Monza Classic SE MPFI 1993

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

S h E e Q u O escreveu:Linda viagem! Magnífico carro!
Pertinho daqui hein!!!
Quando (e se) for vender esse CD Pionner DEH-835 (o que eu duvido), avise-me antes (se for o caso).
Abraço!
Grande Sheequo!!! Me lembrei de ti ao tirar essas fotos mencionando suas terras aí! :mrgreen: Quase, hein!?
A viagem de regresso (minha sobrinha será batizada em Uberaba, e fui convidado pra ser padrinho!) no feriado de 12 de outubro seguramente será feita por esse percurso, que gostei muito de curtir a paisagem enquanto os KMs se passam... :smt020

Gosta desses old school?

Duvide? Sim, pode duvidar! Esse não é o DEH-835, nem o 835R, é nada mais nada menos que um autêntico britânico KEH-P8600 (toca fitas idêntico ao CD Player 835/836) com seus 40W por canal, e um DEQ-800 guardado a ser instalado em breve, bastando apenas alguem de boa alma me doar um amplificador fraco que seja, mas de 4 canais e entrada RCA, pra fazer o casamento do P8600R com o DEQ, a disqueteira (q tá tocando 6 CDs que é uma beleza, embaixo do banco do passageiro!) CDX-P620 e o CD-UB100 que tá ao ladinho da disqueteira!

Acredita que tive que jogar no lixo um KEH-P8650 que veio no Golf Ecuatoriano, pois não tive lugar nem Kgs livres na bagagem, que apenas precisava de um botão novo de volume (no ML tem!) e um flat cable (tb tem no ML!)? Segurei as pontas atéeeeeeeeee o último dia, mas a esposa apontou o indicador pro basurero, e então tive que fazer o que ela mandou... Ops, aliás, pediu carinhosamente! :mrgreen:

Abraços!!!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Ta visivel mesmo a limpeza do tabelier, c ta precisando trocar de oculos :lol:
--------------------------------------
Este seu caminho conheço de traz pra frente, de frente pra traz

Boa parte dos 260.000 km que andei com meu Kadett 94 zero, 1.8 EFI Alcool, foram nelas, viajava em media 3x por mes de Sao Francisco do Sul - sc, para Matao-sp, em torno de 2000 km ida e volta, por quase 4 anos.
Esta parte perto de Castro, é incrivel, nao tinha radares na epoca, eu pisava mesmo sem dó, mesmo nas curvas - só por Deus mesmo -
As estradas aqui no interior de sampa sao grandes retas com aclive leve e muitas duplicadas, show mesmo, o que judia sao os pedagios :?
Estes lugares onde forma o " rastro " afundado dos pneus de caminhoes é estremamente perigoso na chuva, chega a empossar uns 10 cm !! tem que tirar o pé , estar com os pneus boms , senao " aquaplana " mesmo ! ja passei por isso . . .
-------------------------

C@raca, vc merece um carro " lizo " pra viajar nestas estradas, tomara que resolva estes detalhes logo.
E a galera de Curitiba, nao tem ninguem dos varios Monzeiros aí que pode indicar uma oficina boa pra vc ? (padrao Monzeiros)
Vc ja deve ter pensado algumas x em " meter a mao " nao é ? (fazer a manutençao vc mesmo), amadurece esta ideia, cola na oficina quando for fazer as manutençoes (tempo pra isso que é o problema), mas vai perguntando pro mecanico , suas duvidas, estudando topicos aqui no forum etc...

---------------------------------------
Estas questoes familiares sao dificeis mesmo, tenha fé no seu Deus , tudo vai dar certo, tudo vai melhorar, tudo vai c acertar :smt023

Abração
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Lott, seja CD Player ou K7, tá valendo!
Atrás do display, existe uma luz eletrônica que parece um picolé ou um Crepe Suíço bem fino. No ML tem nova por R$150,00. Ontem matei esta curiosidade, dadas as mil perguntas que giraram na minha cabeça depois que vi suas fotos, o seu carrão e o nostálgico aparelho. Aí me perguntei como seria essa lâmpada ou led e fiquei cutucando.
Vou procurar na minha bagunça o manual que te prometi e fotografá-lo pra vc! :P
E quem nasce em Castro deve ser Castroense. Não creio que seria "Castrano". :mrgreen:
Abraço
Robson Lott

