Ressuscitação GL 93/94

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ressuscitação GL 93/94

Mensagem não lida por LucasBD »

Robson e amigos!!!! Peguei o Monza hoje. mas to ate com vontade de chorar.. não sei se de raiva ou de arrependimento de ter comprado esse carro!!!

Tudo começou hoje depois de meio dia. Na verdade o motor ficou pronto ontem de manhã. E hoje meio dia o Monza estava pronto pra ligar. Ligamo-os, e como normalmente acontece aquele barulho dos tuchos ficou por mais ou menos uns 20 minutos ate parar. porem a lenta dele estava muito instável, mesmo após um longo período ligado, depois de armar a ventoinha 3 vezes, estava muito instável. O mecânico foi fazendo aquele teste tirando o cabo de vela pra ouvir a centelha e ouvir o cilindro, o 1º, 2º e 4º, quando tiramos os cabos de vela, foi visível as falhas no cilindro, mas to terceiro cilindro nada, nenhuma diferença com ou sem o cabo de vela, trocamos a vela, e mesma coisa. Portanto o mecânico pediu pra que eu fosse com o carro ate a retifica pra eles fazerem a garantia. Porem chegando la foi uma enrolação da p****, chegou um cara pra ver e constatou o mesmo problema que o mecânico, rapidinho eles correram com esse cara, e veio um dos manda chuva la, olhou, olhou, colocou o distribuidor no ponto, testou rotor, vela, cabo de vela, tirou a vela do 3º cilindro e pediu pra eu ligar o carro sem ela, e no final disse que estava normal. Ele me disse que o meu bico injetor não é de monza, deve ser de outro carro, provavelmente de corsa. E que ele ta mandando uma enxurrada de combustível, que esse era o problema, nada a ver com os cilindros. Mas na boa, eu preferia meu carro antes de retificar do que agora, em rotações altas, fica file, ótimo, mas em baixa parece um carburador mega sujo, fica falhando e dando trancos. Nem sei mais o que fazer gente. Antes eu não tinha problema nenhum com meu sistema de admissão, bico, TBI, nada, agora que aparece essa parafernada toda, e eu nem sei mas em quem acreditar, estou muito desconfiado que a retifica esta querendo tirar o dela fora. E outro detalhe eu estava com quase 20 litros de combustível no tanque, rodei uns 28 KM e já ta na reserva, fora o cheiro horrível de combustível que fica o tempo todo!!!
Me ajudem!!!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O principal que era medir a compressão do 3º cilindro não fizeram? E se o tucho não carregou? A compressão vai ficar comprometida. E se houve erro na montagem do motor?

O bico é um só para todos cilindros, como ele sendo diferente ou não vai afetar apenas um cilindro?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)

Carlos, verdade, vendo por esse ponto!! Como um único bico, sendo que admite combustível pra todos os cilindros iria afetar somente o 3° cilindro.
Hoje fui em uma mecânico que mexe apenas com injeção, e ele constatou um tanto de negligência na montagem do sistema de injeção, disse que o MAP não esta ligado, esta faltando aquelas mangueirinhas que ficam ligadas atrás do TBI, e o fio que esquenta o álcool também esta desligado. Me cobrou R$ 140,00 pra fazer as ligações corretas, regular a pressão do bico!!
Irei fazer isso na segunda, se não melhorar, volto na retifica e corro atrás dos meus direitos.
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Que péssima experiência, hein!?

Mas ao mesmo tempo, é uma boa notícia q o problema foi detectado e q possa ser reparado pra vc ter o Monza DE VERDADE!

Agora, realmente, se algum problema relacionado ao motor em si ainda persista, com certeza é o caso de brigar na retífica!

Boa sorte! ;)

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Lucas

Segundo a descrição que vc fez do teste de desconectar um a um os cabos de vela, nenhum dos problemas encontrados até aqui (bico injetor 'supostamente' errado, mangueiras do map desconectadas, etc, fariam com que ao se tirar o cabo o cilindro 3 o motor não 'mancasse'.
O que pode causar um problema só no cilindro 3 é falta de compressão (mas seria preciso uma falta muito grave) e problema de falta de centelha. Eu vou mais nesse caminho.
Se os compensadores (tuchos) carregaram, mesmo que tenha demorado muito (20 minutos), não deve haver problemas neles. Tuchos entupidos não causam problemas de compressão, pois o que eles regulam é a folga entre os balancins e a haste da válvula. Se um tucho não carregar, a folga vai causar aquela batida chata na parte de cima do motor, mas a válvula onde esse tucho atua vai continuar fechando normalmente. Vai abrir menos, e se for uma válvula de admissão, teoricamente, vai entrar menos mistura ar+ combustivel, mas acho que na prática será pouco perceptível.

O que pode causar falha em apenas um cilindro, na minha opinião, pode ter como causa um cabo de velas ruim, uma tampa de distribuidor com problemas (mau contato com o cabo em questão, zinabre em excesso no pino relativo a esse cabo...) uma vela ruim. Note que a vela, além do aspecto físico (suja, gasta) pode ter problemas com o isolamento de porcelana ou excesso de resistência (máximo 5 KOhms cada vela).

Espero que consiga logo fazer essa máquina rodar redondo.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1989
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Cara, que situação hein?!?! Embora esteja acompanhando, não vou opinar pois EFI não é muito minha praia, só sei do basicão. Mas estou torcendo para que tudo dê certo!!!
Azul Atlantis 89 2.0
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)

Pessoal, obrigado pela força.
Vou postar o que aconteceu no carro ate então. mas de imediato preciso de uma BIG ajuda. Meu coletor de admissão tem aquele aquecedor na fase fria original. mas ele esta desligado, preciso de um esquema de ligação, ou um topico aqui do monzeiros que ensina a ligar ele!! A unica coisa que tenho é um fio vermelho que sai da admissão. mas onde ligo esse fio?
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

E ae, Lucas!

Como tá o andamento do diagnóstico do problema do 3o. cilindro?

Sobre o PTC (aquecedor do coletor), eu não saberia te explicar. Apesar de que se vc caçar nos chicotes superior e inferior que atravessam a parede corta fogo, certamente o fio pra ligá-lo deve estar alí. Inclusive ele ajuda na fase fria a funcionar bem a queima do álcool. Acho que o Waldir (memberlist.php?mode=viewprofile&u=2840) tem no carro dele uma ligação com uma lâmpada de alerta q ele fez pra mostrar quando o PTC está ativo. Quem comanda o PTC é um relê, que por sua vez recebe o sinal pela ECU.

Abraços!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem