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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Enviado: 28 Fev 2013, 22:50
por dbzronaldo
Como é o esquema das correias do monza 96? mudo o tipo da dentada? o esticador é outro?

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Enviado: 28 Fev 2013, 23:41
por Carlos A. Freire
dbzronaldo escreveu:Como é o esquema das correias do monza 96? mudo o tipo da dentada? o esticador é outro?
É exatamente igual ao Vectra, Astra, Zafira...

o tensionador é outro, bem como a correia que tem quantidade e forma de dentes diferente dos modelos até 95, e as polias também são diferentes para acompanhar a correia, que tem outro material mais resistente em sua confecção HNBR.
No Monza 96, como nos Chevrolet mais novos, a bomba d'água não precisa mais ser alterada para tensionar a correia. Essa função agora é do tensionador. Ou seja, deixa a bomba d'água fixa (embora pode ser alterada) e se tensiona a correia pelo tensionador.

Abs,

Carlos Freire

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Enviado: 28 Fev 2013, 23:48
por dbzronaldo
LEgal mesmo.... Quando fui comprar a correia dentada o cara me disse que pro monza 96 ela aguenta 60 mil km, e a do meu só tem de 20mil.
Acha viavel a troca de todos os tensores, correias e polias?
Troquei a correia dentada ontem, e tencionei pelo tensor... nao foi pela bomba dagua, aperto o tensor, coloco um pino travante e tiro a correia normalmente. é assim nao eh?

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Enviado: 01 Mar 2013, 07:14
por Carlos A. Freire
dbzronaldo escreveu:LEgal mesmo.... Quando fui comprar a correia dentada o cara me disse que pro monza 96 ela aguenta 60 mil km, e a do meu só tem de 20mil.
Acha viavel a troca de todos os tensores, correias e polias?
Troquei a correia dentada ontem, e tencionei pelo tensor... nao foi pela bomba dagua, aperto o tensor, coloco um pino travante e tiro a correia normalmente. é assim nao eh?
Não é bem assim... Repare nos manuais do proprietário que a recomendação da troca de correia dentada é o mesmo para o Monza 96 e os anteriores. Ocorre que com a confecção da correia dentada em HNBR, a correia fica um pouco mais resistente ao calor do motor e alguns tipos de óleo, com relação as correias anteriores cloropreno. Mas o período de troca e os cuidados são os mesmos.

As polias se troca quando se encontra desgastes, quebra ou trincas, não se troca por prevenção. Já os tensionadores, esses sim tem recomendação de troca a cada troca de correia. A recomendação é que entre 10.000 e 15.000km se verifique o estado das correias, polias e tensionadores.

Se houver contaminação de óleo em qualquer correia, essa deve ser substituída.

Abs,

Carlos Freire

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Enviado: 24 Abr 2013, 22:22
por rafamts
Amigos, troquei a correia dentada e o esticador do meu Monza. Coloquei correia Dayco e esticador SKF. Observei que a correia ficou um pouco fora do esticador. Será que isso pode me dar problemas futuros?

Abraço,
Rafael

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Enviado: 06 Jan 2014, 19:48
por frfavoreto
Por acaso o bloco F2 aceita ambos os tipos de tensionadores da correia dentada ("automático" e fixo)? Meu motor é 2.0 1996 e creio que deveria usar o esticador "automático" porém ao inspecionar a correia dentada reparei que está usando o modelo mais simples, de tensão fixa.

Inclusive a correia está bem frouxa, percebi que o tensionador está muito mal instalado, possivelmente algum mexânico colocou o modelo errado, mas estou com essa dúvida.

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Enviado: 07 Jan 2014, 06:53
por Carlos A. Freire
O Monza e Kadett 96 usam tensionador da correia dentada diferente dos modelos fabricados até 1995. O tensionador é igual ao utilizado no Vectra, Astra, Zafira...
Nesse modelo de tensionador, não é preciso tensionar a correia pela bomba d'água como nos modelos anteriores e faz o ajuste pelo próprio tensor.
Como o tensionador, a correia, e polias também são diferentes dos modelos até 1995.

Abs,

Carlos Freire

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Enviado: 07 Jan 2014, 09:00
por frfavoreto
Se eu quiser trocar o tensionador para o modelo automático bastaria comprá-lo e instalar ou teria que trocar também a capa traseira da correia? O bloco F2 aceita ambos os tensionadores?