fica antes da borboleta?
----
quem desliga o avanço a vacuo tem menos avanço do que se estivesse ligado, geralmente se sente uma piora em marcha lenta,e principalmente na faixa torque, ja em alta rpm potencia de pico nao sente nenhuma alteraçao. é por isso que quando se faz o ajuste do APMS(avanço fixo e inicial) com a pistola, tem que se desligar o avanço a vacuo. pq ele estaria acrecentando o maximo que o diafragma pode oferecer... lenta 35kpa daria suponhamos +12° entao estaria mentindo por 12°a mais...
outro detalhe, nao sei se repararam, mais o avanço centrifugo nao gera avanço na lenta. <1100rpm ele nao atua... so depende do avanço inicial que pode ser 10APMS°e no caso o a vacuo que ofereceria +12° nessa condiçao de lenta 35kpa.
é bem legal o estudo de igniçao e mapas. é uma das coisa mais dificil de uma eng de motores. pq ela depende de tudo no motor,taxa,cil,n° cil,torque,comb,temp,temp ar,por ae vai...
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina

- 500EF
- MODERADOR
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Primeiro que não é ousadia nenhuma mostrar o seu ponto de vista, avvsilva. Ninguém aqui é dono da verdade e se assim o fosse, não haveria sentido ser um fórum. Era melhor ser um blog... hehehe :smt023avvsilva escreveu:
É uma ousadia minha contestar os senhores, mas acho que a tomada de vácuo da cápsula de avanço é antes da borboleta, de forma a só atuar ao abri-la. Ao contrário da tomada de vácuo do desafogador, que é depois da borboleta e sempre recebe o vácuo. Tanto que quando invertem as ligações, que ficam atrás do carburador, dá problemas. O certo é as mangueiras ficarem cruzadas.
E o que você escreveu é exatamente o que o Carlos Freire (através da citação antiga que eu postei. Aliás, como ele não costuma acessar esta parte do fórum e foi citado por mim, enviei MP convidando a participar), o Fontana e eu estamos tentando explicar ao Rafaelo há dias...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Pessoal é o seguinte, no carburador 2e7, eu escrevi o lado errado lá em cima.
A mangueira do avanço entra do lado direito do carburador, e do desafogador lado esquerdo, fazendo um X entre elas. Levando em conta que o lado esquerdo é o lado do motorista.
Como disse lá em cima, a conexão do desafogador está sempre sugando (vácuo) tanto com motor em marcha lenta como com motor acelerado. Já a conexão do avanço, só terá vácuo quando abrir a borboleta de aceleração. Ou seja, quando aumentar a rotação. Eme marcha lenta não há sucção ou vácuo.
Se inverter essas mangueiras, o que ocorre muito e eu mesmo já passeio por isso no SL/E 91 que tive, o avanço a vácuo começará a atuar já na marcha lenta o que está errado.
No caso do meu SL/E 91, grilava o motor quando entrava em algumas ruas, em certo regime de rotação x força. Levei na época até um certo tempo para descobrir esse erro. Depois de descoberto, nunca mais tive problemas com avanço ou grilando.
Se tiverem dúvidas, com motor funcionando, remove as duas mangueiras no carburador e coloque o dedo para sentir qual está puxando em marcha lenta. Esse que estiver puxando é o local do desafogador.
Abs,
Carlos Freire
A mangueira do avanço entra do lado direito do carburador, e do desafogador lado esquerdo, fazendo um X entre elas. Levando em conta que o lado esquerdo é o lado do motorista.
Como disse lá em cima, a conexão do desafogador está sempre sugando (vácuo) tanto com motor em marcha lenta como com motor acelerado. Já a conexão do avanço, só terá vácuo quando abrir a borboleta de aceleração. Ou seja, quando aumentar a rotação. Eme marcha lenta não há sucção ou vácuo.
Se inverter essas mangueiras, o que ocorre muito e eu mesmo já passeio por isso no SL/E 91 que tive, o avanço a vácuo começará a atuar já na marcha lenta o que está errado.
No caso do meu SL/E 91, grilava o motor quando entrava em algumas ruas, em certo regime de rotação x força. Levei na época até um certo tempo para descobrir esse erro. Depois de descoberto, nunca mais tive problemas com avanço ou grilando.
