distrbuidor dinamico, igniçao,gerenciador turbo,sensor map
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Rafaelo,
Tomada de vácuo antes da borboleta não é igual a depois dela em situação de nenhuma / pouca / média carga.
A única situação em que tudo se iguala é de plena carga (borboleta totalmente aberta). Aí vai encontrar a mesma medição de vácuo em qualquer ponto mesmo.
E é claro que se puxar com a boca vai avançar o ponto. Afinal é um avanço à vácuo.
Mas não vácuo do coletor e sim vácuo antes da borboleta. E isso só acontece quando você pisa no acelerador...
Tomada de vácuo antes da borboleta não é igual a depois dela em situação de nenhuma / pouca / média carga.
A única situação em que tudo se iguala é de plena carga (borboleta totalmente aberta). Aí vai encontrar a mesma medição de vácuo em qualquer ponto mesmo.
E é claro que se puxar com a boca vai avançar o ponto. Afinal é um avanço à vácuo.
Mas não vácuo do coletor e sim vácuo antes da borboleta. E isso só acontece quando você pisa no acelerador...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
nao acredito nisso Eduardo, desculpa. eu mesmo quando tinha no monza mpfi 1.6 ainda utilizando vacuo apartir do coletor e funciona normalmente ate tenho videos dele conectado no coletor longe da borboleta, e perto dela, quando tava ligado no tubo onde iria o canister que tem um furo de 5mm rsrsrsr funciona perfeitamente a captaçao do vacuo.
esse novo motor N20XF coletor de plastico o MAP é no coletor(bem longe da borboleta). o antigo flexpower de coletor aluminio era o MAP no coletor na traseira dele(bem longe da borboleta). kadett mpfi digital é assim tb. vacuo é vacuo nao interessa onde é captado e medido. so daria mudança se pega-se na mangueira do filtro do ar ehehehe.
meu MAP interno da mega era ligado ao coletor iqual no teu coletor mpfi onde é ligado o regulador de pressao sabe la? pois é, funciona perfeitamente ligado ali. tinha registro da lenta a 35kpa e motor com carga a 100kpa normalmente... e fiz tb o mesmo teste ligando pre borboleta(TB mpfi) tambem nao mudou nada. mesma coisa... so mudou o local de conecçao.
luis carlos olha ele, tb tem a mesma TB que a minha e seu map interno MS é ligado na conecçao do canister.
funciona normalmente, gera qualquer valor da pressao do coletor. seja com ou sem carga, alta ou baixa rpm,quente ou frio, tanto faz. o resultado é sempre o mesmo.
esse novo motor N20XF coletor de plastico o MAP é no coletor(bem longe da borboleta). o antigo flexpower de coletor aluminio era o MAP no coletor na traseira dele(bem longe da borboleta). kadett mpfi digital é assim tb. vacuo é vacuo nao interessa onde é captado e medido. so daria mudança se pega-se na mangueira do filtro do ar ehehehe.
meu MAP interno da mega era ligado ao coletor iqual no teu coletor mpfi onde é ligado o regulador de pressao sabe la? pois é, funciona perfeitamente ligado ali. tinha registro da lenta a 35kpa e motor com carga a 100kpa normalmente... e fiz tb o mesmo teste ligando pre borboleta(TB mpfi) tambem nao mudou nada. mesma coisa... so mudou o local de conecçao.
luis carlos olha ele, tb tem a mesma TB que a minha e seu map interno MS é ligado na conecçao do canister.

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Se ligar no coletor, é claro que vai pegar vácuo. Mas na hora errada. Ele fica antes da borboleta exatamente por isso (confirmado pelo post do Carlos que citei).
Vamos pensar juntos então.
Situação:
Motor em marcha-lenta, borboleta fechada (restrição "total" na admissão - entre aspas porque se fosse total mesmo, o motor apagaria sem ar na mistura, então um pouquinho passa pelo parafuso da lenta, ou coisa que o valha).
Pistão descendo e puxando ar, só que o ar não tem por onde passar, porque o caminho está fechado pela borboleta.
Quanto de vácuo você tem no coletor?
Quanto de vácuo você tem antes da borboleta?
Não vá dizer que é o mesmo...
É o mesmo que tampar a ponta de uma seringa com o dedo e puxar o êmbolo para trás. O que acontece dentro da seringa? Gera vácuo... Mas só dentro dela! Do lado de fora é como se não estivesse acontecendo nada!
Se ainda duvida, coloca um mano-vacuômetro na admissão antes da borboleta e funciona o motor. Não vai marcar nada, ou perto disso.
Depois coloca em qualquer lugar do coletor, depois da borboleta. Vai ler vácuo... E bastante, se o motor estiver com a compressão boa...
Vamos pensar juntos então.
Situação:
Motor em marcha-lenta, borboleta fechada (restrição "total" na admissão - entre aspas porque se fosse total mesmo, o motor apagaria sem ar na mistura, então um pouquinho passa pelo parafuso da lenta, ou coisa que o valha).
