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Re: Quando liga o AR Rele faz barulho
Enviado: 05 Jan 2013, 17:58
por Evandro Monza SR
Esse Forum é dooo carai!
Meu carro está com esse problema, e eu estava assustado com o barulho do relê abrindo e fechando. Pelo menos agora sei que não é o sistema de auto-destruição ativado...kkkkk. Não fazia ideia do que poderia ser.
Bom, como o AC foi feito há pouco tempo (aprox. 3 meses), não deveria fazer esse barulho, que só acontece em baixa. Tenho aqui duas pistas a partir de tudo que li: o gás pode ter baixado (menos provável), ou o alternador não está carregando como deve. Essa é a hipótese mais provável, pois como já citei no tópico de restauração, ele em marcha lenta tem dado uma tensão de 12,5 V, quando deveria dar mínimo de 13,5V segundo os amigos Monzeiros, fato demonstrado no próprio painel do carro (voltímetro). O pior é que o regulador de tensão (não de voltagem como me alertou o Leocastro...kkkk) e o alternador foram revisados e esse é um ítem problemático dos Venezuelanos. Acho que vou mesmo ter que buscar outro alternador no médio prazo para não ficar na mão.
Re: Quando liga o AR Rele faz barulho
Enviado: 06 Jan 2013, 20:06
por Diego Paiva
Evandro, no seu caso acredito que seja gás baixo, ou defeito no pressostato de baixa...
Re: Quando liga o AR Rele faz barulho
Enviado: 06 Jan 2013, 22:27
por Evandro Monza SR
Diego Paiva escreveu:Evandro, no seu caso acredito que seja gás baixo, ou defeito no pressostato de baixa...
Diegão, vou pedir para medir a pressão do gás no circuito. Não posso descartar isso também.
Como vou voltar na mesma oficina para tirar um vazamento de óleo que surgiu no retentor do câmbio, vou aproveitar e sacar o câmbio pra ver o lance do TCC, e vou pedir para o cara verificar a pressão do circuito e relatar o problema no relê. Daí vou postar aqui o resultado.
Re: Quando liga o AR Rele faz barulho
Enviado: 07 Jan 2013, 20:50
por Julio Cesar Ledo
Quando o seu AC foi feito, a recarga, foi pesado o cilindro de gás para ter certeza que entrou a quantidade correta ?
Se não pesar o cilindro, não saberá quantas gramas de gás entrou no sistema, o que foi exatamente o que ocorreu comigo, pouco gás mas tinha pressão, e o relÊ armava e desarmava direto...
Não basta ter somente pressão no sistema, tem que ter gás e na quantidade correta, especificada pela GM.
abraço !
Evandro Monza SR escreveu:Esse Forum é dooo carai!
Meu carro está com esse problema, e eu estava assustado com o barulho do relê abrindo e fechando. Pelo menos agora sei que não é o sistema de auto-destruição ativado...kkkkk. Não fazia ideia do que poderia ser.
Bom, como o AC foi feito há pouco tempo (aprox. 3 meses), não deveria fazer esse barulho, que só acontece em baixa. Tenho aqui duas pistas a partir de tudo que li: o gás pode ter baixado (menos provável), ou o alternador não está carregando como deve. Essa é a hipótese mais provável, pois como já citei no tópico de restauração, ele em marcha lenta tem dado uma tensão de 12,5 V, quando deveria dar mínimo de 13,5V segundo os amigos Monzeiros, fato demonstrado no próprio painel do carro (voltímetro). O pior é que o regulador de tensão (não de voltagem como me alertou o Leocastro...kkkk) e o alternador foram revisados e esse é um ítem problemático dos Venezuelanos. Acho que vou mesmo ter que buscar outro alternador no médio prazo para não ficar na mão.
Re: Quando liga o AR Rele faz barulho
Enviado: 08 Jan 2013, 12:33
por Evandro Monza SR
Julio Cesar Ledo escreveu:Quando o seu AC foi feito, a recarga, foi pesado o cilindro de gás para ter certeza que entrou a quantidade correta ?
Se não pesar o cilindro, não saberá quantas gramas de gás entrou no sistema, o que foi exatamente o que ocorreu comigo, pouco gás mas tinha pressão, e o relÊ armava e desarmava direto...
Não basta ter somente pressão no sistema, tem que ter gás e na quantidade correta, especificada pela GM.
abraço !
