Monza Classic SE MPFI 1993

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

Repostando...

Mais fotos (ainda) do que foi feito em Uberaba!!!

Instalação da disqueteira Pioneer de 6 CDs para o Toca Fitas que tá no painel!

Imagem

Instalação dos acabamentos dos trilhos dos bancos! (Depois instalei o suporte do extintor!)

Imagem

Imagem

Imagem

Tentativa de limpeza do tabelier!

Imagem

:smt024
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Robson, pega estes coxins, poe de molho no omo, tira esfrega, enxagua bem, deixa secar e da umas " 3 maos " de um silicone de boa qualidade (vai hidratar a borracha),passa uma , espera, e faz mais 2x isso, embala e guarda .

C falou de " tentativa " de limpar o tabelier . . . pra mim foi um sucesso, é visivel a grande diferença . . .

Logo que comprei meu carro fiz uma limpeza profunda no meu tabelier, tambem com omo diluido em agua, dava nojo do " chorume " que saiu, enxaguei umas 3x, apliquei silicone e tento manter, porem ja ta precisando de novo . . .

----------------------------------------------

E aí Robson, resolveu a questao da falhaçao ? era igniçao mesmo ? testou primario e secundario da bobina, testou resistencia dos cabos etc ?

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
MLKDINO
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Motor: 1.8
Ano: 1990

Mensagem não lida por MLKDINO »

Graaaande LOTT,

Bacana que você consegue sempre um tempinho pra um up no Monzão....assim não tem sujeira que resista....rsrsrsrssss.

Amigo, com a devida licença por poluir seu tópico e, por óbvio, também pelo alto nível de conhecimento dos Amigos Monzeiros que aqui sempre nos dão sua preciosa colaboração, gostaria de dizer que levantei a lebre de bicos injetores serem autolimpantes não por conhecimento de mecânica, pois sou bem leigo no assunto, mas tão somente baseado em reportagens veiculadas por canais que, penso, processam informação com um mínimo de confiança....embora cada caso tenha suas particularidades.... :smt023

O trecho abaixo foi extraído da Quatro Rodas, apenas para ilustrar:
"QUANDO FAZER: Fabricantes de automóveis e sistemas de injeção garantem que os bicos são autolimpantes, sendo difícil ou quase impossível a formação de resíduos. O que significa que uma oficina nunca deveria sugerir a limpeza como manutenção preventiva, apesar de essa ser uma desculpa comum. De fato, só poderá ser feita em casos excepcionais, quando há acúmulo de partículas que alteram o spray de combustível..."

http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 0453.shtml

Bom, como dizia HEGEL, a contradição é o que leva adiante. Por isso, a riqueza de ideias e posicionamentos nesse grandioso espaço. :smt024

Outra coisa, já levei o Vicentão em vários funileiros em Udi e, mesmo entre profissionais tarimbados, não houve unanimidade quanto à originalidade da pintura....jejejejejeeee..

Vamos que vamos....!!! Abraços a todos e continue postando as atualizações, ok????

Lourençco.
Imagem

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=32512

SL/E-1990-Vermelho-Rodes-1.8-álcool-2p-Udi/MG

Praia?huuum, Noronha; Comida?A mineira, pode ser; Um lugar?Paris até que é bonita; CARRO? MOOOONZA, mas só se for Hatch, Caixote ou Tuba............!!!
Robson Lott

Olá pessoal, tudo bem?

Tirando a poeira do tópico, mesmo sem limpar os bicos do carango aqui :lol: , resolvi juntar uma pá de fotos já consideradas antigas (pela forma enfêmera que muita coisa passa rápido hj em dia...), porém com o intuito de (mais uma vez) deixar registrado aqui os idos e vindos, problemas, saudades, alegrias e situações diversas com o Monzão!

Tivemos eu e minha esposa quase que um devaneio de passar essa jóia pra frente. É puramente sair do emocional (principal motivo que me fez tê-lo) pra poder tirar as preocupações do carro e focar nas atuais, do cotidiano, que estão precisando de um foco. Estamos com problemas na família, ainda não temos nossa casa (apesar de estar com um contrato em mãos), temos que ajustar as questções financeiras pra não ficar gastando 200, 300 reais por mês com carro (além da gasolina, que tá na casa dos R$3 a cada 7km rodados nesse carro), enfim...

Como não houve como tomar nenhuma decisão, tampouco desenhar um plano, continuamos com esse brinquedo em mãos, enquanto a necessidade tá sendo outra. Mas enfim, pelo menos (complicada essa expressão!) não está nos deixando na mão, e brinco com minha esposa: tem ar condicionado! :lol:

Vamos às respostas:
DÉCO escreveu:.
Robson, pega estes coxins, poe de molho no omo, tira esfrega, enxagua bem, deixa secar e da umas " 3 maos " de um silicone de boa qualidade (vai hidratar a borracha),passa uma , espera, e faz mais 2x isso, embala e guarda .