Pistão descendo e puxando ar, só que o ar não tem por onde passar, porque o caminho está fechado pela borboleta.
Quanto de vácuo você tem no coletor?
Quanto de vácuo você tem antes da borboleta?
Não vá dizer que é o mesmo...
É o mesmo que tampar a ponta de uma seringa com o dedo e puxar o êmbolo para trás. O que acontece dentro da seringa? Gera vácuo... Mas só dentro dela! Do lado de fora é como se não estivesse acontecendo nada!
Se ainda duvida, coloca um mano-vacuômetro na admissão antes da borboleta e funciona o motor. Não vai marcar nada, ou perto disso.
Depois coloca em qualquer lugar do coletor, depois da borboleta. Vai ler vácuo... E bastante, se o motor estiver com a compressão boa...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 232
- Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
- Cidade: Sarandi
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Rafaelo escreveu:mesma coisa na pratica. isso nao muda, podem colocar um vacuometro na conecçao em cima da borboleta, e embaixo da borboleta(coletor) pra voces verem. nao tem diferença o ponto da pressao. se pegar vacuo do coletor ou em cima da borboleta da na mesma.
acabei de ver no meu solex simples e a tomada do vacuo avanço é na parte de cima(furo) da borboleta mesmo. mais como falei, isso pouco diferente na pratica, se coloca ali ou no coletor.
façam um teste pra ver, troquem de lugar am angueira, tirem da base do carburador e coloquem na tomada distribuidora de vacuo do coletor.
como tinha imaginado a P... do manual ta invertida. olhem o video que fiz agora:
girar pro lado radiador atrasa!
girar pro lado parabrisa adianta!
puxar vacuo no avanço a vacuo adianta!
sem vacuo no avanço a vacuo fica 0°!
ta facil interpretar isso, reparem quando eu faço vacuo com a boca e depois solto a mangueira volta pra 0° novamente :smt023
LOL - vai contra os principios do motor otto, vai contra oque os fabricante de pistola avanço dizem, vai contra tudo.
nao é atoa que os fabricantes de pistola de ponto pedem pra tirar o avanço a vacuo na lenta pro ajuste...ninguem quer adiantar na mediçao do APMS inicial rsrsrsrsrs. tirem suas conclusoes, o diagrama do manual de reparo diz que quanto Mais Vacuo é Menos Avanço. uahauahauha totalmente fora da realidade com vimos no video.
vacuo do avanço do distribuidor tem local correto pra conectar, justamente por causo da carga de vacuo pra atuar.....
se ligar direto no coletor vai ficar sempre puxando tudo.......se ligar no local correto somente quando precisar.......
o motor visto de frente gira no sentido horario, ja o distribuidor do monza gira no sentido anti horario......isso ambos visto de frente.....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
tanto faz, como te falei os originais MPFI que utilizam MAP pode pegar onde for no coletor, ate no hidrovacuo. nao te esquece que pistao é a fonte de vacuo, e a borboleta é a valvula disso. pegando antes da borboleta tem que estar muito proximo da borboleta colado melhor dizendo, pra gerar o mesmo vacuo do coletor(da uma olhadinha do teu furo pra ver se nao ta colado a borboleta hehehe), é onde ta o vacuo, se afastar ja era.... vai perdendo cada vez mais que se afasta... e no coletor é sempre "constante" na captaçao em qualquer ponto. coloco no simulador CFD e te mostro isso via fluido dinamico.500EF escreveu:Se ligar no coletor, é claro que vai pegar vácuo. Mas na hora errada. Ele fica antes da borboleta exatamente por isso (confirmado pelo post do Carlos que citei).
o post do Carlos ta confuso! ele mesmo diz que na lenta nao gera avanço e que daria problema se gerar-se. palavras dele:(o avanço vai atuar em marcha lenta, deixando o motor com ponto de avanço inicial muito adiantado.) problema daria sem avanço rsrsrs, se nem avanço centrifugo tem na lenta uuuueee, ficaria se mantendo apenas no avanço fixo do distribuidor... como tu mesmo viu no video, eu colocando aqui na pratica o funcionamento do avanço a vacuo, quando tem vacuo ele produz mais avanço ate o limite da mesa. é simples nao tem como se confundir nisso.
a mesma coisa que no coletor. exatamente a mesma. SÓ tem um detalhe, o furo tem que esta colado a borboleta pra coleta, muito longe vai perdendo o vacuo a medida que se afasta da borboleta(pra fora).500EF escreveu:Quanto de vácuo você tem antes da borboleta?
como falei antes, testa ae no teu carro, faz um video sei la. liga a mangueira de vacuo do avanço no coletor da distribuiçao coletor e ve tu mesmo na pratica. so nao esquece de tampar o furo TB né. é so notar a rpm na lenta ja basta, nao precisa andar....500EF escreveu:Não vá dizer que é o mesmo...
