LIMPANDO O TBI

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
gunsmoreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por gunsmoreira »

Padilha escreveu:Pessoal,

obrigado mesmo pelas respostas!! :smt023

Carlos, com relação às conexões das mangueiras: durante a desmontagem do tbi para limpeza tirei algumas fotos e achei coisas suspeitas e cagadas deixadas por "mecânicos". Bom, peimeiro com relação ao plugue que vai na válvula injetora. Não era para ter uma borrachinha de vedação neste plugue ( na parte amarela )? Tipo igual à do atuador da marcha lenta ou do sensor de posição da borboleta, onde tem uma borrachinha azul. Conforme foto abaixo, o meu não tem. Onde posso encontrar essa borracha para venda?

Imagem

Após consulta à outros tópicos deste site, verifiquei que meu carro está com as ligações diferentes. Na foto abaixo mostra a mangueirinha verde da válvula do canister sendo ligada na flauta, sendo que o correto não era pra ligar atrás do TBI?

Imagem

Também estou na dúvida na ligação desta mangueira preta que sai da flauta e vai para a panela ( do filtro de ar ). Está certo esta ligação?

Imagem

Outra supresa que tive foi estas conexões quebradas atrás do TBI! Somente a conexão do sensor MAP estava ligada! Onde acho esta peça preta para vender para trocá-la? Fiz um teste tampando provisoriamente os furos que estão quebrados, mas o motor continua funcionando de forma irregular.

Imagem

Bom, pessoal é isso. Meu carro acho que não possui a válvula EGR, pois procurei e não achei. É um modelo 92 a gasolina.
Sei que vou ter que leválo num mecânico, mas devido à minha desconfiança com relação aos detalhes técnicos, vou ter que avaliar outro profissional. Enquanto isso, se puderem ir me dando informações à respeito, talvez consiga solucionar o problemas em casa, ou pelo menos levar num mecânico já com as informações. Agradeço à todos !

Abraço!!

Cara estava olhando no meu e vi esta mangueirinha verde solta e na flauta esta tampado, pra que serve esta mangueirinha, por que será que isolaram ela, será que se eu ligá-la, dá algum problema?
Fernando Moreira
Monza é Monza, só entende quem tem um.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A mangueira verde é do sistema de canister, usado apenas em veículos movidos a gasolina, a partir de 1990. No caso da foto, Monza EFI gasolina a partir de 1992.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jcs.goiano
Estado: Goiás-GO
Ano: 1994

Mensagem não lida por jcs.goiano »

Preciso agradecer ao Waldir pelo excelente tutorial que elaborou!
E que o Sr Patrick copiou em outro forum...
Ta certo, o que é bem feito deve ser divulgado sim, mas ele deveria ter a responsabilidade de dizer que foi daqui que ele tirou a preciosa informação!!!

Waldir. Muito Obrigado.
Meu carro tava um lixo.
Graças ao seu tutorial não está mais...

Só acho que abusei da limpeza...
Risos, porque ele ta assoviando em determinados trechos de abertura da borboleta...
Mas isso é o de menos...

Abs,

Julio Silva.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Ok Julio,

Não há o que agradecer, o importante é todos se beneficiem e vários tutoriais me
auxiliaram muito e renderam boas economias e prazer no fazer.

Já vimos por aqui tutoriais ou informações copiadas dos kadeteiros, do Vectra Club, mas com a procedência informada.

Abraços

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Marcel Murai
MODERADOR

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Complementando esse topico consultem sobre duvidas quanto a instalacao do bico:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=538
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Waldir.
Exelente tópico! Bem elucidativo e ilustrativo!
Mas tenho uma pequena dúvida;
Quando as mangueiras da linha de combústível são soltas vaza combústível?

Um abraço.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Danieldsa15 escreveu:Waldir.
Exelente tópico! Bem elucidativo e ilustrativo!
Mas tenho uma pequena dúvida;
Quando as mangueiras da linha de combústível são soltas vaza combústível?

Um abraço.
Daniel,
vasa muito pouco. Abra a presilha que fica acima da capa da correia dentada e assim que soltar as mangueiras do TBI
posicione-as para cima encaixando atras do reservatório de oleo da direção hidraulica por exemplo. Pode ficar esperto com um pano encaixado
debaixo da rosca que vc está soltando para absorver o pouco que vasar. No meu caso é alcool e o cheiro não atrapalha, mas gassolina é enjoativo.

Quando for enroscar ponha também o pano para absorver o combustível que estiver na mangueira. Vc vai reparar que o encaixe da ponta da mangueira é cônico.
Então posicione e vá enroscando com a mão e mexendo para certificar que está bem encaixado ( e não torto) e só depois dê o aperto final.

Depois que montar tudo, gire a chave sem dar a partida por duas vezes para pressurizar a linha de combustível e aí vire no III estágio dando a partida.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Valeu Waldir! Pois parece um procedimento bem simples a limpesa do TBI, mas tinha um certo receio com as mangueiras da linha de combustível!

Outro dia pra trocar o sensor da borboleta essas mangueiras atrapalharam um pouco, mas consegui troca-lo! Só demorou um pouco mais!

Um abraço.
Responder