DÉCO escreveu:.
Ta visivel mesmo a limpeza do tabelier, c ta precisando trocar de oculos :lol:
--------------------------------------
Este seu caminho conheço de traz pra frente, de frente pra traz

Boa parte dos 260.000 km que andei com meu Kadett 94 zero, 1.8 EFI Alcool, foram nelas, viajava em media 3x por mes de Sao Francisco do Sul - sc, para Matao-sp, em torno de 2000 km ida e volta, por quase 4 anos.
Esta parte perto de Castro, é incrivel, nao tinha radares na epoca, eu pisava mesmo sem dó, mesmo nas curvas - só por Deus mesmo -
As estradas aqui no interior de sampa sao grandes retas com aclive leve e muitas duplicadas, show mesmo, o que judia sao os pedagios
Estes lugares onde forma o " rastro " afundado dos pneus de caminhoes é estremamente perigoso na chuva, chega a empossar uns 10 cm !! tem que tirar o pé , estar com os pneus boms , senao " aquaplana " mesmo ! ja passei por isso . . .
-------------------------
C@raca, vc merece um carro " lizo " pra viajar nestas estradas, tomara que resolva estes detalhes logo.

Abração

Fala Deco!!!

Opa! Imagina, cara... eu tenho é que lavá-lo novamente, acho que farei com a escova "certa" e sabão de côco mais uma vez, esses tabeliers claros são uma inhaca! :smt021 Ah, meus zói são "standard", tá?! :lol:

Vc conhece então esse outro percurso? Esse é outro, não passa por Jaguariaíva/PR, nem Itararé/SP pra chegar até Avaré, Jaú e por fim, Matão! (Tá vendo? Tô decorando!!! hehehehe!!!)

Nossa, cara... imagino vc nessa época, com o novinho OHC Família II 1.800cc com a Multec 700 jorrando álcool! :smt020 Deve ter sido ótimo!!!

Eu tb tive "meus tempos de glória", quando namorava minha esposa. Eu, em BH, e ela em Uberaba. Era quase todo fim de semana 476km pra ir e mais 476km pra voltar. Não era tanto quanto vc rodou, mas distribui bons KMs nos Monzas que tive e o Corsa, entre 2008 e 2010. Se não foram excluídos, ainda tenho posts desses KMs!

Inclusive, tem uma parte perto de Araxá-MG que tinha esses sulcos de caminhões e a mistura de piche era maior que a de brita, então o asfalto era um quiabo, e era subida... me lembro no início de 2008, pegava muita chuva, às 20:00 mais ou menos, pisava pra enfrentar essas subidas, e o Monza 88 dava até umas leves patinadas!

Graças a Deus nunca sai de tangente em aquaplanagem, mas houve um "causo" em que eu já tava na metade do caminho, perto de Campos Altos-MG, numa serra... era uma descida de uns 200m, logo em seguida uma curva à esquerda em subida de mais uns 200m. Vi que tinha diesel no asfalto, tava reduzindo de uns 100km/H, cravei uma 4a. marcha no Monzão com direito à punta-tacco pra não deslizar, enfrentei a subidinha só com a unha do pé no acelerador, e peguei a curva... Fui fazendo ela, mas o rastro de diesel "foi em direção aos meus pneus". Na hora, coisa de instantes, o Monzão deu uma estilingada pra esquerda, só tirei o pé do acelerador, virei o volante ao contrário (cabaç0, né...) e vi o mundo girando à 180 graus umas 5x! Subiu uma fumaceira, o carro parou, me dei conta que estava vivo, e ele ficou "de frente" na contra-mão, cara...

Nossa, pense num susto! Sorte que, mesmo na serra, como era a noite, não passou nenhum carro no sentido contrário! Mas liguei o Monzão, que custou pegar, arredei ele pro acostamento, parei denovo pra ver se tinha acontecido algo por fora dele, fumei um cigarro (na época fumava), comecei a andar um pouco pra relaxar... só uns 5min depois q tive "coragem" de voltar a pegar estrada... foi assustador!