tambem da pra testar sem avanço a vacuo na lenta. desliga o avanço a vacuo, tapa o furo com o dedo pra tu ver se a RPM lenta vai despencar e o motor vibrar pq vai estar sem avanço. todo motor na lenta que utiliza distribuidor dinamico como teu precisa do avanço a vacuo pra gerar mais avanço especialente na lenta, senao ficaria so com avanço fixo inicial. nao te esqueça que centrifugo nao funciona < 1300 rpm. e lenta alguma tem >1300. por isso o avanço a vacuo é fundamental na lenta, contrariando o que o Carlos afirmou. bom, tanto é que os fabricante de pistola pedem pra desligar o avanço a vacuo pra nao interferir na regulagem

Eduardo, acabei de falar isso acima cara. se ligar o medidor na mangueira do filtro nao tem vacuo se tem e pouquissimo. tem que estar colado a aba da borboleta pra gerar vacuo antes ou depois dela tanto faz. como falei. repito mais uma vez, tanto faz se é antes(furo do distribuidor) ou depois da borboleta(qualquer ponto do coletor) o vacuo sempre estará vai estar ali perto.500EF escreveu:Se ainda duvida, coloca um mano-vacuômetro na admissão antes da borboleta e funciona o motor. Não vai marcar nada, ou perto disso.
OBS: antes da borboleta tem que estar muito proximo da borboleta como é teu caso da tua TB, como é o caso do solex simples, como é o caso do 2E. é antes! mais é colado a borboleta! pq a restriçao ta ali né. ae sim vai gerar o mesmo vacuo do coletor. oque quero dizer que nao tem diferença de valores nesses 2 pontos. so isso.
alguem que tem carburador se abilita a trocar a localizaçao da mangueira do avanço a vacuo pra depois da borboleta???? tirem do carburador(antes borboleta) e coloquem depois da borboleta, por exemplo tomada distribuidor de vacuo do distribuidor. so nao esqueçam de tampar a entrada do carburador.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
e como tu me explica o sensor MAP que é longe da TB? nao existe variaçao, é vacuo constante é isso? todos os motores que captam pressao antes da borboleta nenhum pega o valor correto pq nao estao antes da borboleta?fontana escreveu:vacuo do avanço do distribuidor tem local correto pra conectar, justamente por causo da carga de vacuo pra atuar.....
se ligar direto no coletor vai ficar sempre puxando tudo.......se ligar no local correto somente quando precisar.......
se for pensar dessa forma estariamos condenandos os sensores de pressao no coletor. como falei pra voces eu conectei meu sensor MAP interno da ECU onde vai o hidrovacuo e pegou corretamente a pressao variando perfeitamente, com ou sem carga, quente ou frio, rpm alta ou baixa, tanto faz... valor sempre correto.
sim, na posição do video que eu estava é como se eu estivesse do lado do motorista, nessa posiçao ta certo oque falei.fontana escreveu:o motor visto de frente gira no sentido horario, ja o distribuidor do monza gira no sentido anti horario......isso ambos visto de frente.....
anti horario atrasa, horario adianta. é so ver as ponta do rotor movel e fixo. quando faço vacuo o diafragma do avanço a vacuo adianta. ta bem claro no video.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
É só fazer exatamente o que o Carlos pediu para o camarada desfazer no carburador dele.
Troque a mangueira do desafogador com a do avanço para ver como ficará "a mesma coisa"...
Troque a mangueira do desafogador com a do avanço para ver como ficará "a mesma coisa"...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 232
- Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
- Cidade: Sarandi
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
quem ta falando em sensor MAP????Rafaelo escreveu:e como tu me explica o sensor MAP que é longe da TB? nao existe variaçao, é vacuo constante é isso? todos os motores que captam pressao antes da borboleta nenhum pega o valor correto pq nao estao antes da borboleta?fontana escreveu:vacuo do avanço do distribuidor tem local correto pra conectar, justamente por causo da carga de vacuo pra atuar.....
se ligar direto no coletor vai ficar sempre puxando tudo.......se ligar no local correto somente quando precisar.......
se for pensar dessa forma estariamos condenandos os sensores de pressao no coletor. como falei pra voces eu conectei meu sensor MAP interno da ECU onde vai o hidrovacuo e pegou corretamente a pressao variando perfeitamente, com ou sem carga, quente ou frio, rpm alta ou baixa, tanto faz... valor sempre correto.
sim, na posição do video que eu estava é como se eu estivesse do lado do motorista, nessa posiçao ta certo oque falei.fontana escreveu:o motor visto de frente gira no sentido horario, ja o distribuidor do monza gira no sentido anti horario......isso ambos visto de frente.....
anti horario atrasa, horario adianta. é so ver as ponta do rotor movel e fixo. quando faço vacuo o diafragma do avanço a vacuo adianta. ta bem claro no video.
to falando em carburador e distribuidor......
não tem nada a ve com MAP.......
o carburador tem a tomada correta de saida pro avanço a vacuo do distribuidor, normalmente é um duto calibrado que tem vacuo até certa "rotação" depois o vacuo cai......
só conectar um vacuometro e andar com o carro.......
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078