C falou de " tentativa " de limpar o tabelier . . . pra mim foi um sucesso, é visivel a grande diferença . . .

Logo que comprei meu carro fiz uma limpeza profunda no meu tabelier, tambem com omo diluido em agua, dava nojo do " chorume " que saiu, enxaguei umas 3x, apliquei silicone e tento manter, porem ja ta precisando de novo . . .

----------------------------------------------

E aí Robson, resolveu a questao da falhaçao ? era igniçao mesmo ? testou primario e secundario da bobina, testou resistencia dos cabos etc ?

abraço
Fala Deco,

Ah, cara... ai é o tipo das peças que não compensa guardar. Poderia ser pra recordação, pois as 3 são as que "viveram" com o carro nesses 22 anos. Mas são coxins desgastados, arriados e que ao terminar a vida útil dos atuais (que tomara poder durar mais pelo menos uns boooooooons anos!), mais 3 novos irão entrar no lugar! ;)

Vc achou que o tabelier deu diferença mesmo? Eu não percebi, talvez eu esteja crítico demais com isso, ou a cor azul desse tabelier engane! hehehehee!!! A questão é que essa limpeza ai foi feita um dia a noite, com a água a uns 70m de distância de onde tava com o carro, um put@ vento que secava a espuma, o uso de papel higiênico (limpo, tá?! :lol: ) pra tirar a mescla de sabão com sujeira... Enfim! O que gostei foi ver o papel saindo PRETO! Mas eu devia ter feito alguns "antes-depois" pra comparar!

Cara, sobre a falhação, ainda persiste. Esses dias mesmo, percebi que fizeram algumas cag@das no carro, como sempre. Tô muito desanimado com mecânicos, mas agora "já era"! Vou ter que garimpar algum booooooom mesmo em Curitiba, que me cobre um rim, mas que não faça cag@adas, PELAMORDEDEUS!!!! Poxa, parafusos que não são do carro, perda de presilhas, diagnósticos não tão bons, peças que estavam boas ficando danificadas, etc...

Abraço!

MLKDINO escreveu:Graaaande LOTT,

Bacana que você consegue sempre um tempinho pra um up no Monzão....assim não tem sujeira que resista....rsrsrsrssss.

Amigo, com a devida licença por poluir seu tópico e, por óbvio, também pelo alto nível de conhecimento dos Amigos Monzeiros que aqui sempre nos dão sua preciosa colaboração, gostaria de dizer que levantei a lebre de bicos injetores serem autolimpantes não por conhecimento de mecânica, pois sou bem leigo no assunto, mas tão somente baseado em reportagens veiculadas por canais que, penso, processam informação com um mínimo de confiança....embora cada caso tenha suas particularidades.... :smt023

O trecho abaixo foi extraído da Quatro Rodas, apenas para ilustrar:
"QUANDO FAZER: Fabricantes de automóveis e sistemas de injeção garantem que os bicos são autolimpantes, sendo difícil ou quase impossível a formação de resíduos. O que significa que uma oficina nunca deveria sugerir a limpeza como manutenção preventiva, apesar de essa ser uma desculpa comum. De fato, só poderá ser feita em casos excepcionais, quando há acúmulo de partículas que alteram o spray de combustível..."

http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 0453.shtml

Bom, como dizia HEGEL, a contradição é o que leva adiante. Por isso, a riqueza de ideias e posicionamentos nesse grandioso espaço. :smt024

Outra coisa, já levei o Vicentão em vários funileiros em Udi e, mesmo entre profissionais tarimbados, não houve unanimidade quanto à originalidade da pintura....jejejejejeeee..

Vamos que vamos....!!! Abraços a todos e continue postando as atualizações, ok????

Lourençco.
Fala Lorenzo! Bão, meu caro?

Ah, mas tô é precisando de férias pra passar um tempo sem fazer as coisas com pressa e na casa dos outros, sabe... queria um lugar bem aberto, com ferramentas, uma maneira de acessar o carro pelas entranhas (opa!), luz do dia e tempo!

Mas enfim, tô priorizando deixá-lo limpinho por dentro. Acho que o lugar onde a gente passa a maior parte do tempo PRECISA estar em condições de limpeza e conforto, e creio que vou conseguir "chegar lá"... em segundo lugar, não pode ficar esse consumismo exagerado de gasolina devido às falhas... Então, de acordo com a zoeira alheia, um diaaaaaa vou mandar limpar os bicos, caçar alguma outra entrada de ar falsa que poderia ter passado por despercebido por mim, e checar essa parte de ignição. Pronto! Daí o resto é mais pra frente...

