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Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Enviado: 06 Fev 2014, 00:25
por Fariaswolf
Rafaelo,

lembrei de algo importantissimo: o cabeçote tem duas velas espanadas que foram feitas helicoil em uma oficina.

o cara abriu uma nova rosca e botou a helicoil, ficou zero, mas não sei se isso influencia em algo.

eu moro em apartamento, é meio impossível dar uma jateada ali no bloco na garagem, se eu trouxesse o motor aqui pra cima, eu conseguiria fazer numa boa.

meu problema de tirar o bloco do carro é a mão de obra, ninguém vai me ajudar. os amigos querem o carro pronto e rodando, aí todo dia vem um aqui, mas quando eu preciso de algo, sempre fiz sozinho.

eu vou me infomar mais sobre por acido muriatico no bloco pra dar uma limpada boa, quem sabe dá certo, neutralizando bem depois.

sobre o radiador, e o sistema todo, um dia depois que eu peguei o carro eu trouxe o radiador e o reservatório aqui pra cima e dei um talento bom, saiu muita "pedra", ficou bem limpo, troquei a termostatica vai fazer uns 9 meses.

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eu acho que esse calor pegou o brasil inteiro, não é só aqui nem aí, a situação ta critica!

hoje fez 38 graus aqui em londrina, saiu até no jornal.

eu tenho aqui um produto de detalhamento automotivo, chama "APC" All Purpose Cleaner, é uma espécie de solupã. mas não é ácido, é alcalino, não agride borrachas nem nada.

http://www.miromi.com.br/perol-apc-flot ... litro.html

entao com isso eu consigo tirar toda craca do motor, por baixo e por fora.

qual a probabilidade de grilar com 14:1 no efi, se eu fizer tudo corretamente, até o arrefecimento zero, e usando fluido de radiador com etilenoglicol?

se eu usar a termostática do a gasolina, ela se abrirá antes (uns 86º?) e vai manter o motor mais "refrescado"?

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Enviado: 06 Fev 2014, 01:02
por Rafaelo
Fariaswolf escreveu:Rafaelo,

lembrei de algo importantissimo: o cabeçote tem duas velas espanadas que foram feitas helicoil em uma oficina.

o cara abriu uma nova rosca e botou a helicoil, ficou zero, mas não sei se isso influencia em algo.
nao sei oque pode acontecer por ter isso, acredito que nao de problema desde que a altura das velas ficaram iquais.
Fariaswolf escreveu:eu moro em apartamento, é meio impossível dar uma jateada ali no bloco na garagem, se eu trouxesse o motor aqui pra cima, eu conseguiria fazer numa boa.
ah sim, vai ter que ser bem manualmente o processo, mais demora, porem é que tu tem na mao.
Fariaswolf escreveu:meu problema de tirar o bloco do carro é a mão de obra, ninguém vai me ajudar. os amigos querem o carro pronto e rodando, aí todo dia vem um aqui, mas quando eu preciso de algo, sempre fiz sozinho.
sei como é, agente se destrai, so conversa, e ajudar nada. verdade, sozinho apenas com equipamento, senao vira acidente.
Fariaswolf escreveu: qual a probabilidade de grilar com 14:1 no efi, se eu fizer tudo corretamente, até o arrefecimento zero, e usando fluido de radiador com etilenoglicol?
14:1 pode grilar como nao pode, oque determina isso vai ser o ponto inicial ja que o mapa é em cima do inicial, se grilar é so reduzir no distribuidor, 10° apms é pra ir de boa, a outra é o ar quente.
Fariaswolf escreveu: se eu usar a termostática do a gasolina, ela se abrirá antes (uns 86º?) e vai manter o motor mais "refrescado"?
acho bobagem. usa a que esta no teu carro, o meu do flex original dele abre 86°~105° e nao diferencia alcool/gas

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Enviado: 06 Fev 2014, 09:14
por 500EF
Eu não preocuparia tanto com isso.

Também não é assim.

