Evoluções caminhando a passos lentos, mas caminhando! rs
Está perto do fim deste velho e bom C20NE. Vou sentir saudade só da absoluta ausência de necessidade de manutenção que esta mecânica teve durante os 3 anos que estou com este carro, mas também não vejo a hora deste Vectra A ganhar algo perto do que tinha no Vectra B 2.2 preparado pelo Edu. Fora que um swap pra XE era um sonho que tinha desde o Monza..
Lista dos itens que faltam comprar:
- Pistões (E consequentes: Jogo de anéis e brunimento do bloco, se considerarmos apenas o básico)
- Velas e cabos de vela
- Jogo de juntas do motor
- Jogo de distribuição do 16v (Correias, Tensores e Roletes)
- Mangueira da bomba dágua do 16v (90570033)
- Mangueira tubo - reservatório do 16v (90410143)
- Tubo dágua do 16v (90322215)
- Bomba dágua do 16v (24409355)
- Engrenagem do virabrequim
Comprados esta semana, só esperando chegar:
- Suporte de roletes do motor 16v
- Bomba de óleo
- Parafuso da engrenagem do vira
- Capas da correia dentada (Eu só tinha externa...)
Outros itens da Injeção podem necessitar de substituição, só saberei quando estiver tudo montado.. mas a julgar pelo estado do chicote, e de todos os sensores, que são genuínos, acho muito difícil virem apresentar alguma falha.
Quanto ao cabeçote, ele ficou pronto na semana passada. Finalmente eu decidi levá-lo para a retífica, já era hora. O Coscast recebeu algumas válvulas novas de admissão, novos retentores, guias, selos, tubos.. e revisão dos demais itens. Mancais e Comandos estão em bom estado e não necessitam de troca. O cabeçote está dentro da medida, então deve dar tudo certo!
Não precisou de solda, mas foi dado um acabamento melhor em antigos reparos que já haviam sido feitos nele. Só pela visão das galerias de água vocês já podem imaginar o tratamento que esse carro recebia do velho porco, digo, proprietário:
Em quanto o cabeçote estava na retífica eu dei um trato na tampa de válvulas.. desmontei o sistema de ventilação do cárter da tampa e dei inúmeros banhos de gasolina e desengraxante até que limpasse toda borra de óleo que tinha na ventilação. Também removi a pintura original que já estava muito desgastada... a pintura que fiz recebeu um fundo fosfatizante e pintura em preto fosco de alta temperatura.
Ainda falta fazer o tratamento e restauração da tampa de velas, pintura dos parafusos da tampa de válvula e polias, mas isso vou fazendo no tempo livre com a devida paciência necessária.
Devo montar o motor só por volta de Dezembro. Até lá preciso decidir o que fazer quanto a Taxa / Pistões.
Quanto a outros mimos... na minha corrida atrás de peça, achei um motor e chicote de Teto Solar do Vectra B.... arrematei, ou seja, ATÉ QUE FIM vou ter fechamento do teto solar junto das travas da porta!
Devo fazer a adaptação do teto no fim de semana, daí coloco o processo em detalhes.. espero que tudo funcione direitinho.
