Página 7 de 32

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 05 Jan 2014, 09:53
por Luiz Carlos (Rio)
O R437A (ISCEON® MO49 PLUS), é uma mistura de vários gases, como disse o colega aí em cima.
Ao contrário das outras 'misturas', que contém basicamente o gás R-22, que logo será banido do planeta, como foi o R-12, o R437A é basicamente um R-134 com outros gases (R125, R600 and R601).
A finalidade desses outros gases é melhorar sua performance.
O estranho nisso tudo é ele ser uma mistura que contém em sua quase totalidade o R-134a e usar o mesmo óleo que usava o R-12.

O texto abaixo foi tirado de um fórum americano:
Preciso fazer um serviço no ar condicionado do meu carro (um SEC 1989), mas eu realmente não quero mudar para o R134a. Tenho feito conversões no passado e elas nunca refrigeraram tão bem como o R-12 fazia. Especialmente em congestionamentos. Mesmo eu tendo adicionado mais uma ventoinha no condensador.

No Rio de Janeiro não é qualquer ar condicionado que resolve a parada, pois aqui está cada vez mais quente e cada vez mais congestionado. :(

Abs

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 05 Jan 2014, 17:25
por willian silverstar
flavioh escreveu:Willian

E o tal do MP39, vc já ouviu falar?

A única oficina que achei aqui em BSB que trabalha com outro gás que o R134, usa esse nos carros antigos.

Abs Flávio


O MP39 lasca com todas as mangueiras do carro

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 05 Jan 2014, 20:17
por flavioh
Luis Carlos

Isso é fato, os sistemas projetados originalmente para o R134a são 30% maiores que os que usavam o R12. Os próprios técnicos das lojas falam que gela menos.

Um gela menos, o outro lasca mangueira e o outro perde eficiência se não for agitado semanalmente.....

Tá difícil.

O sistema original do meu Jipe (que usa compressos do opala) já não gela desde o projeto (usando R-12) se eu colocar r134a não vai virar nada.

Abs Flávio

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 08 Jan 2014, 21:29
por willian silverstar
Tem algo errado então fizemos o a/c de um omega,de um monza e de um opala e chega embaçar os vidros no r134

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 09 Jan 2014, 10:36
por flavioh
Willian

Acho que tem muito relato de conversão mal feita, aí colocam a culpa no gás, mas o serviço é que faz a diferença. Aqui por exemplo a grande maioria das lojas são categóricas ao afirmar que para trocar de r12 para r134a não precisa fazer nada, só dar carga......

Resolvi fazer a limpeza em casa mesmo porque não confio no serviço, aí fico na dúvida de qual gás usar.....

Nos carros que vc citou que usou R134a vc manteve a válvula do R12?

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 09 Jan 2014, 15:54
por Leocastro
Já que a discussão está até hoje!
Bem, o meu Monza venho enfrentando problemas.
Ele sempre gelou bem desde que comprei (2 anos atras), não sei dizer qual gás estava nele, ai, após mandar fazer uma revisão, pois ele tinha começado a ficar ruim, foi colocado com toda minha certeza, o gás r134a. Desde então, ele não está tão eficiente quanto antes.
Semana passada teve que ser feito uma solda no tubo que vai para o condensador, e, foi colocado novamente o r134a. A noite ele esfria tranquilo, mas, durante o dia, em congestionamentos, ele não tem dado conta, e fato curioso é que, a temperatura do carro tem subido tb depois disso. ai tenho que ficar com o AC ligado. Chato isso pq sábado farei uma viagem pra Bahia, de 900km, e, já vejo que o Ac não será um companheiro.

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 09 Jan 2014, 16:14
por Carlos A. Freire
Só para constar, meu Monza GLS 96 tem A/C de fábrica com R-134a. Ele é muito eficiente mesmo no trânsito aqui da capital paulista.
O carro também não super aquece com A/C ligado.

Abs,

Carlos Freire

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 09 Jan 2014, 16:16
por Leocastro
Carlos A. Freire escreveu:Só para constar, meu Monza GLS 96 tem A/C de fábrica com R-134a. Ele é muito eficiente mesmo no trânsito aqui da capital paulista.
O carro também não super aquece com A/C ligado.

Abs,

Carlos Freire
Você sabe me explicar o que pode ser este motivo dele aquecer ao ligar o AC?