Limpe o sistema o máximo que conseguir, use aditivo e boa... ;)

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Enviado: 06 Fev 2014, 11:18
por Fariaswolf
ontem havia encontrado um kit de pistões, marca sulloy, fase 2 - 2.0 com dome, com anéis, por R$260,00 pilas... fiz o pedido na hora.

hoje recebo um email dizendo que só tem 1.00mm, mas podem conseguir os KS por "apenas" R$370 reais!

cacetada, algum de vcs tem alguma loja fixa aonde compram peças sempre? aqui na cidade a base de preço é 500 paus pra cima nos pistões.

hoje vou partir atrás das outras peças, não vou trocar só isso. vou mexer nos freios também, afinal, de que adiantaria correr mais, se não tem como parar depois?

é isso que atrasa a montagem do carro, se eu tivesse aberto o motor ontem, já iria levar mais tempo pra fecha-lo.

pode deixar Eduardo, vou limpar o maximo que conseguir, nada de paranóia.

ontem fiquei lendo e relendo o tópico do astra, mas não consegui chegar num tamanho exato de quanto devo mandar aplainar o cabeçote;

"Motor do Astra Flex 2.0 8v 128cv
Deslocamento por cilindro = 499,56ml
Taxa de compressão: 11,3:1
Volume da câmara STD (tudo que sobra de espaço com o pistão em cima, considerando junta, ponta da vela, etc): 48,5ml

Então, se eu rebaixá-lo em 1,5mm (7,5ml a menos), desbastando até chegar na marcação de segurança, ficarei com a taxa de 13,2:1

Se eu rebaixar 2mm (10ml a menos), ficarei com a taxa de 14:1."


nesse caso, o meu com pistões com dome, eu teria que aplainar menos do que 2mm, senão a taxa passaria de 14:1, correto?

dessa forma, eu teria que mandar depilar uns 1.8 / 1.9mm?

sobre a termostática, a minha é do a gasolina mesmo, então vou manter ela!

obrigado!

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Enviado: 06 Fev 2014, 11:37
por Rafaelo
a termostatica foi abandonada essa de uma pra alcool e outra pra gasolina a muito tempo. desde epoca do omega, e os flex nem se fala. pode usar gasolina que isso nao importa.

eu removeria toda area de segurança, com pistao dome ja vai pegar mais que 13:1

ja tentou nafil? mecado livre?

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Enviado: 06 Fev 2014, 11:46
por 500EF
Fariaswolf escreveu:ontem havia encontrado um kit de pistões, marca sulloy, fase 2 - 2.0 com dome, com anéis, por R$260,00 pilas... fiz o pedido na hora.

hoje recebo um email dizendo que só tem 1.00mm, mas podem conseguir os KS por "apenas" R$370 reais!

cacetada, algum de vcs tem alguma loja fixa aonde compram peças sempre? aqui na cidade a base de preço é 500 paus pra cima nos pistões.
Claro que deve pesquisar mais. Mas acho que não vai conseguir por menos que isso aí não, hein?
hoje vou partir atrás das outras peças, não vou trocar só isso. vou mexer nos freios também, afinal, de que adiantaria correr mais, se não tem como parar depois?
Se estiver ruim, tem que arrumar mesmo. Mas se estiver bom, não precisa inventar upgrade por enquanto.
ontem fiquei lendo e relendo o tópico do astra, mas não consegui chegar num tamanho exato de quanto devo mandar aplainar o cabeçote;

nesse caso, o meu com pistões com dome, eu teria que aplainar menos do que 2mm, senão a taxa passaria de 14:1, correto?

dessa forma, eu teria que mandar depilar uns 1.8 / 1.9mm?
É só refazer as contas com os números do seu motor.

Considerando que ele permaneça com a parte de baixo STD e que troque os os pistões pelos do à álcool:

Deslocamento por cilindro = 499,56ml
Taxa de compressão do original à álcool (com cabeçote também original): 12:1
Volume da câmara STD (tudo que sobra de espaço com o pistão em cima, considerando junta, ponta da vela, etc): 45,4ml

Para passar para 14:1, este volume tem que ser reduzido para 38,4ml. Ou seja, tem que tirar 7ml da câmara.

Para isso, o rebaixo deve ser de aproximadamente 1,4mm.

