Motor aguenta turbo sem forjar?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor aguenta turbo sem forjar?

Mensagem não lida por 500EF »

Pode procurar que tem coisa errada... Quando fecha as velas o carro "murcha" muito. A sensação é parecida com a de quando o ponto de ignição está atrasado...

E o Cezar da CMRacing diz que sabemos quando o limite de abertura é atingido exatamente quando paramos de sentir melhora. Talvez o seu limite esteja mais baixo.

Seu carro tem taxa alta, não é? Isso já limita bastante a abertura das velas. É uma pena você não morar aqui perto, senão emprestaria minha ignição para você testar... :wink:

Logo que turbinei meu carro, estava sentindo o motor muito preso... fui dar uma conferida no gap das velas e estavam com menos de 0,4mm (foi um dos mecânicos da oficina que regulou assim). Abri para 0,6mm e o carro virou outro. Assim como quando abri para 0,8mm, virou outro novamente.

Off: Ripper, quando tiver um tempinho, aparece no MSN aí... estou com algumas dúvidas sobre os 16v... :wink:

Edit: Antes que alguém pense: "ué? será que este maluco agora além de um 500EF Turbo está querendo um 500EF Turbo 16v?", eu respondo que não é nada disso... É que temos um Vectra 2.2 16v maaaaanco, com míseros 128cv porque a fábrica quis aproveitar redução de IPI... :smt021
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por TheRipper »

Meu motor tem taxa, sim, perto de 13:1. Na teoria, você consegue um efeito parecido com o de abrir o GAP, apenas adiantando o ponto, pois a centelha maior acelera a frente de chama. Infelizmente não tenho instrumentos precisos o suficientes para fazer esse tipo de teste, mas estou estudando a contrução de um DINAMÔMETRO em parceria com uns amigos. O que está pegando é o lugar para a construção, mas se der certo, aí o bicho vai pegar hehehehe

Devo entrar hoje à noite no MSN, aqui do trabalho não consigo conectar.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

TheRipper escreveu:Meu motor tem taxa, sim, perto de 13:1. Na teoria, você consegue um efeito parecido com o de abrir o GAP, apenas adiantando o ponto, pois a centelha maior acelera a frente de chama. Infelizmente não tenho instrumentos precisos o suficientes para fazer esse tipo de teste, mas estou estudando a contrução de um DINAMÔMETRO em parceria com uns amigos. O que está pegando é o lugar para a construção, mas se der certo, aí o bicho vai pegar hehehehe
Na prática, a sensação é realmente parecida entre abrir o gap e adiantar o ponto.

Tenho certeza que se você testasse um módulo de ignição não ia precisar de dinamômetro... a diferença é bem nítida "no pé"...
Devo entrar hoje à noite no MSN, aqui do trabalho não consigo conectar.
Ih... então vai ser difícil, porque normalmente só acesso o MSN durante o dia...hehehe

Amanhã tentarei escrever resumidamente e mando uma MP. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
renato_alx

Mensagem não lida por renato_alx »

Tudo Blezinha com vcs?!?!?!
Então estou invadindo o espaço de vcs, monzeiros de plantão, para pedir humildimente a ajuda com relação a algumas duvidas que possuo.
Bom sou proprietário de um Vectra CD 8v 1996 a gasolina/GNV, e segundo varios artigos que li pela net, a mecanica que equipa meu "filhote" foi herdada do monza, correto!?!?!
Caso seja isso mesmo, vamos lá com minhas duvidas:
- Posso turbina esse motor mesmo ele usando GNV?
- Caso não seja possivel ou inviavel, qual seria a melhor opção para aumentar a potencia do motor?
- Como irei realizar uma retifica, seria legal eu aproveitar e passar ele pra trabalhar com alcool, levando em consideração de uma mecanica a alcool ser um pouco mais forte?
- Se a ideia do alcool cair bem, qual os procedimentos que devem ser tomados pra realizar essa conversão, e quanto gastaria em média aki em SP-ZL?

