Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???
Enviado: 13 Jul 2012, 22:06
Pessoal comandos de alta duração em carburado ou IE OEM original. alem de ficar gastador e ruim de digirir geralmente vale do mesmo. e acontece o deslocamento de torque e potencia pra cima.
porem isso nao acontece em IE programavel é so ajustar com os mapas e recursos de acordo com a relação AF/R X Target, ja que aumento da duraçao da admissao a mistura tende a ficar fina senao alterar os mapas e setup, uns click no analizador e um ajuste fino resolve isso facinho rsrsrs. outra coisa IE programavel especifica como a MS da pra usar o calculo via TPSxRPM nao se baseado no vacuo do motor MAP, oque deixa ele liso liso sem falhas na lenta, rotação padrao e consumo normal pro comando em questao. tem um cara no kadetteiros que tem um 2.4 ITBs com a MSBR e 310º roller e ele configurou por MAP tradicional e olha que ele tem ITBs curtas praticamente nao era pra ter vacuo e mesmo assim conseguiu 45 kpa oque é bastante vacuo nessas circunstâncias. normalmente é +-30~38 kpa na lenta quente. ele tem uma lenta de 1100 rpm pra 4 TB's com 310º é assombroso. é o que falo, equipamento de ponta na mao certa fazem a diferença
se isso fosse em um carburador ou IE adaptada ou ate mesmo original taria todo embaralhado,desregulado,consumindo horrores,e nao aproveitando absulutamente nada do comando desse nipe. eu prefiro investir na fundação de uma casa primeiro e nao na TV de Led se é que me intenderam. preparaçao em carburador nao é uma boa saida, oque da pra fazer é o melhoramento das eficiencias dae é valido. agora trocar de carburador por um maior, comando escandalosos de 300º isso nao combina com bom senso :smt023
esse negocio de perde torque é outra lenda. oque acontece é deslocamento do torque e potencia e nao sao todos os comando que fazem isso, alguns so deslocam a potencia, ja outros ambos. o teste do dyno dele mostrou umas coisas bem interessantes de se observar nesse roletado 8V com 310º. vejam no final do video que o torque começa a 3500 rpm(original é 2600 rpm) e pico da potencia a 6400 rpm(original é 5600 rpm). pra um comando dessa idade só 900 rpm de deslocamento no torque é nada hehehe isso se deve a ter uma IE prog,ter um preparador experiente,um cabeçote com boa eficiencia mecanica e por ae vai. e se eles tivessem usado a polia regulavel daria pra trazer devolta aos 2600 rpm porem sacrificaria um pouco a potencia.
pra tem curiosidade ele conseguiu 210cv de motor. opniao particular: eu pessoalmente nao gosto dessas adaptações de mangueiras,manometro,banco,volante,painel de maquinario industrial,reguladores,alivio de volante e vira em fim... nao vou julgar isso vai de cada um. so usei o exemplo dele como da pra conseguir potencia com economia e principalmente com qualidade na questao de motor. isso mostra que aumento de cilindrada nem sempre é uma boa, pra min é a pior alternativa pra falar a verdade, a nao ser que tenha uma retifica a caminho e que o aumento seja tradicional.
o 2.4 em açao gostei bastante especialmente se tratando de um aspirado 8V e querem saber mais? da pra conseguir mais potencia dae se ele usar a polia regulavel como se deve, e seria bem divertido ele usar um sistema COP sequencial na ignição. uma bobina direto na vela(nao usa cabo) com GAP esgasado mandado muita corrente e tensao sem ter deficiencia energetica. esse sistema é melhor que qualquer amplificador ja que a descarga é direta e o tempo da carga da centelha é maior ou melhor na IE da pra deixar maior né hehehe em quanto uma bobina descança a outra assume a centelha do sequencial. queimaria muito bem essa taxa dele 13.5:1 esse sistema é usado em carros supersport atualmente. ainda da pra fazer muita coisa nesse aspirado.
o meu antigo 1.6 105k começou a fumar mais isso pq carro de garagem,baixa rpm é conduta severa né. entao é aquilo, nem perdi tempo em arrumar.
