Ressuscitando o Tubarão

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ressuscitando o Tubarão

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

DÉCO escreveu:.
Amigo, fiquei alguns dias sem acompanhar seu tópico, e agora ao ver tenho algumas constataçoes :
- A valvula termostatica "travada" causou alguns "superaquecimentos" no seu carro (a agua nao chegava ao radiador para ser refrigerada), isso pode ter causado um dano grande na sua junta do cabeçote que pode por sua vez estar causando os 2 problemas : jogando oleo na vela (vazamento das galerias de oleo para o pistao) e jogando agua na cabeça do pistao, as vezes até pouca e fazendo o carro falhar, ou no momento da compressao ou explosao na camara de combustao jogando alta pressao no sistema de refrigeraçao (agua) causando o rompimento da mangueira, este ultimo ja aconteceu comigo.
Seria muito prudente o mais rapido possivel vc olhar como esta a junta do cabeçote e aproveita que ta aberto e verifica o desgaste da camisa, folga de aneis, talvez gaste um pouco de grana, mas pelo menos vc vai saber exatamente o que ta acontecendo.
Voce disse que depois que colocou aditivo no radiador ele esquenta mais rapido esta corretissimo uma das funçoes do aditivo é chegar rapido a temperatura de trabalho e tambem abaixar rapido quando passa pelo radiador e recebe a acao do vento, ele otimiza as propriedades da agua, e ajuda a nao deixar oxidar nada que esta em contato com a agua do radiador.
O ideal na troca da termostatica é trocar a carcaça junto.

Agora na questao de inveja, problema complexo que parte para uma questao que nao tem nada a ver com o forum, mas vou te dizer o que eu faria : peça para o Deus que voce acredita, que oriente seu vizinho no caminho do bem, nao entra na pilha dele combata o mal que ele te deseja com o bem, pode acreditar, as coisas vao mudar.
por mais que vc tenha vontade de esganar ele, deseje coisas boas a ele, deixe a força divina agir, ja passei por isso varias vezes, e sempre deu certo, e nao axe que vai ser do dia pra noite, espere e vera, Deus nunca desampara quem ta no caminho do bem :D
Boa sorte
:smt023 :smt023
Avatar do usuário
willpetrucci
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Jun 2012, 16:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ressuscitando o Tubarão

Mensagem não lida por willpetrucci »

Amigos,

Como se chama a peça que se encontra na parte da frente da entrada de ar?
Aquela que encaixa uma mangueira de borracha embaixo...

Estava reparando que tem um encaixe de mangueira nele e se der vácuo ela abre a parte de baixo onde fica a mangueira...
essa mangueira deve ser ligada na flauta de vácuo?

Abraços!
Will Petrucci
Monza SL/e 92 Preto 2.0 EFI Gasolina
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ressuscitando o Tubarão

Mensagem não lida por DÉCO »

willpetrucci escreveu:Amigos,

Como se chama a peça que se encontra na parte da frente da entrada de ar?
Aquela que encaixa uma mangueira de borracha embaixo...

Estava reparando que tem um encaixe de mangueira nele e se der vácuo ela abre a parte de baixo onde fica a mangueira...
essa mangueira deve ser ligada na flauta de vácuo?

Abraços!
.
ESTA DAQUI QUE VOCE DIZ NÉ :
.
Imagem


CHAMA-SE VALVULA THERMAC
Ela ajuda a aquecer mais rapido o motor (ela fecha e "puxa" o ar quente proveniente do escape) depois de quente fecha e puxa só ar frio, resumindo ta.
Ela praticamente nao impacta significativamente no desempenho do carro, pode ficar desligada, mas c a saida da flauta para ela estiver aberta atrapalha o desempenho sim.
AQUI A LIGAÇAO DE TODAS AS MANGUEIRAS e abaixo o link do topico que fala "o que é o que" (da uma olhada la, vai te ajudar muito)
Imagem
.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =14&t=6582
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17877
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ressuscitando o Tubarão

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

willpetrucci escreveu:Amigos,

Como se chama a peça que se encontra na parte da frente da entrada de ar?
Aquela que encaixa uma mangueira de borracha embaixo...

Estava reparando que tem um encaixe de mangueira nele e se der vácuo ela abre a parte de baixo onde fica a mangueira...
essa mangueira deve ser ligada na flauta de vácuo?

Abraços!
Sua mensagem está meio difícil de entender. Uma imagem do local ficaria mais fácil.

Entendo que esteja falando da válvula/portinhola do Thermac.

Nessa portinhola vai conectada uma mangueira, que vai para outra válvula que fica no compartimento do filtro de ar e, dessa válvula outra mangueira que vai ao tubo de distribuição.

Temos imagens em vários tópicos dessas conexões e outras do TBI do Monza EFI.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
willpetrucci
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Jun 2012, 16:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ressuscitando o Tubarão

Mensagem não lida por willpetrucci »

Grande Déco!

Ótima explicação!

Bom como vc disse que nao interfere no desempenho vou deixar desligada por enquanto...

Acho que liguei as mangueiras de vacuo errado m algum lugar... está dando entrada falsa de ar e o carro tá sem força, morrendo e beberrão (mais ainda hehe)

Grande Abraço!!
Will Petrucci
Monza SL/e 92 Preto 2.0 EFI Gasolina
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17877
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ressuscitando o Tubarão

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Entendo que se foi colocado o equipamento, esse tem valor e é útil ao veículo. No caso, o sistema Thermac, que melhora o funcionamento do motor na fase fria e diminui a emissão de poluentes.
Imagine quanto as montadoras não economizaria na produção de automóveis colocando itens sem "utilidade", não é verdade?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
willpetrucci
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Jun 2012, 16:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ressuscitando o Tubarão

Mensagem não lida por willpetrucci »

Hehe, sem utilidade não digo, mas não é essencial ao funcionamento do motor...

Por isso ele fai ficar de canto por enquanto e depois faço as conexões correspondentes...

Abraço Carlos!!
Will Petrucci
Monza SL/e 92 Preto 2.0 EFI Gasolina
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ressuscitando o Tubarão

Mensagem não lida por DÉCO »

willpetrucci escreveu:Hehe, sem utilidade não digo, mas não é essencial ao funcionamento do motor...

Por isso ele fai ficar de canto por enquanto e depois faço as conexões correspondentes...

Abraço Carlos!!
.
2X :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder