Primeiros passos pro Novo Monza...

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Primeiros passos pro Novo Monza...

Mensagem não lida por luiz sle »

Show! Ficou tudo de muito bom gosto e bem feito, afinal foi você e seu pai que fizeram. Depois de puder explicar melhor como fez a alça do porta luvas agradeceria. :mrgreen:

Cuidado com essas unhas da gata nos bancos do Monzão.

Parabéns :wink:
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Silva90 »

luiz sle escreveu:Show! Ficou tudo de muito bom gosto e bem feito, afinal foi você e seu pai que fizeram. Depois de puder explicar melhor como fez a alça do porta luvas agradeceria. :mrgreen:

Cuidado com essas unhas da gata nos bancos do Monzão.

Parabéns :wink:
Hahaha até que ela é comportada, unha nos bancos nem pensar haha mas tipo ela tem o péssimo hábito de subir no carro e deitar tbm, isso sim da raiva pq fica cheio de pézinho dela espalhados e não tem como evitar, quando vejo tiro e brigo mas nem sempre dá, quando vejo já ta marcado haha é a vida.

Mas enfim, vamos ao que interessa, eu expliquei antes num post antes desse como fazer a alça, você não viu ou não entendeu? :smt017 hUASHUSAH

Abaixo a lista de novo do que precisará

- 2 ou mais Plásticos de Auto(usamos peças de monza sucateadas que vieram no carro, como alto falante quebrado, porta objetos etc.reciclagem é tudo rapaz :mrgreen: se não tiver procura outro plástico mas precisa ser "grande" nada muito extravagante uma caixa de alto falante mesmo faz tranquilo ou mesmo um tampão de rádio de carro enfim sei la né o que puder arrumar e grande)

- 1 Lixa Grossa nº 40

- 1 Lixa d'água nº 1200

- 1 Serra "tico tico"(se tiver, no caso de não ter, alguma espécie de serrote para corta a peça né? haha)

- 1 Ferro de Solda

- 1 Furadeira de broca(para fazer o furo aonde entra a alça do monza na tampa do porta luvas)

E por fim acho que só, seria isso a lista de materiais necessários, o "How Do" ta no post anterior, ta meio embolado, mas vou tentar de novo passar mais ou menos como foi feito, primeiramente você desmonta o porta luvas pra trabalhar nele.

Em seguida você com um serrote ou Serra "Tico Tico" você pega o plástico a ser utilizado, separa para ser cortado, antes você abre o porta luvas e da uma olhada no "angulo" que irá trabalhar quando abrir, em seguida você desenha no plástico o formato da alça a ser cortado, sugiro cortar com "excessos" e depois ir baixando de leve na serra e na lixa.

Usando a Furadeira de Broca, use a menor broca que tiver(mais fina) e faça um furo SEM ATRAVESSAR a tampa, claro, do porta luva bem na parte aonde esta quebrado(provavelmente deve ter uma marca aonde ficava a alça, o meu num tinha nada nenhum resquício, mas tinha a marquinha de onde ficava.)

Feito o buraco e a peça cortada, agora você começa a trabalhar na peça cortada encaixando a mesma no buraco e atravessa no "buraco" no porta luvas por onde a alça trabalha, no canto superior esquerdo(você observando saberá haha) lembrando que ela tem que passar por ali e trabalhar sem arrastar, sem encostar. Pra isso a Lixa 40.

Antes de começar o processo de "Soldagem" no buraco, antes que eu esqueça e cometa o mesmo erro, faça o "dentinho" na alça que segura atrás do porta luva aonde segura a alça pra não descer direta. Feito isso, você começa a derreter um pouco de plástico pra segurar a peça, isso ela encaixada no buraco feito, pouca coisa, o suficiente para fixar e você começar a ter uma idéia de como ela vai trabalhar quando fixa. Apontada no buraco, fixada com plástico derretido pelo ferro de solda, você faz o teste abrindo e fechando ai verifica os pontos aonde tem que baixar ainda, nesse caso, sugiro o uso de lixa pois provavelmente se já estiver nesse passo, é porque a peça se baixar em serrote pode "sair do padrão", ficando fina de mais e menos resistente.

Depois de ter lixado a peça, apontado no buraco com solda, realizado o teste e vendo que a peça passa pelo buraco do porta luva sem "arranhar ou prender" na curva, você pega e aponta em definitivo a peça(se já estiver meio fixada e viu que estava bom então começa daí nem solta) preencha o buraco todo aonde a peça foi apontada com plástico, e vai enchendo mesmo, vai empurrando com ferro de solda o plástico pra baixo, ele vai derretendo e empurrando.

Por fim, depois de ter preenchido tudo, fixando a alça e plástico até em cima derretido, deixa secar e endurecer, uns 20 minutos ou mais, depois disso, use uma Lixa D'água 1200 para fazer o acabamento pra não deixar a ruga do plástico que foi derretido ali, vai passando e fazendo o acabamento, ficando bem próximo do original, o meu ficou uns 70% bem acabado, se você tiver paciência e for chato vai fazendo atééééé ficar exatamente perfeito haha mas fica bom, uma dica, para uma melhor fixação, fizemos hoje, para garantir uma "melhor fixação" do jeito que somos enjoados aqui haha, usando a furadeira de broca, colocamos um "preguinho" nela, fininho, para atravessar por fora na lateral da tampa para atravessar as peças, o plástico preenchido e a alça.

É isso, amanhã eu posto fotos dos itens usados e mencionados aqui e foto de zoom do porta luvas. Espero que tenha me feito "claro" agora na explicação, fiz exatamente como fizemos, na mesma ordem em que foi feita a peça. Exatamente nessa ordem, sem os erros cometidos claro haha.

Qualquer coisa retorna aqui.

Abçs :smt023
Reforma geral: Clique aqui - viewtopic.php?f=43&t=16148

Carro: Monza 95/95 Gasolina - GL - Simples porém muito bem recebido.
Dono: Victor - 19 anos - Técnico de Informatica e Tecnologias e um Aficcionado por carros, principalmente GM.

Um mesmo nome, o mesmo carro, uma Paixão. Monza, Paixão sem Limites e Gerações (:

Em breve...
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Não havia entendido como havia feito, agora intendi muito bem! Mas eu tenho uma dúvida, eu tenho o pedaço original da alça quebrada que veio dentro do porta luvas e gostaria de saber se vou poder usa-la ainda ou não ?

Posto fotos hoje pra você ver. :wink:

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)

Acredito que possa usar sem problemas, no meu caso eu tive que fazer pois esse monza veio em sucatas a parte interna, ou seja, sem esperança alguma logo quando chegou de ter a alcinha ainda haha o jeito foi fazer uma mesmo, posta depois vejo e confirmo, meu medo só mesmo é de "quebrar" no meio por ter uma certa idade e podendo estar ressecada num sei, ai você tem que ver você mesmo ai se é mais vantagem usa-la ou fazer uma, eu estou dizendo isso porque a que fiz usei um plástico novo e mais flexível :mrgreen:

O mais importante você já pegou, entendeu como faz passo a passo. haha se a alça estiver em bom estado, não vejo mal em usa-la, porém se fizer no esquema que falei, de buraco etc, é bem provável também que "perca" um pouco do tamanho na hora de abrir, já que deve reduzir sei la uns 2 cm pra dentro da tampa, no meu caso fizemos sob medida já. mas posta ai vamos ver o que podemos fazer né? haha

Abçs

Dono: Victor - 19 anos - Técnico de Informatica e Tecnologias e um Aficcionado por carros, principalmente GM.

Um mesmo nome, o mesmo carro, uma Paixão. Monza, Paixão sem Limites e Gerações (:

Em breve...
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Silva90 escreveu:Acredito que possa usar sem problemas, no meu caso eu tive que fazer pois esse monza veio em sucatas a parte interna, ou seja, sem esperança alguma logo quando chegou de ter a alcinha ainda haha o jeito foi fazer uma mesmo, posta depois vejo e confirmo, meu medo só mesmo é de "quebrar" no meio por ter uma certa idade e podendo estar ressecada num sei, ai você tem que ver você mesmo ai se é mais vantagem usa-la ou fazer uma, eu estou dizendo isso porque a que fiz usei um plástico novo e mais flexível :mrgreen:

O mais importante você já pegou, entendeu como faz passo a passo. haha se a alça estiver em bom estado, não vejo mal em usa-la, porém se fizer no esquema que falei, de buraco etc, é bem provável também que "perca" um pouco do tamanho na hora de abrir, já que deve reduzir sei la uns 2 cm pra dentro da tampa, no meu caso fizemos sob medida já. mas posta ai vamos ver o que podemos fazer né? haha

Abçs
A partir dela da pra fazer outro molde. Vamos ver o que é possivel.

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)

Também é uma opção válida, por 2 motivos: 1º que se conseguir um "bom plástico" a garantia de durabilidade é maior, 2º motivo é que se estragar você ainda detém da original para moldar novos projetos. Por fim, a original, também é valida em ultimo caso :mrgreen: pensou grande garoto, haha.

Abçs

Em breve...
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)

Enfim, depois de quase 3 meses da ultima postagem, momento em que anunciei minhas "férias de 2010" dessa reforma nessa maquina louca, retorno já com novas para ele, para abrir com chave "canivete" esse 2011 (trocadilho fajuto com "chave de ouro" hSAUSHA) as novas que estão por vir ainda nesse 2011 que acabara de começar.

A chave feita aqui em Brasilia, aonde me localizo atualmente(um salve aos monzeiros de bsb que chegarem a ler isto) foi um presentinho de natal de mim para meu monza que está no rio aguardando meu retorno :mrgreen:

Abaixo algumas das fotos dela, ano novo, monzão de chave nova, nada mais justo :smt005

Ah sim, antes que me esqueça, alguns eu tinha dito aqui que nada melhor ser monzeiro que sai do seu estado e vai pra outro e é recebido com outro monza né? pois então meu avô, tem um caixote 89 sl/e e finalmente ele confiou no seu "neto" emaculado hsAUASHUSH para dirigir a maquina dele aqui, depois de 2 meses na seca de carro aqui em Brasilia, ele liberou a chave do possante para rodar por aqui, monzeiro que é monzeiro troca de estado mas não troca de veículo para se locomover não é? hahaha e mais, um detalhe que sempre passou desapercebido O MONZA DELE É O SL/E COM INTERIOR GRAFITE(não é PRETO, GRAFITE MESMO) RARO ISSO, não tanto quanto vinho ou bege ou mesmo azul mas isso chamou minha atenção porque até então nem me ligava muito nesses detalhes, ai agora to todo bobo rodando nesse carro hahaha se der eu posto alguma coisa depois aqui desse carro haha.

Imagem

Imagem

Imagem

Em breve...
toco
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por toco »

Putz,só agora vi esse tópico(isso não tem perdão rsrs) cara ficou muito lindo seu monzão,com destaque ao forro de porta(diga-se defeito crônico dos tubas,o meu tb é assim).Parabéns a vc e seu coroa pelo serviço bem feito,comparece com seu possante num encontro que tiver por aqui :smt023
Mode birita ativado [on]

'O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido...(Luiz Fernando Verissimo)
fotos...
viewtopic.php?f=33&t=15698
Responder