porem isso nao acontece em IE programavel é so ajustar com os mapas e recursos de acordo com a relação AF/R X Target, ja que aumento da duraçao da admissao a mistura tende a ficar fina senao alterar os mapas e setup, uns click no analizador e um ajuste fino resolve isso facinho rsrsrs. outra coisa IE programavel especifica como a MS da pra usar o calculo via TPSxRPM nao se baseado no vacuo do motor MAP, oque deixa ele liso liso sem falhas na lenta, rotação padrao e consumo normal pro comando em questao. tem um cara no kadetteiros que tem um 2.4 ITBs com a MSBR e 310º roller e ele configurou por MAP tradicional e olha que ele tem ITBs curtas praticamente nao era pra ter vacuo e mesmo assim conseguiu 45 kpa oque é bastante vacuo nessas circunstâncias. normalmente é +-30~38 kpa na lenta quente. ele tem uma lenta de 1100 rpm pra 4 TB's com 310º é assombroso. é o que falo, equipamento de ponta na mao certa fazem a diferença

esse negocio de perde torque é outra lenda. oque acontece é deslocamento do torque e potencia e nao sao todos os comando que fazem isso, alguns so deslocam a potencia, ja outros ambos. o teste do dyno dele mostrou umas coisas bem interessantes de se observar nesse roletado 8V com 310º. vejam no final do video que o torque começa a 3500 rpm(original é 2600 rpm) e pico da potencia a 6400 rpm(original é 5600 rpm). pra um comando dessa idade só 900 rpm de deslocamento no torque é nada hehehe isso se deve a ter uma IE prog,ter um preparador experiente,um cabeçote com boa eficiencia mecanica e por ae vai. e se eles tivessem usado a polia regulavel daria pra trazer devolta aos 2600 rpm porem sacrificaria um pouco a potencia.
pra tem curiosidade ele conseguiu 210cv de motor. opniao particular: eu pessoalmente nao gosto dessas adaptações de mangueiras,manometro,banco,volante,painel de maquinario industrial,reguladores,alivio de volante e vira em fim... nao vou julgar isso vai de cada um. so usei o exemplo dele como da pra conseguir potencia com economia e principalmente com qualidade na questao de motor. isso mostra que aumento de cilindrada nem sempre é uma boa, pra min é a pior alternativa pra falar a verdade, a nao ser que tenha uma retifica a caminho e que o aumento seja tradicional.
o 2.4 em açao gostei bastante especialmente se tratando de um aspirado 8V e querem saber mais? da pra conseguir mais potencia dae se ele usar a polia regulavel como se deve, e seria bem divertido ele usar um sistema COP sequencial na ignição. uma bobina direto na vela(nao usa cabo) com GAP esgasado mandado muita corrente e tensao sem ter deficiencia energetica. esse sistema é melhor que qualquer amplificador ja que a descarga é direta e o tempo da carga da centelha é maior ou melhor na IE da pra deixar maior né hehehe em quanto uma bobina descança a outra assume a centelha do sequencial. queimaria muito bem essa taxa dele 13.5:1 esse sistema é usado em carros supersport atualmente. ainda da pra fazer muita coisa nesse aspirado.
a tua ideia é comprar um bloco 2011 flex? nao precisa trocar os pistao eles ja sao "alcool" cabeça reta produz 11.5:1 no roletado e 11.3:1 cabeçote injetado GM, no teu carburado teria que calcular nao denho esse valor mais é proximo a isso. sim tem que trocar o carburador/distribuidor pelo alcool. partida a frio se tu mora em area fria se for a sul é obrigatorio. valvula nao.LeandroConstantino escreveu:Minha ideia inicial era apartir de um motor parcial colocar os pistão a alcool, abrir os dutos do cabeçote e rebaixar, colocar um 4x1 + 2 no resto do escapamento, minha duvida eh com relação a conversao para o alcool pois meu carburador eh gasolina e ai teria que troca-lo por um a alcool e teria que estala um reservatorio de partida fria neh? outra coisa tenho que mexer nas valvolas do cabeçote tambem?
o meu antigo 1.6 105k começou a fumar mais isso pq carro de garagem,baixa rpm é conduta severa né. entao é aquilo, nem perdi tempo em arrumar.