Sobre as colocações a respeito da limpeza dos bicos, ótimo levantamento! Concordo em parte com cada opinião. Nooooooooo caso do meu carro, como se trata de ver nas fotos o estado deplorável de sujeira dos mesmos, somado à possibilidade das falhas serem por "culpa" deles, uma limpeza não ia ser ruim! :smt023

Perfeita colocação: a contradição é o que leva adiante. Por isso, a riqueza de ideias e posicionamentos nesse grandioso espaço. :smt024

Exatamente!!! Por isso que gosto da atmosfera de compartilhar os problemas e ver as mais variadas formas de resolução ou troubleshooting. É o que faz a gente aprender cada dia mais!

Abraço!!!

Imagem
Robson Lott

Voltando à saga com o Monzão, fizemos uma viagenzinha pra São José do Rio Preto - SP e em seguida, no mesmo dia ainda, 5 de setembro, "descemos" pra Curitiba. Fizemos um percurso pela Transbrasiliana, a BR-153 até Tibagí - PR, passando por Castro, Ponta Grossa (ui!) até chegar à CWB!

A viagem ocorreu bem dentro dos conformes, exceto por um quase superaquecimento nas proximidades de Marília - SP, onde o calor de médias de 30 graus com A/C ligado fez uma barrinha a mais acender no mostrador de temperatura do motor.

Me passou um monte de coisa na cabeça do que pudesse ser o motivo disso, dentre válvula termostática fechada, ar no sistema, ignição ruim, perda de compressão, ponto atrasado, etc. Mas uma coisa que me chamou a atenção, e que me lembrei do Lecastro mencionar que um uso frequente da ventoinha no 2o. estágio como está, pudesse sobrecarregar a médio/longo prazo o motor da ventoinha.

E essa me pareceu ser a hipótese mais possível, pois percebi que o efeito "hovercraft" da mesma (vide viewtopic.php?f=9&t=33564&start=15) tá parecendo mais um cata-vento! :lol: Ou seja, o motor da ventoinha realmente já se mostra cansado, não criando o efeito de fluxo forçado de ar externo ao motor. Vou tentar sacar ele fora e levar a um auto elétrico, talvez uma limpeza e troca das escovas possa resolver. Caso contrário, terei que morrer em um motor novo, pois não faz sentido esse aquecimento excessivo, e me lembro mto bem o Monza Class e o Corsa GLS que tive, onde ao acionar a 2a. velocidade da ventoinha, a mesma ficava pouco tempo armada, totalmente perceptível pelo fluxo ao por a mão pra fora da janela e o barulho, sendo suficiente pra abaixar a temperatura do motor, de forma ao cebolão poder se desarmar em poucos minutos - coisa que não acontece nesse Monza!

Fotos!

Mais ou menos 100km depois de Uberaba, indo em direção à Barretos!

Imagem

Imagem

Passando pelo Parque do Peão de Barretos, onde tem um dos eventos mais grandiosos de rodeio no mundo! Pena que pela rodovia que passei não dava pra ver o parque, mas pensem em um lugar que parece um estádio de futebol de uma capital!

Não, não tô no Ecuador pra chegar próximo à Colômbia! :mrgreen:

Imagem

Rodovias paulistanas

Imagem

Começando a esquentar...

Imagem

Imagem

Chegamos à SJRP, tomamos um café delicioso com a família da minha esposa, e seguimos viagem antes do horário do almoço...

Já próximo à divisa de São Paulo com Paraná:

Imagem

Título da BR-153, rodovia que passa no centro do Brasil e liga o Pará ao Rio Grande do Sul! Pena que não é "unica", tem-se alguns segmentos privatizados, outros federais, então é uma zon@ só!

Imagem

Chegando no Paraná... Boas retas! Vento forte, calor esquentando...

Imagem

Cruzando com outras rodovias importantes do estado de São Paulo, Raposo Tavares e Castelo Branco!

Imagem

Pronnnnnnnnnnnto, em terras paranaenses!

Imagem

Mas Curitiba ainda tá à umas 4 ou 5 horas de estrada...

Imagem

Porém a temperatura (ainda bem!) começou a abaixar!

Imagem

Araucárias!!!!!! :smt031

Imagem

Imagem

Lindas paisagens, parecem colinas! Aquele fundo de tela padrão do Windows XP! :smt005

Imagem

Só que o sol foi se abaixando, estávamos próximos de Castro, e a temperatura sóoooooo abaixando!

Imagem

Até que finalmente faltaram poucos KMs pra completar a viagem!

Imagem

Só crescendo...

Imagem

Por fim, no dia seguinte tirei essa foto! Nada que um bom sábado pra viajar, e um bom domingo pra descansar, e começar a segunda bem! :smt020

Imagem

Conclusão:

- O carro ainda tem uma vibração que creio vir da caixa de transmissão. Preciso sanar um vazamento da junta do cárter dela, ver se o ajuste da coroa que segura o diferencial está OK, e se necessário, trocar um eixo que se desgasta dentro das planetárias, pois a cada "cambiada", ainda se sente um tranco, mesmo com os 3 coxins do motor novos.