Se tiverem dúvidas, com motor funcionando, remove as duas mangueiras no carburador e coloque o dedo para sentir qual está puxando em marcha lenta. Esse que estiver puxando é o local do desafogador.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Ano: 1995
isso é oq eu to tentando explica desde o começo, a tomada do avanço a vacuo em todos os carburadores tem o local correto......Carlos A. Freire escreveu:Pessoal é o seguinte, no carburador 2e7, eu escrevi o lado errado lá em cima.
Abs,
Carlos Freire
isso pra que o sistema de ignição tenha um mapa correto, juntando o avanço a vacuo e centrifugo vai dar um mapa perfeito....
se não fosse assim os motores iriam trabalhar quadrados.......
o sitema de mapaemento de uma injeção tomou por base o sistema "carburado"......
logico que quando foi projetado o sistema carburado o avanço do sistema de ignição veio com uma faixa de tolerancia quanto a batidas de pino, por não ter um sensor de detonação, e pro motor funcionar tanto la no nivel do mar como aqui a 860 metros de altitude.....
eu sempre disse que o distribuidor de um motor é um sistema complexo e simples e perfeito ao mesmo tempo.....
dificil foi quem inventou o primeiro, depois veio só a evolução.....
quando eu disse pra colocar o vacuometro na linha é pra ver quando vai ter vacuo ou não, com e sem carga, com rotação e sem rotação.....
isso tudo foi muito bem projetado pra funcionar em conjunto com o avanço centrifugo......
uma maneira mais "facil" de verificar isso seria colocando o motor em dinamometro, usando uma lampada de ponto, um vacuometro e mudar a rotação e carga do motor, e ver que vai virar um mapa a curva de avanço......
isso pq a tomada de vacuo tem local especifico pra isso, pra ter vacuo conforme a carga e rotação do motor, e não em um ponto qualquer que vai ter vacuo somente em determinada faixa de rotação......
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
-
- MODERADOR
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
Carlos tu olhou o video que eu fiz? notou quando tem vacuo existe um avanço creditado(avanço a vacuo) nao é mesmo?Carlos A. Freire escreveu:Como disse lá em cima, a conexão do desafogador está sempre sugando (vácuo) tanto com motor em marcha lenta como com motor acelerado. Já a conexão do avanço, só terá vácuo quando abrir a borboleta de aceleração. Ou seja, quando aumentar a rotação. Eme marcha lenta não há sucção ou vácuo.
pois entao, como falei aqui, e ate mesmo o manual diz isso, os fabricantes de pistola de ponto tambem. desliguem o avanço a vacuo pra fazer o ajuste do avanço fixo(inicial)

vou resumir a logica: se precisa desligar o avanço a vacuo pra regular o avanço fixo é pq ele esta atuando nao é mesmo? ae que ta, se ta atuando é pq tem vacuo. na lenta é claro.
é isso que estou tentando mostrar pra voces ja faz alguns posts atras: tem que ter avanço na lenta senao o motor nao funciona bem, ficaria so com o avanço inicial(fixo do distribuidor APMS) e isso nao é o suficiente pro motor funcionar na lenta. lembrem-se avanço centrifugo nao atua na lenta, ele so comença a funcionar acima dos 1300 rpm, ou seja nao na lenta.
pois bem, como voces vao acertar o avanço fixo com o diafragma do distribuidor ligado! nao tem como, precisa desligar, e se precisa desligar, é oq ele ta atuando nao é mesmo? é facil de intender. o manual mesmo ta dizendo isso, vejam voces mesmo.
oque quero dizer que tanto faz onde ligarem a mangueira do avanço pelo vacuo(essa do desafogado nao é claro), se ligar na tomada do distribuidor vai funcionar da mesma forma que no ponto que foi destinado(em cima borboleta) EU mesmo ja tinha no monza 1.6 ligado no coletor e funciona, tambem ja vi monza carburado ligado a tomada de vacuo. o vacuo e nao vacuo é o mesmo dentro do coletor, do que em cima da borboleta no local da mangueira avanço.
ja sabemos
*motor com carga nao geram vacuo - motor com carga precisa de menos avanço
*motor sem carga geram vacuo - motor sem carga precisa de mais avanço
ae que entra o diafragma de acrescimo de grau de avanço, em cima do centrifugo e em cima do ponto inicial fixo :smt023
Silva, todos aqui sao livres pra debater e entrar na conversa, que alias so assim que aprendemos algo de verdade, fica por fora so lendo ou nao lendo ou sem atualizar seus conhecimentos nem sempre ajuda. e todos aqui aprendem inclusive eu,carlos,eduardo,leo,todos sem excessao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.