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Re: Consumo 500 EF

Enviado: 26 Nov 2009, 21:23
por José Leal
Simpson, essas "bolas" são as bolsas que armazenam o vácuo para abrir/fechar as portinholas de direcionamento do ar.

Por acaso, nesse "chicote" cortado, não seriam as mangueiras que controlam a direção do vácuo? Experimente, com o motor funcionando, colocar o dedo na ponta dessas mangueiras e movimente a alavanca de direcionamento do ar. Se tudo estiver funcionando, em cada uma dessas mangueiras, dependendo da posição da alavanca, haverá vácuo (talvez o barulho de assovio venha daí). Posso olhar a posição dessas mangueiras no Monza do meu amigo Gigante (se ele deixar :lol: ). Só que o carro dele é um SLE sem AC. Mas acredito que a posição delas deve ser a mesma.

Sobre a bomba, se ela arma durante uns 2 seg. antes da partida, está correto. Se ela fica armada o tempo todo, mesmo sem dar a partida no motor, pode ser que fizeram alguma gambiarra no positivo pós chave até o relé.

Sobre o relé verde, eu não posso ajudar, pois meu Monza era EFI e não tinha essa peça.

Naquele pino que vc isolou da peça enferrujada, procure a mangueira que vem do cânister e reconecte-a lá. Fica original e sem gambiarra.

No que eu puder ajudar, pode contar comigo!

Re: Consumo 500 EF

Enviado: 26 Nov 2009, 23:06
por simpson
Será que o ar do meu carro não está funcionando por isso ? quando mexo nas chaves do ar nao da nem sinal de nada...
E aquela mangueira que esta isolada com um parafuso será que ela encaixa em algum lugar atrás do painel mesmo (nessas bolas por exemplo)?

Re: Consumo 500 EF

Enviado: 27 Nov 2009, 10:15
por 500EF
José Leal escreveu:Simpson, essas "bolas" são as bolsas que armazenam o vácuo para abrir/fechar as portinholas de direcionamento do ar.

Por acaso, nesse "chicote" cortado, não seriam as mangueiras que controlam a direção do vácuo? Experimente, com o motor funcionando, colocar o dedo na ponta dessas mangueiras e movimente a alavanca de direcionamento do ar. Se tudo estiver funcionando, em cada uma dessas mangueiras, dependendo da posição da alavanca, haverá vácuo (talvez o barulho de assovio venha daí). Posso olhar a posição dessas mangueiras no Monza do meu amigo Gigante (se ele deixar :lol: ). Só que o carro dele é um SLE sem AC. Mas acredito que a posição delas deve ser a mesma.
No dele, pelo que tudo indica, a mangueira principal está isolada lá na saída do coletor. Então não deve ter vácuo em nenhuma saída ali...

Mas não custa testar.
Sobre a bomba, se ela arma durante uns 2 seg. antes da partida, está correto. Se ela fica armada o tempo todo, mesmo sem dar a partida no motor, pode ser que fizeram alguma gambiarra no positivo pós chave até o relé.
No meu MPFI ela só arma junto com o arranque. Não dá aquela "injetadinha" só de virar a chave.

Sei disso porque dá para ver quando ela liga no manômetro de combustível. :wink:

O Omega 3.0 do meu pai também só arma a bomba após o arranque.
Sobre o relé verde, eu não posso ajudar, pois meu Monza era EFI e não tinha essa peça.

Naquele pino que vc isolou da peça enferrujada, procure a mangueira que vem do cânister e reconecte-a lá. Fica original e sem gambiarra.
Não sugiro reativar o canister agora (simpson, ele pelo menos ainda está lá?). Porque se a válvula de acionamento dele estiver com problema, vai ser mais uma entrada falsa.

Além disso, para deixá-lo operante, teria que ligar a mangueira (preta, mais grossa) no coletor e a verde (mais fina, que deriva do avanço à vácuo) na válvula de acionamento dele (fica na parte de cima do canister).

simpson escreveu:Será que o ar do meu carro não está funcionando por isso ? quando mexo nas chaves do ar nao da nem sinal de nada...
E aquela mangueira que esta isolada com um parafuso será que ela encaixa em algum lugar atrás do painel mesmo (nessas bolas por exemplo)?
Como eu já tinha dito, eu ainda acho que está faltando a ligação do vácuo para as "bolas" de reservatório que ficam atrás do porta-luvas.