- As falhas persistem, e fazem com que pisemos mais no acelerador, forçando o motor a consumir mais gasolina sem produzir força necessária.

- Freios estão bons, suspensão um dia vou ter que olhar o estado das buchas da barra estabilizadora + coxim e rolamento das torres que está começaaaaaaaando a fazer ruídos.

- Arrefecimento e ignição..... :smt014 :smt011

- Ar condicionado: Em alguns momentos de marcha lenta, perdeu-se um pouco a eficiência. Vai pra lista de 2016! hehehehe!!!

- Pneus, sóoooooo em 2018! Ainda tem mta banda, estão balanceadinhos, mas cantam um pouco em abusos nas curvas...

- Ruidos no painel, capítulos à seguir! :smt031

Abraços!!!

Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Opa! Passou em minha cidade! Legal! kkkk, quem nasce em Castro é?!

Então, top a viagem, estradas tapezísticas, e duplicadas, tira-se ótimas médias ai.

Robson, instalei em um kadett gls 98 de um amigo meu, um painel digital dia desses, e, minha surpresa, a temperatura do painel, fica uma barrinha depois do meio acesa, consulto os kadetteiros e, vejo que é normal! A temperatura de trabalho do kadett GLS 98 é mais alta! Portanto, ao acender mais 1/4 após o meio, não precisamos mais morrer, subir a pressão arterial, e nem reduzir o pé! O MOTOR AGUENTA! Isso volta a aquele tópico sobre temperatura!
Pois bem!

Sábado sou eu que me aventurarei na rodovia, na umtrescinco, indo pra BH, pra no sábado, almoçar no Bar do Careca e comer aquele lombo lá com o tropeirão! heuheuehuehue.

Abração ai cara.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Linda viagem! Magnífico carro!
Pertinho daqui hein!!!
Quando (e se) for vender esse CD Pionner DEH-835 (o que eu duvido), avise-me antes (se for o caso).
Abraço!
Robson Lott

Leocastro escreveu:Opa! Passou em minha cidade! Legal! kkkk, quem nasce em Castro é?!

Então, top a viagem, estradas tapezísticas, e duplicadas, tira-se ótimas médias ai.

Robson, instalei em um kadett gls 98 de um amigo meu, um painel digital dia desses, e, minha surpresa, a temperatura do painel, fica uma barrinha depois do meio acesa, consulto os kadetteiros e, vejo que é normal! A temperatura de trabalho do kadett GLS 98 é mais alta! Portanto, ao acender mais 1/4 após o meio, não precisamos mais morrer, subir a pressão arterial, e nem reduzir o pé! O MOTOR AGUENTA! Isso volta a aquele tópico sobre temperatura!
Pois bem!

Sábado sou eu que me aventurarei na rodovia, na umtrescinco, indo pra BH, pra no sábado, almoçar no Bar do Careca e comer aquele lombo lá com o tropeirão! heuheuehuehue.

Abração ai cara.
Quem nasce em Castro é o que? Doido? Tem um carro com LE-Jetronic? :oops: :smt005

Opa! Não tão tapezísticas assim, Leo... infelizmente! tem uns trechos próximo à Marília que o asfalto é puro buraco, anda-se de comboio por uns 10km! E depois, antes e depois de Ventania-PR tem um asfalto com afundamento de pneus de caminhão, sabe!? Daí tem que tomar cuidado pra que o assoalho, escape e peito de aço do Monzão não mate umas formigas! :smt023 Tem também alguns radares, não registrados no TrackSource (mapas e POIs colaborativos) que nos pega de surpresa, ainda mais com placas de 80km/h espalhadas... daí já viu o receio, né!? ô saudade da BR-262 em 2010! :smt025

Sobre o arrefecimento, como comentei contigo, de cara vejo que meu cata-vento não tá soprando tanto, entende!? Vi aquele link q vc me mandou, postamos tb algumas ideias aqui no forum, na parte de Arrefecimento, mas de cara vou agir naquele ventiladorzinho de merla, checar ao menos a possibilidade de um eletricista abri-lo.

Entendo que, se o sensor do painel, VT, motor elétrico da ventoinha, aterramento e cebolão estiverem nos conformes, me sentiria mais seguro de ver essa 3a. barrinha acesa, mas dessa lista, alguns vários precisa de um cuidado, então a pressão arterial volta a me dar taquicardias constantes! :lol:

Aaaaaaah, quero ver esse Monzão indo pra BH denovo!!! :smt020 Uma pena mto grande deu não tá podendo estar por lá...

Abraços!!!
RObson Lott

Imagem