Evandro Monza SR escreveu:Esse Forum é dooo carai!
Meu carro está com esse problema, e eu estava assustado com o barulho do relê abrindo e fechando. Pelo menos agora sei que não é o sistema de auto-destruição ativado...kkkkk. Não fazia ideia do que poderia ser.
Bom, como o AC foi feito há pouco tempo (aprox. 3 meses), não deveria fazer esse barulho, que só acontece em baixa. Tenho aqui duas pistas a partir de tudo que li: o gás pode ter baixado (menos provável), ou o alternador não está carregando como deve. Essa é a hipótese mais provável, pois como já citei no tópico de restauração, ele em marcha lenta tem dado uma tensão de 12,5 V, quando deveria dar mínimo de 13,5V segundo os amigos Monzeiros, fato demonstrado no próprio painel do carro (voltímetro). O pior é que o regulador de tensão (não de voltagem como me alertou o Leocastro...kkkk) e o alternador foram revisados e esse é um ítem problemático dos Venezuelanos. Acho que vou mesmo ter que buscar outro alternador no médio prazo para não ficar na mão.
Valeu pela dica Júlio. Mais uma info valiosa para eu questionar na oficina. O AC foi feito há uns 3 meses.
Re: Quando liga o AR Rele faz barulho
Enviado: 08 Jan 2013, 20:24
por Diego Paiva
Evandro, infelizmente no seu caso não vai dar pra usar a balança... pois o seu carro usa sistema R-12. Se colocar o 134a, o único jeito é pelo manômetro mesmo, pois não vai dar pra colocar a mesma quantidade de 134, num sistema originalmente 12. Se colocar o gás que substitui o 12, mesmo sendo esse, tem que colocar uma quantidade a mais. Não tem jeito, tem que ir pelo manômetro mesmo, "infelizmente".
No monza eu cheguei a fazer manutenção das duas formas (com e sem balança). Nunca senti diferença no rendimento... meu carro embaçava o vidro traseiro a noite, e não tinha erra de armar e desarmar o compressor por pouco gás... Inclusive tem até foto aqui no fórum que prova isso (vidro embaçado). O opala gela bem tbm (pena que o selo do compressor já era, vazou o gás), fizemos a recarga dele só com o manômetro... E no caso do opala não teria outra opção, já que o sistema original é r-12, mas o carro usa 134a...e a outra recarga será feita também com manômetro, mas primeiro preciso mudar o selo.
Re: Quando liga o AR Rele faz barulho
Enviado: 08 Jan 2013, 21:50
por Evandro Monza SR
Diego Paiva escreveu:Evandro, infelizmente no seu caso não vai dar pra usar a balança... pois o seu carro usa sistema R-12. Se colocar o 134a, o único jeito é pelo manômetro mesmo, pois não vai dar pra colocar a mesma quantidade de 134, num sistema originalmente 12. Se colocar o gás que substitui o 12, mesmo sendo esse, tem que colocar uma quantidade a mais. Não tem jeito, tem que ir pelo manômetro mesmo, "infelizmente".
No monza eu cheguei a fazer manutenção das duas formas (com e sem balança). Nunca senti diferença no rendimento... meu carro embaçava o vidro traseiro a noite, e não tinha erra de armar e desarmar o compressor por pouco gás... Inclusive tem até foto aqui no fórum que prova isso (vidro embaçado). O opala gela bem tbm (pena que o selo do compressor já era, vazou o gás), fizemos a recarga dele só com o manômetro... E no caso do opala não teria outra opção, já que o sistema original é r-12, mas o carro usa 134a...e a outra recarga será feita também com manômetro, mas primeiro preciso mudar o selo.
Diego, com o carro em movimento, o A/C do Monza me surpreendeu. Para vc ter uma idéia, minha filha ficou resfriada tamanha foi a refrigeração durante a viagem na estrada, com temperatura externa de 35 graus. Mas é só a rotação cair para 900, 800 rpm, e o relê começa a abrir e fechar. Gelando ele tá até demais, o que me deixou extremamente surpreso, mas em ponto-morto o desempenho de refrigeração cai e o relê fica nessa intermitência.
Re: Quando liga o AR Rele faz barulho
Enviado: 09 Jan 2013, 10:10
por Diego Paiva
Se ta gelando bem, teoricamente o gás tá ok. Veja o pressostato de baixa, então.... se ta td ligado certinho.