Voltando ao assunto! :lol:

Pois é, eu tb acho! Quando se trata de estrada, a dinâmica toda do carro funcionando em seus devidos ciclos, queria que meu atual Monzão tivesse "liso". Cenas para os próximos capítulos! :smt020 Tomara que esteja melhor agora! ;)

E a galera de Curitiba, nao tem ninguem dos varios Monzeiros aí que pode indicar uma oficina boa pra vc ? (padrao Monzeiros)
Vc ja deve ter pensado algumas x em " meter a mao " nao é ? (fazer a manutençao vc mesmo), amadurece esta ideia, cola na oficina quando for fazer as manutençoes (tempo pra isso que é o problema), mas vai perguntando pro mecanico , suas duvidas, estudando topicos aqui no forum etc...

---------------------------------------
Estas questoes familiares sao dificeis mesmo, tenha fé no seu Deus , tudo vai dar certo, tudo vai melhorar, tudo vai c acertar :smt023
Opa! O GMR já me passou uma indicação, espero poder levar o carro lá logo!
Cara, muita coisa eu já meto a mão, sabe... principalmente pra quebrar algo inteiro, piorar o que tá ruim, sabe como é! hahahahahaha!!! Eu não tenho condição de fazer como fazia com outros carros desde 2005, de levar num sábado e acompanhar o serviço com os zói, mas o que dá pra fazer aqui na casa da minha cunhada, que tem garagem exposta e um pouco de espaço, com as ferramentas que tenho, dentro do tempo que sobra, faço. Ontem, por exemplo, fiquei de 19hs até meia noite lavando e montando o tampão traseiro, trocando umas lâmpadas do painel que resolveram queimar, essas coisinhas... Limpei a TBI também, e regulei o CO e marcha lenta "no zovido".

Abraços!!!
Robson Lott

Imagem
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Nossa, cara... imagino vc nessa época, com o novinho OHC Família II 1.800cc com a Multec 700 jorrando álcool! :smt020 Deve ter sido ótimo!!!
Ótimo ? otimo é pouco, trocava tudo na km do manual, nao sei o que é ter problemas ! e quanto ao desempenho, nunca vi carro "voar" original igual aquele, apenas um pequeno ajuste no potenciometro e um escape direto, cheguei a dar 240 km/h nele na famosa descida do pedagio de araraquara, e subia a 190 (uai, mas o carro marca no maximo 220 ?) entao né, ele passou pra baixo do 220 o mesmo "tanto" que tem entre 200 e 220 , isso faz tempo, pura falta de juizo, estava indo com a esposa e 2 irmaos dela ver o pai dela que entrou embaixo de uma carreta com o monza dele, la perto de Jau, rancou o teto do carro dele e fizeram " apenas " pequenos cortes, nada grave graças a Deus .
Inclusive, tem uma parte perto de Araxá-MG que tinha esses sulcos de caminhões e a mistura de piche era maior que a de brita, então o asfalto era um quiabo, e era subida... me lembro no início de 2008, pegava muita chuva, às 20:00 mais ou menos, pisava pra enfrentar essas subidas, e o Monza 88 dava até umas leves patinadas!
Tive um Del Rey CHT 85 que patinou a 90 por hora algumas x, muito tenso mesmo, só por Deus !!
Pois é, eu tb acho! Quando se trata de estrada, a dinâmica toda do carro funcionando em seus devidos ciclos, queria que meu atual Monzão tivesse "liso". Cenas para os próximos capítulos! :smt020 Tomara que esteja melhor agora! ;)
Ja vi nao sei onde que isto tem embasamento tecnico (fizeram testes) , depois de 100km andados em estrada, carros que só andam na cidade, melhoram o desempenho , me parece que o motor fica mais " solto " .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Robson Lott

DÉCO escreveu:.
Ótimo ? otimo é pouco, trocava tudo na km do manual, nao sei o que é ter problemas ! e quanto ao desempenho, nunca vi carro "voar" original igual aquele, apenas um pequeno ajuste no potenciometro e um escape direto, cheguei a dar 240 km/h nele na famosa descida do pedagio de araraquara, e subia a 190 (uai, mas o carro marca no maximo 220 ?) entao né, ele passou pra baixo do 220 o mesmo "tanto" que tem entre 200 e 220 , isso faz tempo, pura falta de juizo, estava indo com a esposa e 2 irmaos dela ver o pai dela que entrou embaixo de uma carreta com o monza dele, la perto de Jau, rancou o teto do carro dele e fizeram " apenas " pequenos cortes, nada grave graças a Deus .
Tive um Del Rey CHT 85 que patinou a 90 por hora algumas x, muito tenso mesmo, só por Deus !!
Ja vi nao sei onde que isto tem embasamento tecnico (fizeram testes) , depois de 100km andados em estrada, carros que só andam na cidade, melhoram o desempenho , me parece que o motor fica mais " solto " .

abraço
Nossa, Deco!!! Caramba! :smt030 :smt030 hehehehe!!! Velocidades altinhas, hein!? :P :D

Sim, é verdade. Todos os carros que tive, em especial o Vectra (com 2 viagens "respeitáveis") tive essa percepção da força que o carro ganha. Tomara que eu passe a sentir isso com o Monza, quando estiver redondinho, liso de alimentação e ignição! :smt020

Abração, meu caro!

Imagem
Robson Lott

Pessoar! :smt028

Então... Após chegar em Curitiba, passei a usar o carro uma 3x por semana pra ajeitar algumas questões da mudança da casa da minha cunhada pro apartamento que estamos alugando. Enquanto isso, na garagem da casa dela comecei a futucar no Monza, como sempre!

Primeiro fui com as caras na antena elétrica. Ela arma, o motor roda pra subir e pra descer, mas o telescópio tá com a trilha de plástico "macarrão" quebrada. Então, como eu tinha um kit completo do Vectra, novo GM, peguei ele pra ligar ao Monza. Só que vi que há algumas sutis diferenças que me impediu de instalá-lo...

A atual do Monza e a nova que seria usada no Vectra 96 que tive:

Imagem

Imagem

Como se pode ver, são diferentes no chicote, ponta e código GM, apesar de serem a mesma "base" Olimpus:

A do Monza nem dá pra ver o código...

Imagem

Mas a pro Vectra, sim! :mrgreen:

Imagem

Tentativa de adaptação, usando algumas peças da antena do Monza:

Imagem

Só que não... essa "nova" não tava armando o motor simulando os fios na bateria do carro.. Tive que desfazer tudo e voltar com a antiga pro lugar. Mas daí pensei: Porque então não usar o telescópio da do Vectra na do Monza? :smt017

Até hoje não sei... ao voltar com a antiga, me deparei com o chicote encurtado (* afinal refiz o chicote, perdendo em comprimento dos fios), e de maneira bem negligente, tentei puxar o chicote da antena, por dentro do carro, achando que teria uma maneira dele "chegar mais"...

Dai resultado: A antena recebe o sinal do som normal, dá até pra escutar o relê dela armando e desarmando. Mas os +12v permanentes que alimentam o motor dela se soltou em algum lugar dentro do tabelier. Ou estourou o fio, ou desconectou algum terminal dentro do chicote original.

Até peço ajuda aos colegas pra me ajudar com isso: Qual fusível/chicote +12v permanente original alimenta a antena elétrica?

Enfim, com a retirada da antena, aproveitei pra acessar o duto/mangueira de captura de ar do motor, e tirei pra olhar e lavar. Essa mangueira é responsável nos MPFI para a captura de ar fresco, logo atrás do farol de neblina direito:

Imagem

Ainda original, apesar de precisar de substituição ou reparo, já que tem lugares que inclusive meteram fita isolante:

Imagem

Imagem

Imagem

Tirei também o porta luvas (pra acessar o chicote da antena) e aproveitei pra lavar tudo! :smt031

Imagem

Prisioneiros do módulo EZK na parte inferior do porta luvas... é interessante que atrás, no fundo dele, por fora, é aparafusado o sensor de altitude... Ques lugares, hein!? :smt025

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Código GM pra futuras consultas! Vai que um prisioneiro desse me quebra?

Imagem

AAAAAAAAPROVEITEI TAMBÉM pra lavar a capinha do cinto (só tenho ela e a irmã, que o amigo Lorenzo me deu de presente! :smt023 Obrigado, Lorenzo!!!) e os cinzeiros traseiros:

Imagem

E aaaaaaaaproveitei também pra lavar TUDO!

Imagem

Imagem

Quando digo LAVAR, é lavar mesmo, com água corrente, sabão e pano!

Imagem

Pense num caldo preto que sempre sai... Me dá gosto fazer essas limpezas, mesmo com sabão de coco, acho que o carro passa a deixar de exalar cheiro de poeira quando o sol bate, pra um cheiro DE MONZA! :smt020

Abraços!!!

Imagem
Robson Lott

Mais!!!

Aproveitei o embalo da limpeza, e alguns dias depois, por volta de 16 de setembro resolvi lavar (só q dessa vez foi LIMPAR) mais coisas!

Imagem

Interessante ver a quantidade de espuma que tinha "enfiado" no painel, que pela cor, dobras, forma e cheiro, suspeito serem originais do carro! Mesmo se não sejam, achei muito interessante ver esse monte de espuma, que voltariam pra seus lugares e impedir ruidos no painel! :smt020

Imagem

Pra batalha do sabão e água!!!

Imagem

Aqui, atrás do Painel Digital, só pano umido com sabão, pra tirar esse pó todo que tá ai a quase 22 anos!

Imagem

Caixa do ar, que depois limpei ela mais uma duas vezes, tomando cuidado com as mangueiras de vácuo e cabos.,..

Imagem

E o resultado! Só que o porta luvas ainda não tinha sido totalmente instalado:

Imagem

Vamos agora pra parte traseira!

Acabamento coluna C:

Imagem

Imagem

Veludo do teto, ainda bom onde nunca teve contato, porém em geral, desgastado, sujo, com raspões, sarna e manchas...

Imagem

Coluna C sem acabamento e sem o tampão do painel traseiro:

Imagem

Imagem

Imagem

Fabricado em Agosto de 1992, temos ai 23 anos de peça, com sua devida etiqueta, intacta! Com a fadiga do quente e frio depois de tantos anos, com um toque ela se descolou. Separei pra depois de lavar a peça, voltar com a etiqueta em seu devido lugar!

Imagem

Depois de um paninho!

Imagem

Outra peça, do outro lado:

Imagem

Limpa!Imagem

Preparativos:

Imagem

Primeira limpa! Água, escova macia, sabão Ariel e água pra enxaguar, passando-se os dedos somente!

Imagem

A outra, suja ainda...

Imagem

Só um tico no sol, suficiente pra deixar bem seco, afinal o sol estava forte, a peça "sabe" muito bem o que é ficar debaixo dele por 23 anos, e não me preocupei com isso. O tempo também tava seco, baixa umidade, o que favoreceu a pequena exposição! Uma pena ter se desbotado onde marca a fivela e o cinto do banco traseiro!

Imagem

Imagem

Imagem

Enquanto secava, arranquei os acabamentos da coluna A. Pense num sistema "DIFÍCIL" de tirar... apenas soltando a borracha/guarnição da porta, puxa aqui, delicadamente ela sai!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Também tem sua etiqueta!

Imagem

Preparando pra lavagem!

Imagem

Lavada, seca, em seu lugar! :smt020

Imagem

Idem!

Imagem

Limpeza do painel traseiro, que depois vou colocar manta acústica e espuma, como fiz no Vectra e Corsa que tive!

Imagem

Imagem

Imagem

Colocando os acabamentos....

Imagem

Ficou bom?

Imagem

Foi só uma lavagem nos paineis. Não tirei muitas fotos, mas dá pra perceber que o tecido acarpetado azul para os Monza Classic são bem frágeis! Queria colocar o mesmo do carpete do assoalho, ai queria ver as palavrinhas BELEZA e RESISTÊNCIA!

PS: Não houve como tirar fotos deles sujos. Depois, quando for trocar o tecido, tiro e posto!

Imagem

Imagem

Finalmente, pra preparar pra uma viagem de urgência nesse sábado à Uberaba por motivos familiares, como faltaria pouco menos de 1000km pra trocar o óleo (desde que cheguei do Brasil em Julho até hoje, já tá batendo mais de 4.000km depois do flush e óleo novo! ;) )

Imagem

Abraços!

Robson Lott