Ela pode ser feita em qualquer uma das saídas DO COLETOR. Só a do avanço é que tem que ser ligada por baixo da TBI, porque ela fica antes da borboleta.

Na parte da ligação no interior do carro já não posso ajudar, porque nunca desmontei isso no meu. Mas o Marcell500EF sim. Tente mandar uma MP para ele aparecer aqui no tópico. :smt023

Simpson, pelo que você está falando, fizeram bastante "gambiarra" no seu carro. Tem coisa isolada e ligada errada para todo lado... Você vai precisar de ter paciência e cuidado para não empolgar e começar a desmontar muita coisa de uma vez só e depois ficar enrolado para voltar tudo para os lugares... :wink:

Re: Consumo 500 EF

Enviado: 27 Nov 2009, 19:03
por José Leal
Eduardo, não sei se existem muitas diferenças físicas nas conexões de mangueiras no motor do MPFI e do EFI.

No caso do EFI, aquela mangueira grossa, que está isolada com um parafuso, era ligada na entrada principal da flauta distribuidora de vácuo. Desta flauta, saíam mangueiras para a válvula do cânister, válvula thermac, econômetro e controle das portinholas do AC. Pelo que vc está dizendo, e infelizmente não tive a oportunidade de ver pessoalmente um Monza MPFI com o capô aberto, as ligações são bem diferentes.

No que eu puder ajudar, vou deixando meus pitacos aqui...

Re: Consumo 500 EF

Enviado: 27 Nov 2009, 22:23
por simpson
Sobre o canister acho que o melhor é desativar mesmo, no domingo vou procurar mais entradas falsas ou coisa do tipo aqui em casa mesmo e tentar desativa-lo permanentemente, se eu tiver alguma duvida gostaria de contar com vcs.

Sobre a bomba vou verificar tbm no domingo, vou tentar achar onde essa ligação está errada, se alguem puder dar algum palpite agradeço.

Hoje prestei muita atenção quando estava andando com ele e o seguinte:

** Quando estou em uma decida engrenado por exemplo de terceira e tiro o pé do acelerador deixando assim que o carro va sozinho somente com o embalo reparei que ele da tipo uns tiros na descarga tipo (blou...blou...) parecendo o opala 6cc do meu pai. Isso está certo? :smt017

** Depois que fiz as mudanças descritas pelo topico, o econometro comecou a marcar tipo 1/10 quando o carro está parado na lenta, quando antes o ponteiro nem aparecia ficava todo embaixo... O que está certo agora ou antes? :smt017

** Sempre quando arranco o carro parece que está com o freio de mao puxado ai em poucos metros ele se solta e vai embora. Alguém sabe o que pode ser? :smt017

** O carro fica ocilando um pouco a lenta, pouco mas ocila. Certo ou deveria ficar estavel? :smt017

** Sobre o rele verde alguém sabe para que serve? procurei e não achei a ultilidade dele? :smt017

** A mangueira que seria ligada no ar de onde ela vem ? :smt017

Me deculpem tantas perguntas mas acho que assim posso procurar baste coisas no domingo e informar aqui. Acho que esse topico vai salvar a vida de muita gente ai pela frente. :smt023

Uma coisa que me esqueci de falar desde o inicio e que esse carro tem tanta gambiarra porque comprei em um leilão batido e sem motor..... acho que isso explica muita coisa.... rsrsrsr

Re: Consumo 500 EF

Enviado: 28 Nov 2009, 11:17
por José Leal
simpson escreveu:Sobre o canister acho que o melhor é desativar mesmo, no domingo vou procurar mais entradas falsas ou coisa do tipo aqui em casa mesmo e tentar desativa-lo permanentemente, se eu tiver alguma duvida gostaria de contar com vcs.
Por acaso vc tem o CEPChev? Apesar dele não estar muito claro, ele ajudará muito para vc religar todos os sistemas.
Sobre a bomba vou verificar tbm no domingo, vou tentar achar onde essa ligação está errada, se alguem puder dar algum palpite agradeço.
Provavelmente puxaram um fio positivo pós chave para o relé. Veja no soquete do relé ou perto da central de IE.
Hoje prestei muita atenção quando estava andando com ele e o seguinte:

** Quando estou em uma decida engrenado por exemplo de terceira e tiro o pé do acelerador deixando assim que o carro va sozinho somente com o embalo reparei que ele da tipo uns tiros na descarga tipo (blou...blou...) parecendo o opala 6cc do meu pai. Isso está certo? :smt017
Por acaso o escape está original? O meu Monza fazia isso, mas eu usava um escape turbão.
** Depois que fiz as mudanças descritas pelo topico, o econometro comecou a marcar tipo 1/10 quando o carro está parado na lenta, quando antes o ponteiro nem aparecia ficava todo embaixo... O que está certo agora ou antes? :smt017
Provavelmente ao ajeitar parcialmente as mangueiras, vc tenha diminuído o vácuo para o econômetro, fazendo com que ele ficasse escondido no painel. No meu Monza, o econômetro ficava assim:
Imagem

(...)
** O carro fica ocilando um pouco a lenta, pouco mas ocila. Certo ou deveria ficar estavel? :smt017
Tem que ficar estável, o que pode acontecer é quando o motor está frio, a central de IE acelera-o levemente para aquecer mais rápido (não sei se a LE-Jetronic faz isso).
** Sobre o rele verde alguém sabe para que serve? procurei e não achei a ultilidade dele? :smt017 (...)
Por acaso vc tem como tirar foto da posição dele na cx de relés? Assim, podemos conferir no CEPChev.

Re: Consumo 500 EF

Enviado: 29 Nov 2009, 06:25
por 500EF
simpson escreveu:Sobre o canister acho que o melhor é desativar mesmo, no domingo vou procurar mais entradas falsas ou coisa do tipo aqui em casa mesmo e tentar desativa-lo permanentemente, se eu tiver alguma duvida gostaria de contar com vcs.
Pelo jeito, já está desativado. Só falta melhorar o isolamento das saídas não utilizadas.
Sobre a bomba vou verificar tbm no domingo, vou tentar achar onde essa ligação está errada, se alguem puder dar algum palpite agradeço.
Desde que esteja chegando 12v nela (sem oscilação) quando o motor estiver funcionando, este não é um item crítico agora.
** Depois que fiz as mudanças descritas pelo topico, o econometro comecou a marcar tipo 1/10 quando o carro está parado na lenta, quando antes o ponteiro nem aparecia ficava todo embaixo... O que está certo agora ou antes? :smt017
Mais uma vez: ENTRADA FALSA!!!

Você tem problema crítico de entrada falsa. Descubra onde é (já disse vou repetir, mangueirinha com parafuso é gambiarra da grossa. Não veda) que seu carro vai melhorar muito.

O econômetro na verdade é um vacuômetro. Sem encostar no acelerador, o vácuo no coletor mantém o ponteiro no mínimo. Se o seu não está ficando no mínimo, é porque está entrando ar em algum lugar no coletor e o vácuo fica menor.
** Sempre quando arranco o carro parece que está com o freio de mao puxado ai em poucos metros ele se solta e vai embora. Alguém sabe o que pode ser? :smt017
Grandes chances de ser por causa da entrada falsa.
** O carro fica ocilando um pouco a lenta, pouco mas ocila. Certo ou deveria ficar estavel? :smt017
Grandes chances de ser por causa da entrada falsa.
** A mangueira que seria ligada no ar de onde ela vem ? :smt017
Eu já respondi isso... Em qualquer tomada de vácuo DO COLETOR (sua peça enferrujada)
Me deculpem tantas perguntas mas acho que assim posso procurar baste coisas no domingo e informar aqui. Acho que esse topico vai salvar a vida de muita gente ai pela frente. :smt023
Não precisa se desculpar. Mas enquanto você não resolver todos os problemas de entrada falsa, não haverá progresso...
Uma coisa que me esqueci de falar desde o inicio e que esse carro tem tanta gambiarra porque comprei em um leilão batido e sem motor..... acho que isso explica muita coisa.... rsrsrsr
Se tiver atenção às respostas e paciência para procurar, é como eu já disse, vamos deixar esse 500EF 100%.

Re: Consumo 500 EF

Enviado: 02 Dez 2009, 17:40
por 500EF
E aí, simpson? Como está o carro?