Se tirar 2mm, como eu fiz no meu, a taxa com pistões STD do à álcool passaria a ser de 15,1:1

Obs: Considerei 5ml para 1mm de rebaixo, que foi o que medi nas fotos postadas no tópico do astra. Sugiro que confira no seu cabeçote. ;)

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Enviado: 06 Fev 2014, 21:11
por Fariaswolf
um cara disse que vai tentar falar com a fábrica, e vai ver se encomenda pistões marca "kuir", STD alcool, fase 2, por R$250,00 com anéis. nunca ouvi falar nessa marca... não sei se é bom.

tentei nafil, mercadolivre e uma porrada de lojas! consegui no mercadolivre mesmo, mas não é certeza. só estou esperando o cara confirmar pra fazer o pedido.

Eduardo, 1.5mm pra ter certeza?

vou conferir assim que trazer ele aqui pra cima.

agora sinceridade de amigo... estive pensando, o que vcs acham de trazer o bloco aqui pra cima?

o meu problema é tirar o motor do cofre. ele sai por baixo do carro?

Rafaelo, vc está acostumado a tirar e por o motor no seu carro, ou montou uma vez só?

porque se eu trouxesse o bloco aqui pra cima, o talento nele seria outro... é bem melhor do que fazer tudo numa garagem subterranea. posso dar um banho quimico, trocar os selos, etc etc.

eu tenho cavaletes e um macaco jacaré, fora isso, uma porrada de tocos de madeira, e um carrinho de compras (aquele de duas rodas com molas) pra trazer aqui pra cima.

é muito pesado esse motor em comparação com o 4cil do opala? pois o 4cil do opala eu lembro o peso que foi.

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Enviado: 06 Fev 2014, 22:40
por Rafaelo
Fariaswolf escreveu:agora sinceridade de amigo... estive pensando, o que vcs acham de trazer o bloco aqui pra cima?
o bloco parcial pesa 75kg. oque tu pode fazer, é o desmonte parcial, o vira c/ biela e pistoes pesa 22 kg, volante + 10kg o bloco deve pesar 45kg so o casco, antes de sacar ele do cofre. ainda é pesado sozinho ele pelado nao leva, agora com uma ajuda vai tranquilo.
Fariaswolf escreveu:o meu problema é tirar o motor do cofre. ele sai por baixo do carro?
so se ele estiver em cima de cavaletes com no minimo 45cm do chao, senao nao sai, e tem que desmontar o quadro de suspensão completo antes. olha as foto do meu abaixo, saiu e entrou por baixo.
Fariaswolf escreveu:Rafaelo, vc está acostumado a tirar e por o motor no seu carro, ou montou uma vez só?
ja tirei e coloquei varias vezes o antigo e o novo, qual a duvida?
Fariaswolf escreveu:porque se eu trouxesse o bloco aqui pra cima, o talento nele seria outro... é bem melhor do que fazer tudo numa garagem subterranea. posso dar um banho quimico, trocar os selos, etc etc.

eu tenho cavaletes e um macaco jacaré, fora isso, uma porrada de tocos de madeira, e um carrinho de compras (aquele de duas rodas com molas) pra trazer aqui pra cima.
desmonte a parte de cima e periféricos do motor, o ideal seria ter um girafa, se nao tem, um quadro movel de apoio com talha faz uma otima ajuda, uma talha manual seria o canal pra ti. olha como é o meu, pega as dica de como fazer, esse ae foi meu velho que fabricou, tenta montar um de metal com rodinha nao tao forte como esse, esse ae é pra coisa bruta. da pra fazer um com menos, depois uma talha e tirar o capo fica facil ate de tirar por cima sem cavaletes. ou com cavalete e por baixo.

eu notei que tu tem uma maquina de solda, se tu comprar o material sucata mesmo, e tu mesmo fazer, sai barato, depois é so montar la na garagem o quadro de sustentação, faz aparafusado como nos fizemos aqui, depois é so guardar ou vender.

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Fariaswolf escreveu:é muito pesado esse motor em comparação com o 4cil do opala? pois o 4cil do opala eu lembro o peso que foi.
bloco 75kg s/arranque, s/volante, s/cabeçote, s/compressor e dh, apenas bloco parcial. a caixa pesa 50kg s/ semi eixos. ja tenho anotado os pesos. motor completo montado 125kg + 65kg caixa, quase 200kg o conjunto montado completo. vai pelando ele que se torna mais seguro pra içar e manobrar.