Conto com a ajuda de vcs!!!!
Renato_Alx!!!!
koji

Mensagem não lida por koji »

renato_alx escreveu:Tudo Blezinha com vcs?!?!?!
Então estou invadindo o espaço de vcs, monzeiros de plantão, para pedir humildimente a ajuda com relação a algumas duvidas que possuo.
Bom sou proprietário de um Vectra CD 8v 1996 a gasolina/GNV, e segundo varios artigos que li pela net, a mecanica que equipa meu "filhote" foi herdada do monza, correto!?!?!
- Caso não seja possivel ou inviavel, qual seria a melhor opção para aumentar a potencia do motor?
- Como irei realizar uma retifica, seria legal eu aproveitar e passar ele pra trabalhar com alcool, levando em consideração de uma mecanica a alcool ser um pouco mais forte?
- Se a ideia do alcool cair bem, qual os procedimentos que devem ser tomados pra realizar essa conversão, e quanto gastaria em média aki em SP-ZL?

Renato_Alx!!!!
Salve, velhinho.. Tudo bem?!?!

Pois, é... Vc tem um carro GNV... Daí, primeiro, tem q se analisar se vc prefere a economia ou a potência... :D Digamos q, turbinar no GNV dá certo, porém, a economia vai pro espaço... 8)

Então, se vc pretende passá-lo em uma retífica e seu intuíto não é nada de potência absurda, faça o a álcool mesmo... Acho q necessitará de reprogramação por causa do GNV...

Já se vc quiser um kit turbo, seria legal vc conservar o motor à gasolina, apenas retificando-o com peças genuínas e instalar um kit turbo, bicos abertos e uma boa reprogramação na central...

Acho q logo aparece alguém dando uma boa sugestão prá ti!!!

[]'s e boa sorte!!!
renato_alx

Mensagem não lida por renato_alx »

koji escreveu:
renato_alx escreveu:Tudo Blezinha com vcs?!?!?!

Renato_Alx!!!!
Salve, velhinho.. Tudo bem?!?!

Pois, é... Vc tem um carro GNV... Daí, primeiro, tem q se analisar se vc prefere a economia ou a potência... :D Digamos q, turbinar no GNV dá certo, porém, a economia vai pro espaço... 8)

Então, se vc pretende passá-lo em uma retífica e seu intuíto não é nada de potência absurda, faça o a álcool mesmo... Acho q necessitará de reprogramação por causa do GNV...

Já se vc quiser um kit turbo, seria legal vc conservar o motor à gasolina, apenas retificando-o com peças genuínas e instalar um kit turbo, bicos abertos e uma boa reprogramação na central...

Acho q logo aparece alguém dando uma boa sugestão prá ti!!!

[]'s e boa sorte!!!
Eae, belzinha!?!?!

Primeiramente valeuw a dica, e a intensão seria na verdade unir o util (economia) ao agradavel (potencia).
Como irei fazer a retifica, estava pensando em talvez, colocar um comando mais robusto e tbm passar ele pro alcool, creio que assim ganharia um pouco mais de potencia, mas sem interferir muito na economia. E é ai que surgem as duvidas, pois o q mais poderia ser trabalhado pra ganhar potencia sem abrir mão do GNV, e não afetar drasticamente no consumo. Levando em consideração que a media dele esta em 10km/m? cidade-estrada, e 6,5~7,0 km/l tbm cidade-estrada.
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Monzorel »

TheRipper escreveu:O que faz quebrar não é pressão, e sim PME (grosso modo, torque). É com isso que se deve ter o maior cuidado. Com uma preparação muito bem feita, com comando original, o limite seguro do motor 2.0 fica em torno de 250cv, acima disso é risco de quebra.
P.M.E = ... m... estourou
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Monzorel »

Mas 150cv se tira com certa facilidade de um 2.0 com preparação aspirada
Como posso fazer isso com motor original ?
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
Responder