"Esqueleto" do motor a alcool?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: "Esqueleto" do motor a alcool?

Mensagem não lida por TheRipper »

Fastback escreveu: Fábio, o "Devidamente adaptada" que você diz seria a princípio o chicote e a programação da mega?
No caso, você sabe que sempre fui tentado a usar um MPFI alí... Talvez com alguma preparação leve sim, porque 110cv pra um carro do porte do Monza é uma potência relativamente baixa. Talvez um escape dimensionado e um tapinha no cabeçote já fossem o suficiente. Pra um carro de passeio, daqueles que a gente anda no sapatinho quando está bem humorado e desce o chinelo quando quer sentir o vento na cara, o que você acha ou sugere? :smt023
Minha Mega eu comprei o kit com a placa, os componentes e montei em casa. Pra usar o distribuidor do sistema "EFI", tem que fazer algumas modificações no circuito original, dá um pouquinho de trabalho.
Monza 2.0 com uns 13:1 de taxa no álcool, 4x1, admissão MPFI e acerto bem feito não fica com menos de 130-135cv, e 150cv se fizer um bom trabalho no cabeçote :smt023
Fastback
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

TheRipper escreveu:Minha Mega eu comprei o kit com a placa, os componentes e montei em casa. Pra usar o distribuidor do sistema "EFI", tem que fazer algumas modificações no circuito original, dá um pouquinho de trabalho.
Monza 2.0 com uns 13:1 de taxa no álcool, 4x1, admissão MPFI e acerto bem feito não fica com menos de 130-135cv, e 150cv se fizer um bom trabalho no cabeçote :smt023
Opa... 130cv já começa a deixar a coisa bem interessante hein? O consumo nesse caso é muito prejudicado ou é coisa irrisória? Essa potência, até os tais 150cv dariam uma melhorada boa, principalmente na relação peso/potência.
Quanto ao cabeçote, qual seria "o prato do dia" ou "a sugestão do mestre"? hehehe
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )

EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
TheRipper

Fastback escreveu:
TheRipper escreveu:Minha Mega eu comprei o kit com a placa, os componentes e montei em casa. Pra usar o distribuidor do sistema "EFI", tem que fazer algumas modificações no circuito original, dá um pouquinho de trabalho.
Opa... 130cv já começa a deixar a coisa bem interessante hein? O consumo nesse caso é muito prejudicado ou é coisa irrisória? Essa potência, até os tais 150cv dariam uma melhorada boa, principalmente na relação peso/potência.
Quanto ao cabeçote, qual seria "o prato do dia" ou "a sugestão do mestre"? hehehe

A preparação de 130cv altera muito pouco o consumo, mas até mesmo a de 150cv altera pouco se você não pisar muito.
Quanto ao cabeçote, o trabalho é complicadinho e precisa ser feito por alguém experiente :wink:
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Fábio, no meu caso, que já tenho o MPFI, se eu aplicar a mega, não quero mais potência mas sim um consumo melhor, mas eu tenho o MAF e os bicos de baixa impendância, como faço dai? Vou ter que tirar o MAF e colocar um MAP né? Mas e quanto aos bicos? Como farei? Terei que colocar novos pré-resistores ou a MEGA já vem com algum gerenciamento pra bico de baixa impendância?

E sobre isto de avançar o ponto e andar com mistura pobre em baixa é muito complicado de se fazer?
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Marcell 500 EF escreveu:"...não quero mais potência mas sim um consumo melhor...."
Eita... os monzas mpfi fazem 16km/l na pista :D
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
TheRipper

Marcell 500 EF escreveu:Fábio, no meu caso, que já tenho o MPFI, se eu aplicar a mega, não quero mais potência mas sim um consumo melhor, mas eu tenho o MAF e os bicos de baixa impendância, como faço dai? Vou ter que tirar o MAF e colocar um MAP né? Mas e quanto aos bicos? Como farei? Terei que colocar novos pré-resistores ou a MEGA já vem com algum gerenciamento pra bico de baixa impendância?

E sobre isto de avançar o ponto e andar com mistura pobre em baixa é muito complicado de se fazer?
Provavelmente você não vai conseguir melhorar muito o consumo, mas talvez tenha algum ganho se mapear a ignição.
O MAF você até pode usar com a Mega, mas recomendo com todas as minhas forças que você pinte-o de verde e jogue no mato. Use o MAP interno da Mega. Os resistores você joga no lixo, liga os bicos direto na Mega e configura o controle de corrente por software. Andar com mistura pobre e ponto adiantado é apenas um recurso de mapeamento, mas você tem que saber o que está fazendo, pois isso aumenta as emissões e pode diminuir a vida útil do motor :wink:
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marcel Murai »

TheRipper escreveu:......O MAF você até pode usar com a Mega, mas recomendo com todas as minhas forças que você pinte-o de verde e jogue no mato......
:smt005 :lol:
Acho mais interessante por ele na catapulta, quem sabe ele dá o ultimo suspiro, quer dizer, ultima mediçao de ar.. :lol: :mrgreen:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

TheRipper escreveu:
Provavelmente você não vai conseguir melhorar muito o consumo, mas talvez tenha algum ganho se mapear a ignição.
O MAF você até pode usar com a Mega, mas recomendo com todas as minhas forças que você pinte-o de verde e jogue no mato. Use o MAP interno da Mega. Os resistores você joga no lixo, liga os bicos direto na Mega e configura o controle de corrente por software. Andar com mistura pobre e ponto adiantado é apenas um recurso de mapeamento, mas você tem que saber o que está fazendo, pois isso aumenta as emissões e pode diminuir a vida útil do motor :wink:
Isto que eu queria saber, pois a MS tem o MAP embutido, mas isso dos bicos eu não sabia. No caso, futuramente quando sobrar $$, vou fazer uma mega e deixar ela guardadinha aqui em casa, dai eu troco a IE.
Marcel Murai escreveu:
TheRipper escreveu:......O MAF você até pode usar com a Mega, mas recomendo com todas as minhas forças que você pinte-o de verde e jogue no mato......
:smt005 :lol:
Acho mais interessante por ele na catapulta, quem sabe ele dá o ultimo suspiro, quer dizer, ultima mediçao de ar.. :lol: :mrgreen:
Gostei da idéia. Heheheheh
Responder